Como termina o médico eo monstro?

O Médico e o Monstro e Outros Experimentos é um dos mais recentes lançamentos da Darkside Books, e se trata de uma coletânea de contos do autor escocês Robert Louis Stevenson. E o livro conta com oito histórias, e elas são: A Praia de Falesá, O Demônio da Garrafa, A Ilha das Vozes, O Apanhador de Corpos, Olalla, Markheim, Janet, a Entortada e fecha com chave de ouro com O Médico e o Monstro: o estranho caso do Dr. Jekyll e o Sr. Hyde. E é desse conto em especial que eu quero falar.

O Médico e o Monstro: o estranho caso de Dr, Jekyll e o Sr. Hyde

NARRADOR

Em primeira pessoa na maior parte do tempo. Em alguns momentos, a história se passa através do relato de cartaz, um artifício utilizado de forma muito comum na época do autor.

PRINCIPAIS PERSONAGENS

Utterson: protagonista e o narrador da história. Um advogado que está entre os melhores amigos do Dr. Jekyll. Ele é a primeira pessoa a olhar com suspeitas para a figura do Sr. Hyde e suas estranhas ações.

Lanyon: outro grande amigo do Dr. Jekyll, e ao lado de Utterson, faz parte de seu ciclo de confiança. Durante a trama, recebe uma carta de Jekyll, e nela contém informações que ele não gosta de maneira alguma.

Dr. Jekyll: médico e respeitado membro da sociedade. Um homem alto, de boa aparência e visto com muito carinho por seus amigos e seus empregados. Por esse motivo, essas pessoas começam a se preocupar quando ele apadrinha o Sr. Hyde.

Sr. Hyde: um homem de aparência estranha. Ninguém sabe de suas origens e quais motivos levam ao dr. Jekyll a proteger esse homem. Ele é um tanto quanto grosseiro em seus modos, a ponto de passar por cima de uma menina e não se capaz de prestar socorro. As pessoas quando o olham sentem desconforto e calafrios.

TEMPO E ESPAÇO

Os fatos são narrados cronologicamente (exceto pelas cartas do dr. Jekyll, que são lidos após muitos eventos terem ocorrido), e se passa na Inglaterra da era vitoriana do século XIX, época assim denominada pelo reinada da Rainha Vitória, entre 1838 e 1901. 

CLÍMAX E DESFECHO

O clímax da obra ocorre algumas páginas antes do desfecho. É no momento em que o advogado Utterson está prestes a desmascarar o Sr. Hyde. O desfecho se dá pela leitura das cartas que o dr. Jekyll havia deixado aos seus melhores amigos, revelando toda a verdade e a natureza por trás de seu relacionamento com o sr. Hyde.

OPINIÃO

Antes da leitura da obra, eu tinha a impressão que O médico e o Monstro se tratasse de uma história parecida com Frankenstein, mas é aí que se encontra o meu engano. Esse conto se trata de falar sobre a dicotomia que existe entre o bem e o mal, como eles podem andar lado a lado, e está dentro de cada um de nós. O autor retrata o bem no dr. Jekyll, como já citado, um homem de boa aparência e prestigiado pela sociedade inglesa, já o sr. Hyde, possui uma aparência estranha e causa mau estar nas pessoas. Fica bem claro que Stevenson retrata o bem como algo nobre, grandioso, e o mal como algo vil e baixo. Características muito bem colocadas em suas personagens.

Muitos estudiosos do pensamento e comportamento humano estudam essa grande questão entre o bem e o mal em nós. Sobre isso, eu concordo com linha de pensamento do filósofo inglês Thomas Hobbes. Em sua mais conhecida obra, Leviatã, ele utiliza a seguinte sentença: “O homem é o lobo do homem”, ou seja, o homem é o inimigo do próprio humano. Muitas vezes podemos nos considerar pessoas boas, mas acabamos fazendo algo que é capaz de trair o nosso próprio pensamento.

Como termina o médico eo monstro?

Livro cedido em parceria com a editora.


Como termina o médico eo monstro?

