Camuflagem é um tipo de adaptação em que a espécie revela a mesma cor do meio em que vive

310 palavras 2 páginas

Adaptações – A Adequação ao Meio Desde que a vida surgiu sobre a terra, as espécies evoluíram à custa de mutações que tornavam os indivíduos mais adaptados às condições do meio.
Quando uma mutação torna o indivíduo mais adequado ao ambiente ela se constitui uma mutação adaptativa ou simplesmente uma adaptação.
As adaptações são caracteres que ajustam ou adeqüam melhor as espécies às suas condições de vida ou ao seu meio ambiente e que resultam de mutações ocorridas no passado em ancestrais dessas espécies. Podemos classificar as adaptações em dois tipos fundamentais: morfológicas e fisiológicas. Þ As adaptações morfológicas consistem em alterações anatômicas ou estruturais da espécie. Podemos citar as nadadeiras das baleias e as asas dos morcegos e aves.
Þ As adaptações fisiológicas consistem numa adequação funcional do organismo ao tipo de ambiente em que vive. Um peixe de água doce e um de água salgada são anatomicamente semelhantes, porém seus organismos têm comportamento funcional diferente para controlar a diferença entre a pressão osmótica de suas células e a concentração salina da água onde vivem. Camuflagem e Mimetismo são adaptações morfológicas que oferecem às espécies melhores condições de defesa ou de ataque. Þ Quando a espécie revela a mesma cor ou possui uma forma que se confunde com coisas do ambiente, está manifestando uma adaptação chamada de camuflagem. É o caso do camaleão, bicho-pau, etc.
Þ Quando os indivíduos de uma espécie se assemelham bastante aos de outra espécie, levando vantagem com essa semelhança, o fenômeno é chamado de mimetismo. Temos como exemplo a falsa-coral, cobra não venenosa.

Relacionados

  • a capacidade de adapta o dos insetos ou adapta o

    662 palavras | 3 páginas

    respectivo habitat. Como regra geral, essas adaptações são resultados do processo de seleção natural ao longo de várias gerações seguidas de mudanças, devido a diferentes níveis de aptidão (ou valores adaptativos) conferidos por variações genotípicas aleatórias em algum caractere, sendo tais variações herdáveis. Desse modo, a seleção natural irá agir favorecendo o indivíduo que apresente maior aptidão. Tipos de adaptações As mais variadas adaptações existentes na natureza podem ser classificadas….

  • Atrofia, Hipertrofia, Hiperplasia e Metaplasia.

    787 palavras | 4 páginas

    também ativar a necrose ou apoptose. Este é um fenômeno que pode ocorrer de forma fisiológica ou de forma patológica causada, por uma lesão. Hipertrofia Hipertrofia é o aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares, o que provoca aumento das células e órgãos afetados. A hipertrofia é sempre uma forma de adaptação das células e dos órgãos frente a maior exigência de trabalho, podendo ser fisiológica ou patológica. Também pode ocorrer por causa de estímulos hormonais sobre determinado….

  • BIOLOGIA AQUATICA

    454 palavras | 2 páginas

    não chegam a essa região. FIGURA 1 Incidência da luz solar no processo de fotossíntese das algas. QUESTÃO 4 As adaptações permitem a sobrevivência da vegetação no ecossistema mangue, que é um ambiente inóspito, por ter a água salobra, solo lodoso e pobre em oxigênio, além de estar sujeito a regime de marés. Essas adaptações são reprodutivas, fisiológicas e morfológicas. • Como adaptação reprodutiva, temos a germinação da semente dentro do fruto, ainda preso à planta-mãe, a semente possui….

  • Trabalho de stc

    492 palavras | 2 páginas

    protecção ao meio ambiente. A Adaptação dos seres vivos ao ambiente que os rodeia As adaptações são caracteres que ajustam ou adequam melhor as espécies as suas condições de vida ou ao seu meio ambiente e que resultam em mutações ocorridas no passado em ancestrais dessas espécies. Pode-se classificar as adaptações em dois tipos fundamentais: morfológicas e fisiológicas. As adaptações fisiológicas consistem numa adequação funcional do organismo ao tipo de ambiente em que vive. Exemplo:….

