Como fazer Evangelho no Lar passo a passo?

 “A melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura

deve receber as bases do sentimento e do caráter”.

(Psicografia de Francisco C. Xavier, O Consolador, questão 110, FEB).

EVANGELHO NO LAR

A importância do lar na educação moral

É, no lar que os Espíritos se reencontram, sob o mesmo teto, na condição de pais, filhos e irmãos; nesse ambiente, são oferecidas as oportunidades de novo aprendizado moral, possibilitando aos reencarnados exercitarem-se no campo afetivo, desenvolvendo a fraternidade, a solidariedade, enfim, os sentimentos derivados do amor. Assim, a função educadora e regeneradora da família é extremamente delicada e importante, quando se atribui à reencarnação a oportunidade de ascensão na escala evolutiva, através de novas experiências, no campo intelectual e moral.

O que é o Evangelho no Lar?

  • É o estudo em família da doutrina do Cristo.

Por que fazer o Evangelho no Lar?

  • Para compreender melhor o Evangelho , levando-o para o dia-a-dia.

  • Para harmonizar a ambiência do lar, facilitando o auxílio dos mentores espirituais, uma vez que a prece e o estudo colocam a família em sintonia com esses benfeitores.

Roteiro para a realização do Evangelho no Lar:

  • Escolha um dia da semana e defina um horário fixo para a reunião com os familiares. O Evangelho no Lar deve ser feito por todos os que desejarem participar, podendo até ser feito por uma só pessoa.

  • A duração do culto poderá ser de 15 minutos ou mais.

  • Providencie uma jarra com água para ser fluidificada durante o culto.

  • Faça uma prece de abertura (simples e espontânea).

  • Leia e comente um trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".

  • Caso deseje, faça uma leitura complementar com outra(s) obra(s) doutrinária(s), comentando-a(s) em seguida.

  • Faça uma prece de encerramento (pode-se agradecer a Deus pela vida, rogar a Jesus proteção para o lar ou pedir pelos necessitados encarnados e desencarnados).

  • Sirva um pouco de água fluidificada para os participantes.

Sugestões de livros para estudo no Evangelho no Lar:

  • O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Alan Kardec

  • O Livro dos Espíritos, de Alan Kardec

  • Pão Nosso, de Francisco Cândido Xavier

  • Fonte Viva, de Francisco Cândido Xavier

  • O Espírito da Verdade, de Francisco Cândido Xavier

  • Parábolas Evangélicas, de Rodolfo Calligaris

  • Pai Nosso, de Francisco Cândido Xavier (para as crianças)

  • Alvorada Cristã, de Francisco Cândido Xavier (para as crianças)

Primeiro, marcamos um dia e hora da semana, apropriados para nós e todos os nossos familiares, ou  daqueles que queiram participar, cuja rotina deverá ser respeitada com a máxima disciplina semanalmente, para  auxiliar a assistência espiritual, conscientes de que este é o momento de intimidade da família com Jesus.  

Escolhemos um local, preferencialmente a sala, ou outro qualquer que seja calmo. Procuremos preparar o  ambiente, tanto quanto possamos. Sobre um pano, coloquemos uma jarra com água, acompanhada dos copos em  número dos participantes, para que a água seja fluidificada pelas equipes que estarão conosco nos dando cobertura,  nos amparando e nos assistindo nas nossas necessidades e desejos, segundo os nossos méritos.

Uma música suave  ajuda a harmonizar o ambiente, mas não é obrigatório, nem indispensável, assim como a jarra de água, que também  é opcional. Temos que entender que realmente é um momento especial, pois, além de ganharmos os benefícios da  proteção de todos os amigos da espiritualidade, que limparão espiritualmente todos os nossos ambientes, bem  como a nós mesmos, que tecerão cúpula protetora ao derredor de toda a nossa casa, tornando-a ponto de luz, onde  ninguém desavisado e não autorizado conseguirá acesso a não ser por nossa vontade e livre arbítrio, estaremos  tendo a oportunidade de, uma vez por semana, pelo menos, voltar ao tempo de Jesus e tê-Lo conosco, sentado à  nossa mesa, descerrando os pergaminhos da Grande Lei, que, no nosso caso, corresponde ao nosso “Evangelho  Segundo o Espiritismo.”

Tenhamos em mente, a finalidade de entender e manter ativos os princípios do Evangelho de Jesus na  oração e vigilância, unindo os familiares e, com os nossos pensamentos e sentimentos elevados fortalecermo-nos  para uma vivência de paz e tranqüilidade, facilitando o auxílio do bem para enfrentarmos as dificuldades.

