Dor no dente quando come doce

Comeu algum alimento doce e sentiu aquela dor no dente? Se você sente isto, há possibilidade de que você tenha: uma exposição da raiz dental, alguma infiltração na restauração do dente ou mesmo uma cárie. Isto significa que o seu dente está com proteção baixa frente a moléculas danosas da cavidade bucal! E os canalículos encontrados na dentina dentária (onde há comunicação com a polpa dental que possui inervação) encontram-se expostos!

Geralmente isso ocorre com a ingestão de alimentos ácidos, açúcar e até mesmo sal. Se você sente isso, procure o seu dentista para o mesmo avaliar sua situação e sugerir a terapia mais adequada ao seu caso!

Dr. Guilherme Camera – CRO 25153

Clínico Geral – Atende junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de Ibirubá e na Clínica Lótus

Fone 3324-6532

Se você costuma sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas gelados ou quentes, seus dentes podem ser mais sensíveis que o normal. Algumas pessoas ainda têm essa sensação ao ingerir doces ou até na hora da escovação.

Segundo o cirurgião dentista Ronaldo Hirata e o periodontista Marcio Zaffalon Casati, o esmalte do dente é extremamente mineralizado e quase impermeável. Porém, se essa proteção é removida por alguma razão (fratura, bruxismo, acidente, restauração quebrada ou infiltrações por bactérias) e a dentina fica exposta, o paciente pode apresentar sensibilidade.

Na dentina, existem os túbulos dentinários, pequenos canais que ligam a polpa dental (região com vários nervos) à porção externa da dentina, que pode estar recoberta por cemento (na raiz) ou esmalte (na coroa). Caso o esmalte ou o cemento esteja ausente, os estímulos de quente e frio chegam até o nervo, provocando dor.

O mais importante é descobrir o fator causador da sensibilidade para tratar o problema. Se for cárie, é preciso fazer uma restauração; se for fratura, arrumar o dente. No caso de retração gengival, converse com seu dentista para avaliar o melhor tratamento.

Os especialistas também destacaram que há no mercado pastas para dentes sensíveis. Esses cremes preenchem os túbulos dentinários ou bloqueiam a ação do nervo.

Clareamento x sensibilidade
O clareamento nos dentes pode provocar sensibilidade local, porque o produto mais usado atualmente (peróxido de hidrogênio) se difunde e movimenta os fluidos que ficam nos túbulos dentinários. Alguns peróxidos são mais ácidos e desmineralizam a superfície do dente, podendo abrir ainda mais essa passagem.

Dentre todas as substâncias já pesquisadas, os peróxidos são considerados os oxidantes mais efetivos e com menor potencial de efeitos colaterais.

O efeito nos dentes é exatamente o mesmo da água oxigenada nos cabelos e pelos do corpo. A diferença é que a substância aplicada nos dentes é em gel e tem uma concentração maior. Quanto mais escuras as manchas dos dentes, mais difícil de clareá-las. E os dentes têm uma limitação de cor, razão pela qual o branco desejado depende muito disso

Moldeira
Existem produtos para usar durante o dia que têm um tempo menor de atuação: 30 minutos. E há os indicados para a noite, com ação de 3 a 5 horas e menor concentração.

Laser
Nesse tratamento, usa-se um gel com concentração maior de peróxido, o que reduz o tempo de efetivação, que é de 30 ou 40 minutos. O calor da luz do laser serve para acelerar o clareamento.

O clareamento caseiro leva de duas a quatro semanas e o a laser demanda geralmente duas ou três sessões no consultório.

Entre os produtos que provocam manchas superficiais nos dentes estão café, cigarro, vinho tinto e uma infinidade de corantes usados no dia a dia. Antibióticos podem causar manchas profundas, e refrigerantes demais desgastam o esmalte dental.

Fonte: G1

Para muitas pessoas, fazer compras para uma grande refeição é uma tradição semanal, o ponto central de uma reunião no feriado ou até mesmo uma recompensa depois de um treino extenuante. Mas tradição ou recompensa em excesso podem prejudicar a força dos dentes, e ninguém gosta do desconforto resultante da sensibilidade dentinária. Essa sensação pode indicar diversos fatores, que muitas vezes levam as pessoas a se perguntar: Meus dentes são sensíveis ao açúcar? Saiba o que é a sensibilidade dentinária e conheça alguns de seus sintomas:


Sensibilidade dentinária

Sensibilidade dentinária é o termo simplificado para hipersensibilidade dentinária radicular. A doença periodontal e a retração gengival são as duas maiores responsáveis pela sensibilidade dentinária: quando a dentina na raiz de um dente fica exposta, é porque perdeu seu revestimento protetor de esmalte. A dentina desprotegida permite que alimentos, placa e ácidos entrem em contato com o nervo dos dentes, causando irritação. Isso pode resultar em dor de dente.

