Como se chama a parte feminina da flor para onde o pólen e levado?

O grão de pólen, estrutura presente em gimnospermas e angiospermas, garante a transferência do gameta masculino até o gameta feminino.

O grão de pólen é uma estrutura presente em dois grupos de plantas: gimnospermas e angiospermas. Nesses grupos vegetais, essa estrutura permite o encontro do gameta masculino com o gameta feminino, agindo, dessa forma, na reprodução dessas plantas, o que garante a manutenção dessas espécies.

→ O grão de pólen é o gameta masculino das angiospermas e gimnospermas?

Apesar do que muitas pessoas pensam, o grão de pólen não é o gameta masculino de gimnospermas e angiospermas. Podemos definir o grão de pólen como o micrósporo que contém o gametófito masculino. Sendo assim, ele não é o gameta propriamente dito e, sim, a estrutura que contém a geração haploide do ciclo desses organismos que são capazes de produzir os gametas.

Ao ser depositado na parte feminina da planta, o grão de pólen germina e dá origem ao chamado tubo polínico. Esse tubo, então, transporta o gameta masculino (núcleo espermático) até o óvulo para que possa fecundar a oosfera. Dessa forma, o grão de pólen garante a independência da água na reprodução, uma vez que não existe a necessidade de o gameta masculino nadar até o gameta feminino.

Como é a estrutura do grão de pólen?

O grão de pólen é uma estrutura bastante resistente, e essa característica é essencial para o cumprimento de sua função. A resistência do grão é conseguida graças à presença de uma parede externa, denominada exina, e de uma parede interna, denominada intina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A exina é muito resistente por causa da presença de esporopolenina, um composto que atua como barreira contra a radiação, patógenos e desidratação. Essa camada pode apresentar-se lisa ou, então, ser rica em ornamentações, o que é uma informação essencial para os estudos taxonômicos. Além de ornamentações, frequentemente observa-se na exina pequenos furos, os quais podem servir de local para a saída do tubo polínico. A intina, por sua vez, apresenta como componentes a celulose e a pectina.

Como se chama a parte feminina da flor para onde o pólen e levado?

Alguns animais garantem o transporte de pólen de uma planta para outra

→ Onde o grão de pólen é produzido?

Nas gimnospermas, o grão de pólen é produzido nos chamados estróbilos, e, nas angiospermas, é produzido nas flores, mais precisamente na antera. Após ser produzido, ele é transportando até o local onde se encontra o gameta feminino, e esse transporte é conhecido como polinização.

→ O que é a polinização?

A polinização é o nome dado à transferência do pólen até a parte feminina da planta. Nas gimnospermas, essa transferência ocorre do estróbilo masculino para o óvulo, e, nas angiospermas, é a transferência do pólen da antera para o estigma. Essa transferência pode acontecer com a ação de vários agentes, como vento, água e animais.

Polinização e Pólen

Polinização é o transporte de pólen através do vento e de seres vivos. Ela é de grande importância para a reprodução das plantas. Saiba mais no artigo a seguir.

Como se chama a parte feminina da flor para onde o pólen e levado?

Polinização: importante na reprodução das plantas

O que é 

Polinização é o transporte de grãos de pólen de uma flor para outra, ou para o seu próprio estigma. É através deste processo que as flores se reproduzem.

Transporte do pólen

A transferência de pólen pode ocorrer de duas maneiras: através do auxílio de seres vivos (abelhas, borboletas, besouros, morcegos, aves, etc.) que transportam o pólen de uma flor para outra, ou por fatores ambientais (através do vento ou da água). 

Autopolinização

Além destas duas maneiras, há também a autopolinização, ou seja, a flor recebe seu próprio pólen. Contudo, há casos em que ela o rejeita; nestas situações, ocorrerá a troca de genes com outras flores, o que resultará em uma variação da espécie.

Entretanto, algumas espécies utilizam-se de seu próprio pólen objetivando produzir sementes e garantir a estabilidade de sua população (aqui não ocorrerá a variação, pois não haverá mistura de genes).

Polinização amenófila

Existem algumas espécies, como as Gimnospermas, onde, na maioria das vezes, a polinização é anemófila (através do vento). Acredita-se que isso seja em decorrência da forma de evolução desta espécie (quando não podiam contar com insetos especializados na coleta de pólen, como as abelhas). Devido a isto, esta espécie possui uma pobre variação morfológica em suas estruturas reprodutivas.

Animais polinizadores

É impossível deixar de notar a beleza e a enorme variedade de flores existentes na natureza, esta diversidade somente é possível graças à população de insetos coletores de pólen, como as abelhas, borboletas, mariposas, aves e mamíferos. 

Como se chama a parte feminina da flor para onde o pólen e levado?

As borboletas também são de grande importância no processo de polinização.

O PÓLEN

O pólen é uma estrutura vegetal que tem formato de grão. O termo técnico para pólen é micrósporo.

As plantas angiospermas (produtoras de sementes envolvidas no tecido pericarpo) apresentam flores, que comportam os órgãos reprodutores. Os órgãos reprodutores masculinos podem estar isolados em uma flor, mas também podem estar acompanhados dos órgãos reprodutores femininos. As anteras fazem parte dos órgãos reprodutores masculinos e abrigam os grãos de pólen até que eles estejam prontos para serem lançados no ambiente.

Os grãos de pólen carregam os gametas masculinos. Para que esses gametas masculinos cheguem até os gametas femininos, alguns agentes podem ser necessários: gotículas de água, correntes de ar, corpo de insetos, de aves ou de mamíferos. A transferência do pólen, feita por agentes físicos ou biológicos, da antera até o receptáculo da flor próximo de onde estão os gametas femininos é conhecida como polinização.

Como se chama a parte feminina da flor para onde o pólen e levado?
Abelha obtendo pólen numa flor

Última revisão: 20/10/2021

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

Polinização e Pólen Temas Relacionados
  • Angiospermas
  • Reprodução das Plantas

Bibliografia Indicada:

Bibliografia brasileira de polinização e polinizadores

Autor: Dias, Braulio Ferreira S.

Editora: Ministério do Meio Ambiente

Qual parte da flor recebe o pólen?

Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta. O estigma é a porção que recebe o grão de pólen e através do estilete liga-se ao ovário.

Como é chamada a parte feminina da flor?

Carpelo: Também chamado de pistilo, é a parte reprodutiva feminina, geralmente localizada no centro da estrutura floral. Possui uma base dilatada, chamada de ovário, seguida de uma fina porção superior, chamada estilete, que a deixa semelhante a um vaso.

Qual é a função da antera na flor?

Antera: é a parte superior dos estames, é nela que ficam guardados os grãos de pólen. Filete: o filete é a parte inferior (mais alongada) dos estames, faz a sustentação do androceu.