Dia da proclamação da republica

Dia da proclamação da republica

O Dia da Proclamação da República é um feriado nacional. O dia 15 de novembro é lembrado em todo o país, seja por meio de comemorações, homenagens ou até mesmo uma folga do trabalho.

Mas você sabe de fato o que é comemorado no dia 15 de novembro? Continue a leitura para entender!

Dia da proclamação da republica
Dia da Proclamação da República, 15 de novembro: entenda o que é comemorado. | Foto: Reprodução.

O que é comemorado dia 15 de novembro?

No dia 15 de novembro é comemorada a Proclamação da República no Brasil. Tudo aconteceu em 1889, quando o País deixou de ser uma monarquia para virar uma república.

Após o final da Guerra do Paraguai, a insatisfação com a monarquia atingiu níveis alarmantes. Os militares não se sentiam valorizados com seus salários baixos, poucas oportunidades de crescimento e falta de liberdade para expressar suas convicções políticas, enquanto grupos como cafeicultores paulistas e a Igreja Católica também deixavam clara sua infelicidade.

Paralelo a isso, a instauração da pauta abolicionista foi um fator que contribuiu ainda mais para o enfraquecimento do governo monárquico brasileiro.

Na década de 80, o clima no Brasil era de crise e polarização. Então, ao perder o apoio da igreja e dos escravocratas, que foram atingidos pelas pautas abolicionistas, a monarquia perdeu apoio e se enfraqueceu.

Na época, o regime ainda teve que lidar com os fatos de que a economia do País não ia nada bem e de que nem mesmo os próprios integrantes do governo entravam em um consenso sobre a sucessão da princesa Isabel e do Conde D’Eu ao trono.

Em 1889, no auge da crise política, grandes nomes do republicanismo se uniram em segredo com Marechal Deodoro da Fonseca, um militar que tinha muita influência naquele tempo, a fim que ele participasse do movimento.

O Dia da Proclamação da República

Então, no dia 15 de novembro, Deodoro liderou um levante militar que foi responsável por cercar o Gabinete Ministerial, além de tirar do cargo e prender o visconde de Ouro Preto. Entre outros acontecimentos, naquele dia a Proclamação da República foi feita oficialmente após um anúncio de José do Patrocínio, vereador do Rio de Janeiro na época.

A monarquia tentou resistir, mas no dia 17, 2 dias após o Brasil virar uma república, a família real fugiu do país.

Atualmente, os historiadores tratam esse acontecimento como um golpe, visto que aconteceu uma transição forçada de regime sem a participação popular.

Gostou de aprender mais sobre o feriado do dia 15 de novembro? Continue acompanhando a Novabrasil para mais conteúdos como este!

Desde 1949, 15 de Novembro é feriado nacional, regulamentado pela Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra. Para entender como funcionou o Movimento Republicano e sua importância até a atualidade, o g1conversou com dois professores de história.

'' A insatisfação do exército com o governo de Dom Pedro II atingia, na década de 1880, o nível máximo. Outras crises como a que envolveu a prisão dos bispos de Olinda e de Belém contribuíram para a erosão política da monarquia'', diz o professor.

A professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Cláudia Viscardi, diz que além da crítica vinda do exército, a monarquia sofreu pressão de outros grupos:

  • Fazendeiros contrários à abolição
  • Cafeicultores
  • Elite intelectual influenciada por ideologias europeias que apoiavam uma Republica liberal
  • Elite política que via na República a chance de ocupar o protagonismo que a organização monárquica impedia

''A geração começou a querer entrar para vida política e percebeu que, com as estruturas da monarquia, não conseguiria. Então, o discurso republicano tomou a frente na sociedade'', diz Cláudia Viscardi.

Reflexos da Proclamação da República até os dias atuais

Retrato do Marechal Deodoro da Fonseca por Henrique Bernardelli — Foto: Museu Histórico Nacional

Com a Proclamação da República, marechal Deodoro da Fonseca assumiu como primeiro presidente do Brasil. O país se tornou um Estado laico e o presidencialismo tornou-se o sistema de governo.

A organização da república tomou forma quando foi promulgada uma nova Constituição no ano de 1891. Cláudia Viscardi diz que, mesmo com as constantes ameaças à República e à democracia, a proclamação trouxe mais participação popular e garantiu uma política de massas.

''A República significa isso, pelo bem do povo e pelo bem público. Então, é preciso defendê-la e preservá-la", diz a professora.

Ditadura Militar

Dia da proclamação da republica

Os tempos sombrios da ditadura, que retirou os direitos básicos dos cidadãos

''Olhando retroativamente, podemos considerar que houve um erro de avaliação quando se decidiu não apurar os crimes de agentes do Estado durante o regime de exceção, como fez a Argentina. Isso, a meu juízo, deu razão para que as novas gerações ignorassem ou não considerassem graves os crimes cometidos pelo Estado entre 1964 e 1985 '', aponta o professor de História.

Para ele, até hoje os brasileiros não viram o cumprimento das promessas que os ideólogos da República enxergavam no final do século XIX.

VÍDEO: como começou o movimento de proclamação da República no Brasil

Dia da proclamação da republica

Movimento para proclamar a República começou bem antes de 15 de novembro de 1889

Leia mais notícias da região no g1 DF.

O que significa o dia da Proclamação da República?

O feriado da Proclamação da República é comemorado no dia 15 de novembro. A data lembra o momento que Marechal Deodoro da Fonseca rompe com a monarquia e se torna o primeiro presidente federativo do Brasil, implantando um governo republicano em 1889.

Por que Proclamação da República?

Resumo: por que aconteceu a Proclamação da República? A Proclamação da República aconteceu porque a elite brasileira estava insatisfeita com o reinado de D. Pedro II (1825-1891). Essa insatisfação pode ser notada em grupos importantes do cenário político nacional: militares, cafeicultores e a Igreja Católica.

Qual é a data da Proclamação da República?

15 de novembro de 1889Proclamação da República do Brasil / Data de inícionull