Além disso, é um problema facilmente identificável. Se alimentos e bebidas doces, ácidos, quentes ou frios causarem desconforto ao contato, talvez você tenha dentes sensíveis. Outro sintoma é a mesma sensação resultante da aspiração de ar muito frio, que pode ir e vir. Infelizmente, é um problema bastante comum. Aproximadamente metade da população já teve sensibilidade dentinária uma vez ou outra.


Efeitos do açúcar nos dentes

Embora as guloseimas açucaradas costumam nos dar tanto prazer, elas podem danificar os dentes desgastando o esmalte protetor. Alimentos doces - geralmente aqueles ricos em açúcar - são uma das causas da sensibilidade dentinária. Os doces que tantas pessoas desejam são cheios de carboidratos fermentáveis, que se combinam com as bactérias no interior da boca para formar ácidos. Esses ácidos contribuem para a erosão do esmalte. E quanto maior o teor de açúcar no alimento, maior é a produção de ácido. A cárie dentária é o resultado final da redução do esmalte e, por acaso, quando você continua a consumir esses alimentos, esse mesmo sabor açucarado pode desencadear a dor que ele criou.


Remédios para dentes sensíveis

Se você suspeitar que seus dentes são sensíveis ao açúcar, existem passos que você pode seguir para neutralizar o efeito. Em primeiro lugar, pratique a higiene bucal adequada. Use um creme dental específico para dentes sensíveis, para mantê-los limpos sem irritar o esmalte mais ainda. Escove os dentes e use o fio dental após as refeições no trabalho, mantendo uma escova e um creme dental na gaveta da sua mesa. Considere usar seu kit de viagem para essa finalidade.

Outra dica é mudar seus hábitos alimentares. Substitua lanches como biscoitos e doces por frutas e vegetais saudáveis e deliciosos. O mesmo vale para o que você bebe; substitua os refrigerantes cheios de açúcar por água para afastar constantemente as bactérias famintas por açúcar. Mastigar um chiclete sem açúcar é outra alternativa que proporciona o prazer do sabor doce sem os efeitos nocivos do acúmulo de açúcar na boca. No entanto, se você acha que sua sensibilidade ao açúcar é um problema crônico, consulte o dentista.

Isso não significa que você não pode se dar ao luxo de comer um doce ocasionalmente. Quem não gosta de um pedaço de bolo de vez em quando? Mas lembre-se, tudo é melhor com moderação.

Quando o dente dói quando come doce?

Alimentos doces - geralmente aqueles ricos em açúcar - são uma das causas da sensibilidade dentinária. Os doces que tantas pessoas desejam são cheios de carboidratos fermentáveis, que se combinam com as bactérias no interior da boca para formar ácidos. Esses ácidos contribuem para a erosão do esmalte.

É normal comer chocolate e doer o dente?

“Após o desgaste do esmalte, o qual protege o dente dos estímulos externos, há uma exposição da dentina causando uma sensibilidade ao mastigar ou comer alimentos doces, como o chocolate”, explica Kalina. Entretanto, esse doce favorito não precisa ser evitado.

O que fazer para aliviar a dor da sensibilidade dos dentes?

Como Aliviar a Sensibilidade nos Dentes?.
1 – Evitar alimentos e bebidas ácidas. ... .
2 – Não usar cremes dentais abrasivos. ... .
3 – Prevenir ou eliminar placas bacterianas. ... .
4 – Prevenir ou tratar cáries. ... .
5 – Não usar força ao escovar os dentes. ... .
6 – Usar cremes dentais específicos para sensibilidade..

O que comer quando está com sensibilidade nos dentes?

Opte apenas pelo azeite e sal para evitar o choque nos dentes sensíveis. Em vez de comer e ir direto escovar os dentes, vale mascar uma goma sem açúcar. Isso estimulará o fluxo salivar, que neutraliza a acidez da boca.