Título: O Médico e o Monstro e outros experimentos
Autora: Robert Louis Stevenson
Tradução: Paulo Raviere
Editora: Darkside Books
Ano: 2019
Páginas: 350
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Sinopse: Todos temos um lado pouco conhecido, secreto, por vezes maligno e até monstruoso. Raros, porém, são aqueles que dão vazão a esta faceta. O escocês Robert Louis Stevenson soube retratar, como poucos, este aspecto das personalidades múltiplas em sua novela gótica, O Médico e o Monstro, publicada originalmente em 1886, em Londres. Considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Frankenstein e Drácula, O Médico e o Monstro inspirou incontáveis traduções, adaptações, interpretações e homenagens ao longo das décadas. A DarkSide® Books, primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia, anuncia a peça que faltava para completar a tríade monstruosa e atemporal na coleção Medo Clássico: O Médico e o Monstro & Outros Experimentos é o livro que todo darksider sempre sonhou. Capa dura para proteger o material de elementos químicos destrutivos, tradução cuidadosa de Paulo Raviere para honrar o trabalho de Stevenson, ilustrações impecáves de Alcimar Frazão para explorar as nuances metafóricas dos personagens ― e, claro, uma seleção de contos perfeita para quem quer conhecer ou revisitar o talento inigualável de Stevenson. Além da curiosa história do advogado Gabriel John Utterson preocupado com o comportamento estranho do seu amigo Dr. Henry Jekyll, outros “experimentos” de Stevenson que flertam com o terror e o sobrenatural estão presentes neste volume. É o caso dos contos “Markheim”, “O Apanhador de Corpos”, “Olalla” e “Janet, a Entortada”), sem falar nos contos de mistério e aventura (“A Praia de Falesá”), e fantasia (“O Demônio da Garrafa”, “A Ilha das Vozes”). Nenhuma dessas narrativas, porém, pode ser resumida a um gênero e enquadrada em apenas uma categoria. Alguns deles estão entre os mais brilhantes exemplares de ficção de horror do século XIX. Como aponta o tradutor Paulo Raviere na introdução do volume: “ ‘O Apanhador de Corpos’ é inspirado no célebre caso de Burke e Hare, serial killers escoceses que matavam para fornecer cadáveres a um professor de anatomia. Em ‘Markheim’, conto de horror psicológico, Stevenson evoca alguns dos grandes assassinatos ingleses do século XIX para narrar o desespero de um homicida imediatamente após o seu ato. ‘Janet, a Entortada’ é exploração linguística que, se em primeiro plano conta uma história de possessão demoníaca, mais a fundo sugere quão terrível pode ser uma multidão assustada e supersticiosa, mal que afligira a Europa durante a Inquisição, e atualmente apenas mudou de forma. ‘Olalla’ é o soturno relato do enfermo que decide passar uma temporada na villa de uma nobre, porém decadente família espanhola.” A edição conta ainda com ensaio de Marcel Schwob sobre o autor, publicado originalmente em 1896. Stevenson foi um artista que, feito raro mesmo entre os autores clássicos, entrou para o imaginário da sua época e foi ao mesmo tempo um sucesso de público e da crítica especializada. Agora, o autor de um dos maiores clássicos do terror finalmente recebe o tratamento dark que merece.A coleção Medo Clássico se consolida a cada mestre que entra em sua casa, fazendo uma homenagem aos grandes nomes da literatura que já causaram pesadelos inenarráveis aos leitores, década após década. As edições monstruosas trazem ilustradores brasileiros convidados e tradutores que respiram e conhecem profundamente as obras, além de imagens inéditas, rascunhos originais e textos de apoio. Mary Shelley, Bram Stoker, H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson estão em casa.

O que acontece no final do livro O Médico e O Monstro?

De posse dos documentos, Utterson enfim descobre a verdade: Hyde e Jekyll eram a mesma pessoa. Jekyll revelou a verdade a Lanyon; o choque da revelação causou a doença e a morte do velho e honrado amigo.

Por que o Dr. Jekyll decidiu Suicidar

Henry Jekyll sempre acreditou que o ser humano tinha em si um lado naturalmente bom e outro naturalmente ruim, então criou um soro para testar a natureza humana e aplicou em si mesmo para testar se isto liberaria seu lado ruim.

Qual é o clímax do livro O Médico eo Monstro?

CLÍMAX E DESFECHO É no momento em que o advogado Utterson está prestes a desmascarar o Sr. Hyde. O desfecho se dá pela leitura das cartas que o dr. Jekyll havia deixado aos seus melhores amigos, revelando toda a verdade e a natureza por trás de seu relacionamento com o sr.

Qual é a metáfora do livro O Médico e O Monstro?

A mais comum é de que a história era uma metáfora à sexualidade reprimida de Dr. Jekyll. Mas logo o próprio Stevenson negou que a motivação de Hyde fosse sexual.