Como se explica o fato de haver poucos nutrientes no solo das florestas tropicais?

A floresta tropical – também chamada de floresta pluvial tropical ou floresta úmida – é um tipo de domínio fitogeográfico caracterizado por receber uma grande quantidade de chuvas e apresentar elevados índices de biodiversidade e de evapotranspiração.

As florestas tropicais localizam-se em áreas equatoriais, ou seja, próximas à linha do equador, e em zonas situadas próximas aos trópicos. Sua ocorrência se dá nos continentes americano, africano e asiático, mas, no Brasil, elas recebem o nome de Floresta Amazônica, Mata Atlântica, além de alguns grupos vegetacionais do sul do país, como a Mata de Araucária. No mapa a seguir podemos observar a distribuição geográfica da floresta tropical pelo planeta:

Como se explica o fato de haver poucos nutrientes no solo das florestas tropicais?

Mapa da distribuição da floresta tropical pelo mundo

Como podemos perceber, as florestas tropicais não recobrem volumosas áreas sobre o planeta. No entanto, elas são responsáveis por dois terços de toda a biodiversidade do mundo, de forma que todas as medidas de preservação do meio natural da Terra perpassam pela conservação e controle do desmatamento dessas unidades de vegetação.

Em razão da elevada umidade e das constantes chuvas, a amplitude térmica não costuma ser muito elevada nessas localidades, além de haver uma maior presença de espécies hidrófilas e latifoliadas, com solos, em muitos casos, saturados ou ricos em recursos hídricos. As principais espécies de árvores alcançam os 60 metros de altura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da altura média elevada das árvores, a umidade, as chuvas e a luz solar abundante favorecem o alargamento da copa das árvores, formando um “forro” que confere a densidade desse bioma. Com isso, as áreas mais baixas da floresta não recebem luz solar, dificultando o crescimento de novas espécies circundantes, exceto as epífitas, as árvores que crescem envolvendo o tronco de outras já existentes.

Durante muito tempo, pensou-se erroneamente que as florestas tropicais consistiam no “pulmão do mundo” por supostamente emitirem as maiores quantidades de oxigênio na atmosfera. Atualmente, no entanto, sabe-se que essa função pertence aos plânctons e algas marinhas, haja vista que nas florestas pluviais tropicais o oxigênio produzido é utilizado pelos seres vivos locais e, principalmente, pela decomposição do material orgânico gerado pela floresta.

No que diz respeito à atmosfera, a importância das florestas tropicais encontra-se na sua função de atenuar as temperaturas, funcionando como uma espécie de ar-condicionado. Além disso, esse bioma tem a propriedade de “bombear” as águas das chuvas e do subsolo para a atmosfera, em um processo conhecido como “evapotranspiração”, que gera algumas frentes de umidade que se deslocam para outras áreas.

6 de abril de 2017

(Enem/1999) Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil.

(CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia,1993)

No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela:
a) profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
b) boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.
c) existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo.
d) capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo.
e) rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

Resolução:
A elevada umidade e a temperatura alta favorecem a ação de organismos decompositores. Dessa forma, nas florestas tropicais a ciclagem de nutrientes ocorre de forma muito rápida, possibilitando a manutenção da florestas exuberantes em solos pobres.
Resp.: E

A Amazônia é uma enorme floresta equatorial localizada na América do Sul e ocupa uma área de 7 milhões de km2. A região que abriga a Amazônia é caracterizada pela temperatura elevada, grande umidade atmosférica e enorme quantidade de rios; fatos que garantem que essa seja a maior floresta equatorial do mundo.

Apesar da exuberância apresentada pela floresta, os solos nos quais está fixada não possuem grande riqueza em nutrientes. Porém, nas margens dos rios podemos encontrar solos mais férteis, conhecidos como várzea. Nelas são acumuladas grandes quantidades de nutrientes trazidos pelas águas em períodos de cheias, especialmente vindos de áreas próximas à Cordilheira dos Andes. Ainda são encontrados solos férteis em restritas áreas da região da Amazônia, com destaque para os Estados de Rondônia e Acre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente. Além disso, outros fatores contribuem para o processo, como a temperatura, que permanece alta o ano todo; a enorme umidade relativa do ar presente na região e a restrita variação do clima. Tudo isso garante a sustentação da floresta.

Podemos afirmar que a serrapilheira sustenta a exuberância da floresta Amazônica, é uma fina camada de solo superficial formada a partir da decomposição de folhas, galhos, frutos, além de animais mortos, que formam uma rica matéria-orgânica. Isso acontece em um longo e complexo processo biológico, que então explica como, apesar de possuir um solo pobre, a floresta permanece sempre verde e exuberante.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "O solo da Amazônia é pobre em nutrientes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-solo-amazonia-pobre-nutrientes.htm. Acesso em 26 de novembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Por que os solos das florestas tropicais e pobre?

Na verdade, os solos das florestas úmidas são pobres em nutrientes porque estes não são armazedos neles por muito tempo. As pesadas chuvas que ocorrem na florestas úmida lavam os materiais orgânicos do solo.

Pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres no entanto esse fato é explicado pela?

No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela a) Profundidade do solo, pois, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.

Porque o solo das florestas tropicais e pobre em plantas rasteiras mais rico em bactérias e fungos?

Porque a vegetação densa impede a passagem da luz solar, o que acaba dando passagem à proliferação de bactérias e fungos, não restando, assim, a vegetação rasteira.

Porque os solos tropicais e temperados diferem nas taxas de regeneração de nutrientes?

Por que os solos tropicais e temperados têm taxas diferentes de regeneração de nutrientes? Os padrões de circulação de nutrientes diferem ao longo dos ecossistemas em parte porque os climas afetam a intemperização, as propriedades do solo e as taxas de decomposição dos detritos pelos micro-organismos.