A cera fria faz o mesmo efeito da quente

Sabe-se que manter a depilação em dia não é nada fácil todo mundo sabe. Quem tem muita vaidade e preza por mais cuidados, por mais que alguns sejam até bem dolorosos, como a depilação com cera quente ou fria. Embora algumas pessoas mascarem a dor da depilação com cera, basta o primeiro puxão e pronto.

A dor que, até então, poderia ser somente um mito tornou-se realidade, e é sentida, literalmente, na pele.

A cera fria faz o mesmo efeito da quente

Mas não existe nada mais prazeroso do que uma pele com a depilação em dia, seja no verão, no inverno ou em qualquer outra estação. A boa notícia é que novas técnicas estão disponíveis para homens e mulheres que amam a sensação de frescor e limpeza que somente uma pele lisa pode proporcionar.

Depilar-se também pode ser uma questão de higiene, principalmente no verão, estação em que os pelos favorecem o acúmulo de bactérias na pele, produzindo mau cheiro.

Bom, você não precisa mais sofrer com a dor, nem correr o risco de que seus pelos encravem e de que sua pele fique manchada ou escurecida.

Você sabia que a cera quente causa menos dor do que a cera fria? Não? Separamos os 4 principais motivos para você abandonar a depilação com cera já. Anote aí!

Pele manchada e escurecida

Esse é um dos principais motivos que levam muitas pessoas a abandonarem a depilação com cera. Qualquer pessoa que tenha uma pele mais sensível ou alérgica ao produto utilizado pode causar manchas pelo corpo.

Marcas escuras também podem surgir pelo corpo caso a cera seja aplicada sobre alguma lesão ou ferida.

Queimaduras na pele

Se o profissional não for tão bom quanto parece ou não atender as exigências, o processo pode queimar a pele do cliente e aumentar consideravelmente a chance de gerar foliculite (ou pelo encravado), gerando lesões.

É importante também se você pensa em fazer depilação em casa, pode estar sujeito a correr riscos maiores. Às vezes não vale a pena, vai por mim!

Após a depilação com cera quente, é importante tomar os devidos cuidados para que você sua pele receba a devida atenção. O melhor tratamento é você optar por cremes calmantes, como os que contêm Aloe Vera.

Caso for pegar sol, se a área que você depilou estiver exposta, use bastante protetor solar no dia a dia.

A duração do resultado é menor

Apesar de demorar, em média, meia hora para finalizar uma depilação com cera, o resultado dura poucos dias. Não vale a pena sofrer tanto para durar tão pouco, não é?

Seja com o laser, com lâminas, com cremes depilatórios ou com cera, o que a pessoa quer é que dure o máximo possível. Mas a pele macia e lisinha dura cerca de duas semanas quando se utiliza a cera, e como a pele leva em média 28 dias para recompor sua córnea, não se deve fazer um novo procedimento em menos de 30 dias da depilação anterior.

Foliculite pós cera

Depois da depilação com cera, você pode notar que os pelos encontram uma pele desidratada, áspera e seca quando nascem novamente. Tais características são suficientes para que tentem romper a pele e, com isso, encravem.

Na região íntima é muito comum o surgimento da tão famosa foliculite, aquelas bolinhas vermelhas que aparecem quando os pelos encravados inflamam, isso acontece porque, devido à pele seca e desidratada, por isso, todo cuidado é pouco para manter a região saudável.

Depilação com cera na virilha

Por se tratar de uma área mais sensível do corpo, a cera pode prometer uma duração moderada, porém pode prejudicar sua pele. Isso acontece, além disso, o procedimento é um tanto quanto agressivo na retirada dos pelos pela raiz, e se não for bem feito ou bem cuidado, pode trazer infecções e machucados.

É interessante você sempre usar loções especiais antes da depilação para eliminar bactérias, com isso limpando a pele. É aconselhado por médicos dermatologistas que isso seja feito, pois aumenta a aderência da cera.

Dica: produtos sem álcool na fórmula.

E me conta você: prefere qual tipo de depilação? A cera ainda faz parte da sua rotina? Bom, agora que você já sabe os motivos para abandonar esse método, que tal inovar?

A depilação íntima faz parte do ritual de beleza de muitas mulheres, principalmente no verão, quando a tentação de frequentar praias e piscinas é irresistível. Entre as técnicas mais populares, está a depilação com cera quente ou fria. Ambas removem os pelos desde a raíz e têm duração de, aproximadamente, 20 dias. Sendo assim, como escolher entre os dois métodos?

Confira as particularidades da depilação íntima com cera quente e da depilação íntima com cera fria e escolha a mais adequada para as suas necessidades! 

Veja também: Depilação íntima total pode prejudicar a saúde? Veja mitos e verdades sobre a prática

Depilação com cera quente: benefícios incluem propriedades hidratantes e relaxantes

O produto utilizado na depilação íntima com cera quente pode conter substâncias com diversos benefícios para a pele, como propriedades hidratantes e relaxantes. Ao contrário do que muitos acreditam, a técnica é uma boa pedida para pessoas que têm a pele clarinha, pois não apresenta tendência a manchas. 

