Diferença de pipeta graduada e volumetrica

O pipeta graduada É um tubo de vidro ou plástico reto que tem um estreitamento em uma extremidade, chamado ponta cônica, e na outra ponta tem um bocal. Eles são calibrados em pequenas divisões, de modo que diferentes quantidades de líquido podem ser medidas em unidades entre 0,1 e 25 ml.

Tem um pescoço largo, o que o torna menos preciso do que a pipeta volumétrica. Consequentemente, eles são usados ​​quando um volume de soluções é tomado, no qual a precisão não precisa ser muito alta. Eles são usados ​​em laboratórios para medir o volume ou transferir uma quantidade de líquido de um recipiente para outro.

Diferença de pipeta graduada e volumetrica

As pipetas graduadas são divididas em dois tipos: Pipeta de Mohr ou pipeta subterminal e serológica ou terminal. A diferença entre os dois é que, enquanto na pipeta de Mohr a graduação é ao longo do tubo terminando antes da ponta, no serológico atinge a ponta.

Índice

  • 1 Características da pipeta graduada
  • 2 usos
  • 3 Diferenças entre pipeta graduada e pipeta volumétrica
  • 4 Diferenças entre pipeta graduada e bureta
  • 5 Outros tópicos de interesse
  • 6 referências

Características da pipeta graduada

Entre as características mais relevantes das pipetas graduadas, estão as seguintes:

- Eles são feitos de plástico ou vidro borossilicato (pirex).

- Ao longo do corpo do tubo existem linhas que indicam o volume total. Estes têm números que indicam o volume de líquido na linha.

- Embora as unidades da pipeta graduada variem de 0,1 a 25 ml, os volumes mais frequentes nos laboratórios são: 0,5 ml, 1,5 ml, 5 ml e 10 ml.

- As especificações que indicam: seu volume máximo é impresso no gargalo da pipeta; o tamanho de suas divisões, representado como 1/10, 1/100; a temperatura de calibração; e uma legenda identificada como TD ou TC, pela sigla em inglês de Para entrega (ex) ou Para conter (in), que significa derramar ou esvaziar, respectivamente.

- Pipetas de volumes muito pequenos permitem uma medição razoavelmente precisa de fluidos, enquanto as pipetas de medições de volume maiores permitem uma medição menos crítica.

Usos

O uso de pipetas graduadas é geralmente dado em laboratórios de química, biologia ou medicina. Graças à sua escala graduada, esta pipeta é usada para medir diferentes volumes de líquidos.

O uso adequado destes corresponde ao conhecimento do instrumento e prática diária. Há algumas considerações gerais a serem levadas em conta:

- A maneira correta de segurar a pipeta deve ser conhecida. A melhor maneira é pegá-lo pelo terço superior, entre o polegar e o dedo médio.

- Eles têm uma graduação para determinar o volume, mas deve-se considerar que, para uma função de medição efetiva, a medição final (ou capacidade total da pipeta graduada) é mais precisa do que as medidas intermediárias. Portanto, a recomendação é escolher a pipeta de acordo com o volume exato a ser medido.

- A pipeta deve ser colocada a aproximadamente 6 mm do fundo do recipiente, a fim de coletar o líquido a ser medido.

- Não é aconselhável sugar o líquido com a boca para evitar riscos. Para tanto, utiliza-se a propipeta ou bomba, fechando com a ponta do dedo indicador o bocal ao atingir a medida necessária.

- O enchimento pode ser feito por outros meios, como ascensão ou injeção.

- Uma vez que o líquido esteja na pipeta, ele deve ser colocado em um ângulo de 10 a 20 °.

- Para liberar o líquido só precisa levantar o dedo indicador.

Entender as especificações da pipeta é de grande relevância, pois elas indicam a calibração. Por exemplo: a inscrição "1ml em 1/100 TD 20 ° C" em uma pipeta indica que está calibrada em divisões de 1/100, vazando até 1 ml com líquidos não superiores a 20 ° C.

Além disso, é comum que as pipetas graduadas também contenham a sigla "AS" inscrita no tubo, juntamente com as especificações. Este acrônimo geralmente está abaixo do volume da pipeta e indica a precisão da classificação: "A" significa precisão de nível mais alto e "S" significa entrega rápida.

Diferenças entre pipeta graduada e pipeta volumétrica

- A pipeta graduada tem uma escala graduada, enquanto a volumétrica tem capacidade.

- O uso da pipeta graduada permite medir o volume de vários líquidos de acordo com a faixa que esculpiu no corpo do mesmo. No caso da pipeta volumétrica, apenas um único valor pode ser medido.

- A precisão de uma pipeta volumétrica é maior que a da pipeta graduada.

Diferenças entre a pipeta graduada e a bureta

A bureta é um instrumento de medição para o volume de líquido. Consiste em um cilindro de vidro longo e aberto na parte superior com uma torneira na parte inferior, para evitar que o líquido escape.

Possui uma série de marcas volumétricas que permitem ao usuário obter apenas a quantidade de líquido ou gás desejada em um processo de laboratório específico.

As diferenças entre a pipeta graduada e a bureta estão nos seguintes aspectos principais:

- As pipetas graduadas são usadas apenas para medir líquidos, enquanto as buretas medem líquidos ou gases.

- Ao ter uma torneira, a estrutura da bureta é diferente da da pipeta graduada. Essa chave permite uma liberação menos precisa do que a gerada pela pipeta volumétrica.

- As buretas podem conter líquidos de 10 a 40 ml. Em contraste, as pipetas graduadas admitem quantidades menores.

- No caso da bureta, as medições são feitas de cima para baixo. Consequentemente, a diferença entre o volume inicial e final é igual à quantidade total do líquido ou solução.

Outros tópicos de interesse

Pipeta sorológica.

Pipeta Beral.

Pipeta volumétrica.

Referências

  1. Dicionário online de biologia._ Pipeta graduada._ Extraído de biology-online.org.
  2. Generalic, Eni. "Pipeta graduada." Dicionário e Glossário de Química Croata-Inglesa._ Retirado de: periodni.com
  3. Marienfeld-Superior._ Pipetas graduadas, vidro._ Extraído de marienfeld-superior.com
  4. Qual é a diferença entre Pipetas TD e TC? Retirado de westlabblog.wordpress.com
  5. Contribuidores da Wikipédia._ Pipeta graduada. Na Wikipedia, a enciclopédia livre. Retirado de wikipedia.org

Qual a diferença da pipeta graduada é volumétrica?

A principal diferença entre pipeta volumétrica e pipeta graduada é que podemos medir apenas um determinado volume com uma pipeta volumétrica, enquanto podemos medir uma variedade de volumes com uma pipeta graduada.

O que é mais preciso pipeta Volumetrica ou graduada?

A pipeta volumétrica - também designada de pipeta de volume único - é a rainha da precisão. Bate todos os outros instrumentos de laboratório quanto à precisão nas medições.

O que é pipeta Volumetrica?

Uma pipeta volumétrica é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado que apresenta uma zona central mais larga e que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos.

Qual é a função do pipeta graduada?

Uma pipeta graduada é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado, com secção uniforme que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos. Estas pipetas apresentam uma escala que permite efetuar a medição de frações do seu volume total.