A mulher é ao mesmo tempo

‘Tudo em todo lugar ao mesmo tempo’ é um filme absurdo e, ao mesmo tempo, faz todo sentido. Misturando os gêneros de ficção científica, comédia, ação e drama, o filme diverte, envolve e emociona de maneira criativa e delicada. Isso enquanto conta a história de uma senhora que vai declarar seus impostos. Pode não parecer à primeira vista, mas este é um filme que ecoa muito dos sentimentos das mulheres.

Não é comum que mulheres de quase 60 anos recebam a oportunidade de interpretar uma heroína em filmes de ação, ainda que seja Michelle Yeoh, reconhecida atriz de ação do cinema. Ela mesma declara que foi uma oportunidade única na carreira ao jornal ‘The Guardian’, “Me sentia preterida, porque você é relegada a papéis menores. E os caras estão sendo protagonistas. Eles ainda são como super-heróis com 60, 70 anos. Por que uma mulher não tem uma oportunidade de fazer isso?”.

Em um filme que funciona também como uma celebração de sua carreira, com recortes de trabalhos anteriores e aparições em eventos, a atriz entrega uma performance de ação, humor e emoção que deveria lhe render premiações, elogios e inúmeros outros convites.

‘Tudo em todo lugar ao mesmo tempo’ prova que os conflitos de mulheres, especialmente as mais velhas, são universais e que todos os públicos podem se identificar com elas, ao contrário do que diz o senso comum. A sensação de estar sendo puxado em muitas direções diferentes com as demandas de trabalho, família e sociedade é de fácil identificação.

Evelyn Wang, interpretada por Michelle Yeoh, tem problemas financeiros, precisa lidar com burocracias intermináveis do imposto de renda, as expectativas de seu pai, uma relação complicada com a filha e com o casamento que esfriou. São muitas demandas ao mesmo tempo que a deixam exausta e perdida em si mesma e frustrada com sua vida, o que torna a ideia de conhecer as possibilidades de vida que se desenvolveram em outros universos muito intrigante, quem nunca se pegou pensando nos “e se…” da vida?

Relacionadas

É divertido descobrir os desenvolvimentos da trama e ser surpreendido, então, sem entregar muito, fica a sugestão de prestar atenção aos pontos da trama que apresentam algumas sugestões de como lidar com essa pressão de universos pairando sobre a cabeça, há uma profundidade nas soluções que o filme apresenta por meio de seus absurdos.

Um filme sobre estar em todos os lugares acaba incentivando que as pessoas estejam presentes e atentas a quem está ao seu redor e a valorizar a gentileza, tanto com os outros quanto consigo mesma. A vida é caótica e quase nada faz sentido, mas é preciso valorizar os poucos momentos que fazem e aprender a conviver com a versão de nós mesmas que somos.

Este é o filme perfeito para quem gosta de obras geeks nada óbvias, mas mesmo quem não costuma assistir ação e ficção científica não vai se arrepender de dar uma chance para essa obra diferente, Evelyn com certeza entrará para a lista de personagens inspiradoras da ficção!

Uma mulher de 49 anos, atendida recentemente com sintomas gripais em Botucatu (SP), descobriu que tinha sido infectada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19) e por outros dois vírus: influenza A (gripe) e adenovírus (resfriado).

O médico que acompanhou o caso, o professor Alexandre Naime Barbosa, chefe da infectologia da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) em Botucatu, conta que a paciente apresentou os primeiros sintomas após uma confraternização de fim de ano.

"Ela chegou com síndrome gripal, eu fiz o painel viral, vieram os três vírus. Monitorei ela para Covid por dez dias."

Passado esse período sem complicações, ela foi liberada para retornar às atividades normais.

"Ela está ótima, é uma médica, triatleta, não desenvolveu sintomas graves, não teve hipóxia, nada. Ela não precisou usar oseltamivir porque não é grupo de risco. Mas veja que mesmo pessoa sem comorbidades e com histórico de atleta pode pegar três vírus ao mesmo tempo. Por isso é importante a gente manter as medidas de prevenção, que são o uso de máscara e evitar aglomeração."

O infectologista atribui o desfecho positivo da mulher à vacinação.

"Ela tem vacina de influenza. Apesar de a vacina de influenza não pegar a cepa que está circulando, [H3N2 Darwin], pode ser que tenha algum efeito de proteção cruzada. E ela tem as três doses da vacina. A terceira dose dela foi em outubro, porque ela é profissional da saúde. Teve uma resolução superboa do quadro", conta Barbosa.

Diversos casos de coinfecção de vírus respiratórios têm sido detectados no Brasil, inclusive a chamada "flurona", por influenza e coronavírus.

Segundo Barbosa, esse já era um cenário esperado com as flexibilizações de atividades nos últimos dois meses em todo o Brasil e com as festas de fim de ano.

Além do influenza, os vírus que costumam causar resfriado comum, como o adenovírus e o rinovírus, não haviam circulado com tanta intensidade durante os períodos mais restritivos da pandemia em 2021.

"Já fazia um tempo que esses vírus não circulavam e agora eles estão muito mais transmissíveis para um ambiente de pessoas que não tiveram contato, que não têm imunidade contra essa cepa H3N2 Darwin do influenza ou para outros vírus de resfriado. Quando você fica muito tempo sem contato, isso acaba acontecendo, fica mais suscetível."

Ele ressalta a importância de fazer testes tanto para Covid-19 como o chamado painel viral, que detecta outros vírus respiratórios.

"Geralmente são casos leves, autolimitados, benignos, mas que deveriam ser avaliados para que se pudesse fazer um diagnóstico diferencial."

Quantos casos de violência doméstica no Brasil por dia?

Brasil tem mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres até julho de 2022.

Sou homem Mas quero ter um corpo mais feminino?

Eu sou Homem, do sexo masculino, gosto de mulher, mas sinto o desejo de ter um corpo mais Feminino. Mas não sei, como posso lidar com isso? O que Eu poderia fazer, em relação a isso? Olá, Existe a Síndrome de Klinefelter, que são transtornos genéticos que causam uma deficiência na produção de testosterona.

Porque os homens são mais fortes fisicamente?

No quesito força, o homem também apresenta vantagens em virtude da produção maior de testosterona, que causa um aumento maior na musculatura. As mulheres apresentam uma maior flexibilidade, o que garante melhor execução de atividades que exigem movimentos precisos.