A cera deve ser aquecida a, aproximadamente, 38 graus. Ainda assim, é importante confirmar que o material utilizado é descartável, caso a depilação íntima seja feita fora de casa, em algum estabelecimento especializado. Mesmo que o produto seja fervido, a reutilização favorece a proliferação e transmissão de bactérias. Portanto, deve ser evitada. 

Contraindicações: a cera quente dilata os vasos sanguíneos. Por isso, mulheres com varizes ou problemas de circulação devem evitar a depilação com cera quente. Aquelas com maior tendência a desenvolver pelos encravados também não são boas candidatas à depilação íntima com cera quente, porque a alta temperatura característica da técnica pode sensibilizar demais a pele e favorecer o problema. 

Dicas: se você for fazer a depilação íntima com cera quente em casa, se certifique de que a temperatura do material está adequada e não vai te queimar. Lavar a região com água morna durante o banho e fazer uma esfoliação leve horas antes ajuda a abrir ainda mais os poros do local. Na hora da depilação, se possível, deixe um ventilador por perto. O truque fará com que a cera seque mais rápido e também pode dar uma sensação de alívio a dor. 

Depilação íntima com cera fria: praticidade é a principal vantagem

A grande vantagem da depilação íntima com cera fria é a praticidade de poder usar o produto em qualquer lugar, seja em casa ou em viagens. Como o produto é aplicado em temperatura ambiente, não é necessário utilizar nenhum tipo de aparelho ou apetrecho para esquentar a cera (como é o caso da cera quente). A depilação com cera fria funciona como se fosse uma fita adesiva: basta aplicar no pelo, que deve estar relativamente comprido, e puxar logo depois. Se a retirada não for bem feita, os pelos podem partir e não serem removidos por completo. Por isso, é preciso realizar a técnica corretamente. 

Outra parte boa da cera fria é que o material dura muito mais que a cera quente, ou seja, é mais econômico. O método também é mais indicado para mulheres que sofrem com varizes ou que têm sensibilidade ao calor. 

Contraindicações: a cera fria não é recomendada para pessoas com muita sensibilidade a dor ou a mulheres que não conseguem deixar os pelos crescerem o suficiente. Nestes casos, talvez seja melhor optar pela depilação íntima com cera quente ou até mesmo por outra forma de retirar os pelos. 

Dicas: se for se depilar em casa, sempre siga as instruções do fabricante! O ideal é esperar os pelos alcançarem, aproximadamente, 5 milímetros de comprimento. Outra dica salvadora é usar cubinhos de gelo como uma espécie de anestesia, passando na pele minutos antes da depilação. Porém, não se esqueça: é preciso secar bastante para que a técnica funcione. 

Cera quente ou fria: qual dói mais?

A depilação com cera fria dói mais do que a depilação com cera quente, que dilata os poros e facilita a retirada dos pelos pela raiz. Isso é um fato confirmado! A temperatura ambiente da cera fria é mais agressiva para a pele, já que não causa nenhum tipo de efeito relaxante (proporcionado pela cera quente, em contrapartida). Portanto, se a dor é um fator decisivo para você, já sabe qual técnica deve escolher, né? 

Cuidados antes e depois da depilação íntima com cera quente ou fria

Invista em hidratações antes e depois da depilação com cera, seja a quente ou a fria. Uma pele hidratada corre menos risco de queimaduras e lesões! A esfoliação também é importante e deve ser feita dias antes da depilação, o cuidado vai deixar a superfície lisinha e com menos chances de encravar os pelos. Além disso, dê preferência a roupas larguinhas e frescas, que permitam a circulação do ar na área e não causem nenhum tipo de atrito na pele depilada. 


Veja também: Cuidados antes da depilação: saiba como preparar a sua pele e evitar pelos encravados

O que é melhor cera quente ou fria?

A cera fria é um método mais agressivo para a pele. Pois, do contrário do que acontece com a cera quente, o produto é aplicado na pele em temperatura ambiente. Ou seja, não há relaxamento do pelo e nem dilatação dos poros, o que torna a retirada dos pelos mais desconfortável e dolorosa.

O que acontece se esquentar a cera fria?

O principal motivo para a dor é que, ao contrário da cera morna, a cera fria não é aquecida. O calor dilata os poros, facilitando a saída dos pelos.

Pode depilar a virilha com cera fria?

A região da virilha tem uma pele delicada, que pode ser facilmente machucada. Por isso, na hora de escolher a cera, opte sempre por um produto indicado para a região. A cera fria é mais prática e pode ser usada em pelos mais curtos, a partir de 1,5mm.

Para qual tipo de pelo A cera fria é indicada?

A utilização da cera fria é indicada para pelos finos e regiões menos doloridas. Por isso, é usada para depilar as pernas. Ela é aplicada com papel próprio ou celofane. A depilação com cera fria é uma das mais fáceis e comuns, a mais recomendada como alternativa caseira.