Como é a organização histológica da parede de uma artéria?

PUBLICIDADE

Sendo o sangue conduzido por meio de um sistema (circulatório) intercomunicado através dos vasos sanguíneos, estes necessitam de uma resistente coesão entre as células que os formam, para que possam transportar com eficiência o fluido sanguíneo que percorre toda a dimensão corpórea, levando ou recolhendo substâncias.

Contudo, sendo um sistema permeável, conferindo propriedades que permitem absorção e difusão de elementos (soluto: íons, moléculas orgânicas e inorgânicas) e até mesmo micro-organismos parasitas (protozoários, bactérias e vírus) ou algumas formas de invertebrados (larvas de nematódeos).

Neste sentido, o revestimento dos vasos confere importante funcionamento do organismo, seja na distribuição de elementos que proporcionam as reações dinâmicas da homeostase, ou mesmo conferindo proteção por meio do simples impedimento físico que dificulta contaminações e processos infecciosos.

Dessa forma, a parede dos vasos (artérias, veias e capilares) é formada por camadas de células e matriz intracelular, apresentando características particulares em função da resistência e esforço sobre a superfície de suas estruturas.

Estrutura das Artérias e Veias:

As artérias e as veias possuem três camadas de tecidos distintos: internamente são constituídas por células pavimentosas (achatadas) unidas por junções intercelulares. Adjacente a esta camada, envolvendo as células, forma-se uma camada de fibras elásticas e musculares (músculo liso). E mais externamente, o tecido conjuntivo (rico em fibras colágenas) forma uma terceira camada responsável pela manutenção e nutrição das células.

Uma diferença entre as artérias e as veias está relacionada à dimensão da camada intermediária (músculo liso e fibras elásticas): mais espessura nas artérias e mais delgada nas veias, em razão da capacidade de pressão em virtude das contrações sistólicas do coração. Além da presença de válvulas nas veias, que não permitem o refluxo sanguíneo quando o sangue retorna ao coração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

As artérias são vasos com a função de transportar sangue rico em oxigênio e nutrientes para os tecidos e classificam-se em arteríolas, artérias de médio e grande calibre.

Como é a organização histológica da parede de uma artéria?
As artérias são constituídas por três camadas: túnica íntima, média e adventícia

As artérias são vasos sanguíneos constituídos por paredes espessas formadas por três camadas:

  • Túnica íntima ou interna: formada por células epiteliais, tecido conjuntivo e uma membrana elástica limitante externa que a separa da próxima camada;

  • Túnica média: camada intermediária, constituída por por fibras elásticas, colágenas e tecido muscular liso. Ela também apresenta uma membrana elástica limitante interna separando-a da próxima camada;

  • Túnica adventícia: camada mais externa e constituída por tecido conjuntivo e fibras colágenas e elásticas, ela não apresenta uma membrana limitante interna e, assim, torna-se contínua com o tecido conjuntivo adjacente.

As artérias apresentam como principal função a condução do sangue, rico em oxigênio e nutrientes, do coração para os tecidos do corpo. É importante destacar, porém, que as artérias também podem transportar o sangue venoso, como ocorre na artéria pulmonar, que leva o sangue do ventrículo direito para o pulmão.

As artérias podem ser classificadas quanto ao seu calibre da seguinte maneira:

→ Arteríolas: apresentam menos que 0,5 mm de diâmetro interno e, por isso, atuam reduzindo a pressão do sangue. Elas apresentam uma túnica adventícia pouco desenvolvida, e as túnicas íntima e média não apresentam membrana elástica;

→ Artérias de médio calibre ou musculares: a principal característica dessa artéria é a presença de uma camada média, constituída, principalmente, por tecido muscular liso, em que podem ser encontradas mais de 40 camadas de fibras musculares lisas. Sua túnica íntima apresenta uma membrana limitante bem desenvolvida, e a túnica adventícia apresenta capilares linfáticos, nervos e pequenos vasos com a função nutridora dessa túnica (vaso vasorum). Esse tipo de artéria também é denominada de distribuidora em razão de sua capacidade de distribuir o sangue aos diversos órgãos por suas muitas ramificações;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Artérias de grande calibre ou elásticas: apresentam a túnica interna espessa e rica em fibras elásticas, a túnica média constituída por diversas membranas elásticas e a túnica adventícia pouco desenvolvida. Como esse tipo de artéria é rico em membranas elásticas na túnica média, ele tem a função de regular o fluxo sanguíneo, distendendo durante a sístole e retornando ao calibre normal durante a diástole. Essa artéria também é denominada de condutora, pois a sua principal função é a condução do sangue.

Curiosidade: A elasticidade das artérias permite que o fluxo sanguíneo em seu interior mantenha-se constante. A perda da elasticidade da túnica média faz com que sua parede ceda e dilate-se, causando o aneurisma. Dessa forma, a artéria pode romper-se e ocasionar uma hemorragia que pode ser fatal.

Como é a organização histológica da parede de uma artéria e uma veia?

É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. A túnica intima é constituída pelo endotélio (tecido epitelial pavimentoso simples) que reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial (delicada camada de tecido conjuntivo frouxo).

Como é a organização histológica da parede de uma artéria de médio calibre?

Artérias de médio calibre ou musculares: a principal característica dessa artéria é a presença de uma camada média, constituída, principalmente, por tecido muscular liso, em que podem ser encontradas mais de 40 camadas de fibras musculares lisas.

Como é a organização histológica da parede de uma artéria de pequeno calibre?

Artérias de pequeno e médio calibre ou artérias musculares Possui a mesma estrutura geral dos vasos. São caracterizadas por uma espessa camada muscular, que pode chegar a ter mais de 40 camadas de fibras musculares lisas.

O que é parede das artérias?

As artérias apresentam paredes formadas por três camadas, conhecidas como túnicas. Túnica íntima: camada localizada mais internamente. Ela é formada por células endoteliais que se apoiam na camada subendotelial, que é formada por tecido conjuntivo frouxo.