O EVANGELHO NO LARA À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA tem a finalidade de nos orientar, para que, pelo  menos, uma vez por semana, possamos reunir-nos em nome de Jesus.

1.  Prece Inicial.
Iniciamos a reunião com uma prece simples e espontânea, valorizando sempre os sentimentos e não as palavras. Silenciamos dentro de nós mesmos e buscamos em nossa mente a Figura de Jesus, equilibrando, assim, nossa aura, sintonizando-nos com o Plano Maior.
Um exemplo de prece para o início da reunião:
“ Senhor, dá-nos Tua Inspiração na leitura Evangélica de hoje, e sustenta-nos durante toda a reunião, através de Teus Mensageiros, para que possamos assimilar os ensinamentos e colocá-los em prática em nosso dia-a-dia.”

2. Leitura do Evangelho.
Fazer a leitura de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, começando da introdução, ou abrindo-o aleatoriamente, lendo um pequeno trecho em cada reunião,  com voz normal, calmamente, para que todos possam entender e comentar. Na ausência do Evangelho Segundo o Espiritismo, poderá ser a Bíblia, de preferência o Novo Testamento, ou outra leitura com mensagens evangélicas. 

3. Comentários Sobre o Texto Lido.
Os comentários são breves, feitos por todos, e cada um expõe o que entendeu da leitura, com simplicidade, sem fugir do assunto.
Comentar somente o texto lido, buscando a essência dos ensinos com vontade e fé, guardando-os para futura aplicação. Certamente os Mentores Espirituais estarão ajudando-nos a compreender a lição, a fim de assimilarmos com facilidade. 
Caso comece a leitura desde a introdução, marcar, com lápis, um X, onde parou a leitura e continuar, deste ponto, na próxima semana, assim estará estudando o Evangelho em todos os seus detalhes, desde o seu início.

4. Vibrações.
Eis o ponto culminante da reunião, em que passamos para a condição de doadores. Vibrar é doar, e todos nós temos algo de bom a dar em favor do próximo. Um bom pensamento, uma palavra de carinho, um sentimento de bem que enviamos é doação, é Caridade.
Destacar um membro da reunião para dirigir estas vibrações, com tonalidade de voz moderada, e os outros acompanharão com o pensamento, procurando doar amor, paz, saúde, equilíbrio.

A importância da vibração está no impulso mental que é dado, na vontade firme e sincera de querer ajudar, na dedicação e amor aos semelhantes e no poder da fé ardente e confiante na ajuda do Alto.

Neste momento, vamo-nos acomodar bem nas cadeiras(ou no lugar onde estivermos sentados), silenciar, respirando profundamente, deixar a mente livre de pensamentos do  dia-a-dia e mentalizar a Figura de Jesus, buscando o Plano Maior, harmonizando e acalmando o máximo possível nosso Espírito, mantendo serenidade, e, neste pensamento harmonioso, desprendemos ondas de paz, amor e esperança, começando as vibrações.
Enquanto o (a)  companheiro (a) profere as vibrações em voz alta, nós, em pensamento, sempre ligados a Jesus, vamos envolvendo, neste clima radiante, as pessoas que estão sendo mencionadas.

Vibrar:
* Fraternidade e Paz a toda a Humanidade.
*Pela implantação do Evangelho em todos os lares.
* Pelo equilíbrio e Paz de toda a família.
*Pelo perdão e concórdia dos que não sintonizam conosco, visualizando a união e amizade mútuas.
*Pela cura e ou sustentação dos familiares e amigos que estejam doentes, ou em alguma outra dificuldade (podemos mencionar os nomes).
* Pelos presentes no Evangelho (encarnados e desencarnados) e, também, por aqueles que, por algum motivo, não puderam estar presentes naquele momento.
* Pelo lar onde está sendo feito o Evangelho ( imaginar luz nas paredes, piso, teto, portas, janelas, móveis, roupas, alimentos, etc.) , cuja luz, vinda de Jesus, com o auxílio de Seus Mensageiros, imantará, e purificará todo o ambiente e tudo o que nele estiver. 
Lembrando as palavras de Jesus e sua profunda sabedoria quando, sentindo as nossas necessidades, ensinou: __ “ O que quer que seja que pedirdes em oração, credes e obtereis “ (Marcos, Cap.XI: 24).

Pedimos:
Mestre abençoa o nosso lar, a nossa família. Faze com que haja paz, equilíbrio e harmonia em nossa casa, para que ela seja um lugar de refazimento físico e espiritual.
Jesus, cada um de nós tem um pedido em particular a Te fazer e, neste momento, silenciamos, para que cada um de nós abra o coração a Ti, a fim de receber Tua Orientação Amiga e Tua Luz. (Silenciar um segundo.)
Se houver necessidade, ou caso de enfermidade, fazer vibrações específicas para essas pessoas, pedindo a Jesus por elas, envolvendo-as em vibrações de saúde e sustentação.

5. Prece de Encerramento.
Ao final, proferir a prece também simples e espontânea, agradecendo ao Senhor da Vida e ao Plano Espiritual que deram sustentação ao Evangelho num clima de paz e harmonia, dizendo (apenas como exemplo, podendo ser modificado segundo cada um):
Jesus Amado! Companheiros e amigos do Plano Maior! Nós agradecemos a visita de Amor e sustentação que nos foi dada, durante este Evangelho, e pedimos que possamos estar todos juntos na próxima semana,  para mais uma Reunião Evangélica neste Lar.
*Encerrar com humildade e esperança.
* O Evangelho tem duração de vinte a trinta minutos.

Algumas orientações se fazem necessárias:
* Se houver mais de um participante à hora do Evangelho, logo de início distribuímos as tarefas,  todavia se for uma só pessoa, ou os participantes,  sejam em qualquer número, não queiram atuar ativamente, não se deve forçar, o maior interessado fará tudo sozinho.
* Quando a família não aceita, ou é de outra religião, devemos esclarecer que o Evangelho não é propriedade do Espiritismo, todos podem e devem implantar o culto cristão em seus lares, visando à renovação de cada um e da Terra. Jesus fez o primeiro Evangelho na casa de Pedro e, de lá para cá, houve muitas formas de praticá-lo. 
* Se os familiares, mesmo assim, não aceitarem, ou não quiserem a prática do Evangelho no Lar, não é motivo para deixar de fazer e nem provocar qualquer conflito, basta a pessoa interessada  fazê-lo com confiança em Jesus, num quarto separado, ou no seu cantinho ( no caso de morar em pensão, ou qualquer outro lugar comunitário), conservando os principais tópicos na sua execução, principalmente o horário e o dia marcado, com certeza a espiritualidade estará presente , mas NÃO DEIXE DE ABRIR AS PORTAS DO SEU LAR e pedir a Jesus que entre e envolva você e os seus num halo de Luz e Amor. Certamente o ambiente vai se melhorando aos poucos  e os próprios familiares irão mudando, gradativamente, com relação a você, porque, temos que acreditar que à Luz do Evangelho tudo se esclarece. Humildade, Compreensão, Amor e Perseverança no Bem, eis a indicação segura.
* É importante que o Evangelho seja feito em voz alta, em voz serena, calma, num tom harmonioso que todos possam ouvir, pois não fazemos o Evangelho somente para os encarnados, mas para os desencarnados que conosco convivem e que se beneficiam, muitas vezes, mais do que nós das lições do Culto Cristão no Lar e na maioria esses Espíritos sem adiantamento, não conseguem escutar os nossos pensamentos, esse critério devemos adotar, mesmo quando fazemos o  Evangelho sozinhos. 
* Se o telefone tocar atenderemos com delicadeza e diremos a verdade, que estamos fazendo o Evangelho e que após tornaremos a ligar, ou a pessoa nos ligará depois, se preferir.
* Se for a campainha, abriremos, calmamente, a porta diremos a mesma coisa, fazendo o convite para entrar  e  explicando com rápidas palavras sobre a reunião, permitindo à visita assistir e participar do Evangelho conosco.

O que falar no Evangelho do lar?

O Estudo do Evangelho no Lar é uma reunião em família, num determinado dia e horário da semana, para uma leitura e troca de ideias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do nosso próprio esclarecimento e do equilíbrio no lar.

O que não fazer no dia do Evangelho no lar?

As manifestações mediúnicas são desaconselhadas. Caso ocorram, você pode buscar orientação no Atendimento Fraterno. Até que se crie o hábito de realizar o Evangelho no Lar podem ocorrer esquecimentos e atrasos. O importante é não desistir.

Qual livro usar no Evangelho no lar?

O livro básico e indicado é O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec) Livros recomendados: Caminho, Verdade e Vida, Pão Nosso, Fonte Viva, Vinha de Luz (Emmanuel) Agenda Cristã (André Luiz) Jesus no Lar - Alvorada Cristã (Neio Lúcio) Luz no Lar (Autores diversos) Deus aguarda - Evangelho em Casa (Meimei) Messe ...

Como fazer o Evangelho no lar com a Bíblia?

Orientações sobre o Evangelho no Lar.
Escolher uma hora especifica e um dia por semana onde a maioria dos membros da família possam participar do Evangelho no Lar..
Ter o livro: O Evangelho segundo o Espiritismo ou qualquer outro livro espírita que ajude para as leituras e posteriores reflexões..