Como o processo de elaboração do projeto político pedagógico PPP deve ser conduzido dentro da escola?

Tempo de leitura: 6 minutos

Documentar as ações e os projetos da escola em que você está inserido, contando com o apoio de professores, coordenadores, alunos e famílias: essa é uma das funções do projeto político-pedagógico. O PPP escolar, como também é conhecido, é essencial para a elaboração e o controle das atividades escolares a curto, médio e longo prazo.

Quer entender um pouco mais sobre essa ferramenta? Então, veio ao lugar certo. Neste texto, apresentaremos a utilidade do PPP tanto para a comunidade escolar quanto para os pais — na hora de escolher a melhor instituição de ensino para os filhos. Continue a leitura e tire suas dúvidas.

O projeto político-pedagógico escolar é a síntese de todos os objetivos que uma instituição de ensino deseja alcançar, incluindo princípios, diretrizes, metas estabelecidas pela comunidade acadêmica, visando à qualidade do ensino e à aprendizagem de seus alunos. O projeto pedagógico serve como guia para as atividades que acontecem durante todo o ano letivo.

O ideal é que, a princípio, esse documento seja elaborado a partir da coleta de informações junto à comunidade externa (fornecedores, vizinhos, parceiros etc.) e interna à escola (alunos, pais e funcionários). Ao mesmo tempo que é formal, deve ser também de fácil acesso para os membros da comunidade em que a instituição está inserida.

Como se vê, o projeto político-pedagógico envolve várias etapas do processo escolar: planejamento de atividades, execução do que foi previsto, avaliação e reavaliação mediante as mudanças. Ele estipula, de forma geral, as principais metas da escola e como isso será realizado. O PPP deve ser feito de forma personalizada, já que cada instituição de ensino tem diferentes pontos a serem desenvolvidos.

Minha escola precisa ter projeto político-pedagógico?

Todas as instituições de ensino do país precisam elaborar um projeto político-pedagógico. A obrigatoriedade foi criada ainda nos anos 90, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A principal intenção do projeto é tornar a educação cada vez mais democrática, a fim de que todos os anos sejam formados novos cidadãos perspicazes e envolvidos.

O PPP escolar é responsabilidade de quem?

É interessante que o projeto pedagógico seja elaborado com sinergia. O importante é que cada escola encontre maneiras de envolver a comunidade durante a elaboração do documento. Diversas vozes podem ser ouvidas. Experimente formar um conselho de educação na sua comunidade. A versão final e formal do projeto costuma ser redigida e divulgada pelo diretor da escola.

Como o processo de elaboração do projeto político pedagógico PPP deve ser conduzido dentro da escola?

Quais informações são essenciais para o projeto?

O projeto político-pedagógico ideal traz uma visão completa da instituição de ensino, citando as particularidades e os diferenciais da escola. Deve ser citado, também, como a qualidade do ensino será desenvolvida nos próximos meses, juntamente com a capacitação dos alunos. O projeto político-pedagógico completo apresenta, entre outras informações:

  • identificação da escola;
  • missão da instituição;
  • comunidade e público-alvo;
  • plano de ação;
  • informações sobre o andamento dos projetos de aprendizagem;
  • diretrizes pedagógicas;
  • o relacionamento com as famílias;
  • questões financeiro-administrativas.

O projeto político-pedagógico envolve órgãos do governo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevê, também, o cumprimento da carga horária estabelecida, o acesso a meios para a recuperação de alunos com rendimento inferior, a articulação com famílias e comunidade e a notificação ao conselho tutelar, ao juiz e ao Ministério Público acerca dos alunos faltantes que excederem 50% do percentual permitido.

6 práticas imprescindíveis para um projeto político-pedagógico efetivo

Definir a missão da escola

Cada instituição de ensino tem suas particularidades e pontos que ainda precisam se desenvolver. Por isso, a missão da escola deve ser constantemente revista e atualizada. Antes de elaborar o projeto político-pedagógico, vale a pena reunir uma equipe empenhada em definir a missão da escola hoje. A partir disso ficará muito mais fácil criar um plano de ação.

Como o processo de elaboração do projeto político pedagógico PPP deve ser conduzido dentro da escola?

Envolver toda a comunidade

Integrar os diversos personagens em torno de um objetivo comum. Esse é um dos principais objetivos para a construção de um projeto político-pedagógico efetivo. Com a participação de todos os envolvidos, é possível elaborar um projeto pedagógico com identidade definida, e com toda a equipe participando das tomadas de decisão.

Se cada uma das partes agir como multiplicador, ao final do processo serão vários colaboradores, que se somarão ao documento, com sugestões e opiniões. Críticas também devem ser bem-vindas, já que ajudam no processo de elaboração do projeto pedagógico. Quanto mais pessoas se envolverem nessa criação, mais completo e personalizado o projeto será.

Conviver com seus alunos

O PPP é direcionado principalmente aos alunos da sua escola. Portanto, conheça-os. Busque compreender do que gostam e o que sonham. Os alunos não elaboram o projeto político-pedagógico, mas este deve ser de total interesse deles. Quando o plano é atraente, os alunos melhoram sua relação com a família e a com a comunidade. Assim, se desenvolvem também como pessoas.

Estipular as diretrizes pedagógicas

As diretrizes dão forma ao currículo escolar e contêm: a maneira de trabalho da instituição, os objetivos educacionais, as didáticas usadas, as metas de aprendizagem, entre outras informações. São fundamentais para que todos os docentes possam elaborar seus projetos de ensino seguindo o mesmo rumo. As diretrizes devem ser baseadas, principalmente, nos dados de aprendizagem da escola.

Cumprir os combinados e estar aberto a cobranças

Os coordenadores do projeto pedagógico devem oficializar os combinados, agendar as etapas e arcar com os compromissos. Com uma agenda clara e transparente, os participantes perceberão a intenção do documento e a seriedade com que está sendo conduzido. Cobranças sempre existirão. Porém, com um projeto político-pedagógico organizado, aos poucos, as pessoas confiarão mais nos organizadores ao longo do processo.

Permitir que o documento esteja sempre acessível a todos

Nada de engavetar o documento como se ele fosse propriedade de um pequeno grupo. O documento deve estar em um local onde as pessoas podem acessá-lo quando lhes convier. Assim, o processo torna-se mais democrático e fácil de lidar. A ideia principal do projeto político-pedagógico é, justamente, envolver todos na educação. Usar linguagem simples também ajuda na democratização das informações.

O PPP escolar não pode ser publicado e depois esquecido! A partir do momento em que está em vigência, os diretores e coordenadores da escola precisam monitorar atentamente seu retorno. Se for o caso, o projeto pedagógico pode, ainda, ser alterado durante o ano letivo. Os pontos positivos podem ser ampliados enquanto outros são adaptados.

Gostou do texto de hoje? Então, você pode seguir nossos perfis nas redes sociais e receber em primeira mão outras dicas e conteúdos como este. Siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube. Vamos juntos democratizar a educação brasileira?

Como o processo de elaboração do projeto político pedagógico PPP deve ser conduzido dentro da escola?

Como se dá a elaboração do PPP Plano político pedagógico em sua escola?

O PPP deve ser elaborado de forma coletiva e colaborativa, incluindo todos os agentes da comunidade escolar, incluindo também pais e professores. Nesse sentido, a escola precisa definir de que forma ocorrerá a colaboração.

Quais são os principais elementos para elaboração do projeto político pedagógico de uma escola?

A autora aponta como elementos básicos: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação.