Como os princípios éticos devem estar presentes nas tecnologias digitais?

Como os princípios éticos devem estar presentes nas tecnologias digitais?

Falta de privacidade, problemas na segurança, violação de direitos autorais e aumento de crimes cibernéticos são apenas alguns dos problemas que vemos despontar toda vez que uma nova tecnologia surge. Especialistas e usuários de TI acabam sem saber como lidar com esses desafios e muitas vezes são surpreendidos da pior maneira possível.

Em 2018, vimos o escândalo envolvendo o Facebook e o Cambridge Analytica. Infelizmente, nada garante que algo parecido não vá ocorrer. Ou que um outro problema venha a surgir. Por exemplo, quantas vezes você clicou em um termo de aceite sem se preocupar em ler o documento inteiro? Fazemos isso por confiarmos no “humano” que está do outro lado e por entendermos que existe – ou pelo menos deveria existir – ética na Tecnologia da Informação.

Por que precisamos falar sobre Ética na Tecnologia da Informação?

Só porque você pode fazer algo não significa que deve fazer. Como profissionais de TI temos a possibilidade de acessarmos o que não nos diz respeito e, em muitos casos, temos conhecimento para “violar” alguns padrões. É nossa responsabilidade agir de maneira ética no desempenho de nossos deveres de trabalho. Do contrário, corremos o risco de perder a confiança do usuário do outro lado e, como você sabe, sem essa confiança é impossível desempenharmos nossas funções com eficiência.

Um dos fóruns mais conhecidos entre os especialistas de TI é a QCON Conference, realizada em Londres. O tema “ética na Tecnologia da Informação” é tão relevante especialmente nos dias atuais que inclusive fez parte da agenda do evento realizado em 2018.

E engana-se quem pensa que o assunto começou a ser discutido agora. Conforme conta Dora Kaufman em artigo publicado no Valor Econômico, o filósofo sueco Nick Bostrom, no artigo “The Ethics of Artificial Intelligence”, disse, em 2011, que:

“Podemos alterar, copiar, encerrar, apagar ou utilizar programas de computador tanto quanto nos agradar […] As restrições morais a que estamos sujeitos em nossas relações com os sistemas contemporâneos de IA (Inteligência Artificial) são todas baseadas em nossas responsabilidades para com os outros seres”.

Essas “responsabilidades para com os outros seres” não estão só no campo da Inteligência Artificial, mas também quando disponibilizamos um termo de aceite para um usuário, por exemplo. Ou, quando por meio da ciência de dados em conjunto com a IA atravessamos uma linha tênue entre o que é ético e o que pode resultar em problemas à segurança e privacidade das pessoas. A discussão, como comentei, não é recente, mas vejo que temos muito que analisar especialmente face às novas tecnologias.

Por fim…

A ética na Tecnologia da Informação, assim como em tudo na vida, tem a ver com o certo e errado para orientarmos nosso comportamento. Na TI, a ética deve, acima de tudo, salvaguardar a sociedade através do uso responsável dos sistemas de informação. Como profissionais da área temos o nosso código de ética, mas precisamos estender a conduta para todas as áreas, para que tenhamos em mente que o direito à privacidade e o cuidado ao manusearmos informações são fundamentais.

E você, o que pensa sobre a Ética na Tecnologia da Informação? Fique à vontade para compartilhar sua opinião. Caso tenha interesse em acompanhar nossos outros materiais, visite o blog da Scurra.

A transformação digital representa uma resposta para empresas que buscam atender às novas expectativas dos clientes e à força de um mercado ágil.

As novas tecnologias combinadas com modelos operacionais otimizados favorecem a inovação e as respostas ao mercado de uma forma mais rápida e com menos custos.

Mas, conforme essas tecnologias vão modificando a maneira como as empresas operam, as organizações precisam de uma abordagem ética para a era das máquinas inteligentes.

Afinal, para serem consideradas tecnologicamente experientes, as empresas não devem apenas implantar tecnologias.

Elas devem também pensar nas implicações éticas de como seus usuários, clientes e funcionários estão utilizando-as.

A ética digital, aliás, foi listada pela Gartner como uma das 10 principais tendências tecnológicas estratégicas, principalmente devido ao crescente número de violações de dados.

Embora isso pareça óbvio para alguns, poucas são as empresas que desenvolvem desde o início uma abordagem ética para os impactos do uso das tecnologias.

Como resultado, há um crescente número de organizações que se deparam bruscamente com desafios relacionados à privacidade e outras questões éticas que envolvem as tecnologias, levando as empresas a riscos financeiros e de imagem.