  • Parasitismo

    564 palavras | 3 páginas

    de espécies diferentes, em que os parceiros (hospedeiro e parasito) estabelecem entre si relações íntimas e duradouras com certo grau de dependência metabólica. Geralmente o hospedeiro proporciona ao parasito todos os nutrientes e as condições fisiológicas requeridas por este. É importante salientar que um processo de adaptação recíproco, de compatibilidade ou de baixa virulência do parasitismo, assegura a sobrevivência de ambas as espécies. O parasito só poderá seguir existindo se não destruir….

  • Trabalho De Patologia Bucal

    946 palavras | 4 páginas

    trabalho tem como tema “Adaptações Celulares” foi visto sobre os conceitos, diferenciação celular, tipos e exemplos . DESENVOLVIMENTO Adaptação Celular A célula por estar sob influência da programação genética do seu metabolismo, diferenciação e especialização da limitação física das células vizinhas e da disponibilidade de substratos metabólicos possui uma variação muito limitada de sua função e estrutura, no entanto ela é capaz de lidar com as exigências fisiológicas normais mantendo um padrão….

  • Estruturas de adaptações das espécies aos diversos ambientes

    1758 palavras | 8 páginas

    África ocidental (Murdy, 1989)." O motivo de termos citado sobre esses peixes neste trabalho, é porque estes peixes apresentam uma série de adaptações, tanto comportamentais, anatômicas e como fisiológicas à vida anfíbia. Anatômicas que lhes permitem locomover-se tanto em terra como na água, incluindo barbatanas peitorais com uma forma especial. Fisiológicas, como a capacidade de respirar através da pele, da mucosa oral e da faringe). Isto é possível apenas quando o animal tem a pele úmida, o que….

  • PATOLOGIA

    1588 palavras | 7 páginas

    microscopicamente as lesões neoplásicas. “Informa a respeito das alterações e mecanismos moleculares, celulares, morfológicas e funcionais que se observam em células e tecidos durante os processos patológicos gerais, assim como as reações do organismo a esses processos”. Conceito de Patologia • Patologia é a ciência que estuda as causas das doenças, os mecanismos que as produzem, as sedes e alterações morfológicas e funcionais que apresentam Elementos de uma doença: Divisões da Patologia: •Etiologia: estudo….

  • parasitismo

    544 palavras | 3 páginas

    de espécies diferentes, em que os parceiros (hospedeiro e parasito) estabelecem entre si relações íntimas e duradouras com certo grau de dependência metabólica. Geralmente o hospedeiro proporciona ao parasito todos os nutrientes e as condições fisiológicas requeridas por este. É importante salientar que um processo de adaptação recíproco, de compatibilidade ou de baixa virulência do parasitismo, assegura a sobrevivência de ambas as espécies. O parasito só poderá seguir existindo se não destruir….

  • Pirocoptero

    4569 palavras | 19 páginas

    alterações morfológicas, fenológicas e fisiológicas em mudas de várzea. Em dois experimentos inundações realizadas em diferentes épocas do ano, os efeitos da inundação, submersão e seca foram testados em mudas de seis espécies com diferentes estratégias de crescimento. Um experimento foi realizado no período de mais altos níveis do rio e do início do período de menor precipitação. Todos os resultados foram comparáveis em dois experimentos, e as respostas morfológicas, fenológicas e fisiológicas foram….

Outros Trabalhos Populares

Qual o conceito de camuflagem?

A camuflagem é uma estratégia de defesa na qual os seres vivos assemelham-se com o ambiente em que vivem. Nesse caso, os indivíduos de uma espécie podem apresentar coloração, formato ou textura semelhante ao do ambiente e assim passar despercebidos por seu predador.

Quais são os tipos de camuflagem?

Existem dois tipos de camuflagem, a Homocromia, onde o animal tem a cor é a mesma do meio onde vive, e a Homotipia, onde o animal tem a forma de objetos que compôe o meio.

É um exemplo de camuflagem?

Existem dois tipos de camuflagem: a homocromia e a homomorfia. Ocorre homocromia quando o organismo apresenta a mesma cor do ambiente em que está inserido. Alguns mamíferos que vivem na neve, por exemplo, apresentam pelos brancos, os quais fazem com que esses animais sejam confundidos com o ambiente.

Para que serve a camuflagem dos animais?

A camuflagem acontece por causa da existência de determinados organismos nomeados como mímicos, que possuem características próprias para confundir certos grupos com outros grupos de organismos. O processo de se camuflar pode acontecer através da coloração ou pela forma de cobertura que o animal possui.