Mas, ao implementar práticas digitalmente éticas, as empresas não só terão mais responsabilidade com o uso dos dados, como também estarão mais preparadas para superar as ameaças emergentes como crimes cibernéticos e terão mais controle em suas tomadas de decisão.

Como os princípios éticos devem estar presentes nas tecnologias digitais?

O que é uma abordagem ética nos negócios?

Ao pesquisar o significado da palavra ética no dicionário, encontramos que ela se trata de uma “reunião das normas de valor moral presentes numa pessoa, sociedade ou grupo social”.

Dessa forma, podemos afirmar que a ética é a escolha baseada em princípios entre o certo e o errado.

Ao levar esse conceito para a esfera dos negócios e inserindo-o no contexto de um mercado altamente competitivo, a ética tem se mostrado como um verdadeiro diferencial para as organizações que enxergam seus valores éticos tão importantes quanto a entrega de produtos e serviços.

A ideia de implantar tecnologias de maneira alinhada à uma abordagem ética refere-se a um conjunto de valores que regem o uso de tecnologias como um todo e as maneiras pelas quais a organização implantam essas tecnologias para conduzir a estratégia de negócios.

Assim, à medida que avançam em seus processos de transformação digital, é fundamental que as empresas busquem equilibrar seus imperativos econômicos e éticos.

Isso significa que, enquanto aumentam a eficiência e a produtividade utilizando tecnologias digitais, as empresas também precisam pensar em como minimizar os danos e proteger seus clientes e funcionários.

Para fazer isso, é necessário que as organizações definam quais os objetivos de aplicar tecnologias inteligentes e qual o papel que elas exercem na sociedade.

Ao ter isso em mente, as empresas não estarão apenas entregando produtos e serviços para seus clientes, mas estarão entregando valor.

Isso requer um esforço conjunto entre as partes interessadas dentro de uma organização e exige dos líderes coragem o suficiente para navegar através de uma abordagem ética ao mesmo tempo que fazem a empresa crescer digitalmente.

Os principais princípios éticos para a transformação digital

Conforme as organizações reconhecem seu papel na sociedade e compreendem como as tecnologias apresentam questões éticas, elas devem criar um plano de ação para garantir a manutenção da responsabilidade.

Tal plano de ação deve incluir:

  • Um consenso de responsabilidade compartilhada, envolvendo todas as funções e sendo defendida pelo topo;
  • Projetar novos produtos e serviços através das tecnologias inteligentes com princípios éticos desde o início, com privacidade, segurança e integridade;
  • Criar políticas que garantam aos usuários, clientes e fornecedores que os dados por eles fornecidos estão seguros;
  • Desenvolver uma estrutura de orientação que aborde casos de uso de tecnologia específicos para sua organização e sua cultura;
  • Garantir que a consciência ética, o reconhecimento e as estruturas de tomada de decisão façam parte da cultura organizacional.

Como os princípios éticos devem estar presentes nas tecnologias digitais?

Caso sua empresa esteja iniciando no mundo digital, você pode começar a implementar uma abordagem ética dando pequenos passos, criando ou atualizando sua política de privacidade de forma que atenda aos padrões de regulamentação da lei de privacidade de dados.

O fato é que a “tecnologia ética” depende de líderes que a tornem uma prioridade, traçando planos para incluí-la na cultura de suas organizações.

A partir de uma abordagem ética, sua empresa será capaz de lidar com o rápido progresso tecnológico e alcançar um sucesso econômico mais sustentável.

Como os princípios éticos devem estar presentes em tecnologias digitais?

A ética no ambiente digital (por mais que tenhamos regulamentações) não é exigida por lei; ou seja, depende de como cada empresa ou indivíduo atua nesse meio. No momento, é preciso que cada pessoa tenha consciência de seus atos e do relacionamento que está criando com as empresas com as quais interage.

Qual a relação entre ética e as tecnologias digitais?

Usar a ética na tecnologia não vai apenas proteger a empresa contra possíveis punições por transgressões, mas ajudar aos setores responsáveis a criar inovações que desenvolvam soluções inteligentes para evitar esse tipo de problema.

Como a ética atua na tecnologia?

A ética na Tecnologia da Informação, assim como em tudo na vida, tem a ver com o certo e errado para orientarmos nosso comportamento. Na TI, a ética deve, acima de tudo, salvaguardar a sociedade através do uso responsável dos sistemas de informação.

Qual é a importância da ética no mundo digital?

De acordo com o Gartner, ética digital é o sistema de valores e princípios adotados por uma empresa na condução de interações digitais entre empresas, pessoas e coisas. A ética digital está no centro, entre as exigências legais, o que pode ser possibilitado pela tecnologia digital, e o que é moralmente desejável.