É normal sentir muito calor na menstruação

 É cada dia maior a expectativa de vida em todo o mundo, e com o avanço da idade é comum também o avanço dos problemas inerentes a ela. Para as mulheres, o envelhecimento pode vir acompanhado de problemas extremamente desagradáveis em decorrência do chamado climatério.

O climatério ocorre em virtude do esgotamento dos folículos ovarianos, que provoca a progressiva diminuição da produção de estrógeno. Ele pode ser definido como a fase de transição entre o período reprodutivo da mulher e a fase em que ela não pode mais se reproduzir. Normalmente o processo inicia-se em torno dos 35 a 40 anos e pode durar, em média, 20 anos.

Como sabemos, os ovócitos são produzidos na mulher ainda durante o desenvolvimento embrionário. Ao chegar à adolescência, eles começam a ser liberados a cada mês durante o ciclo menstrual até que ocorra o completo esgotamento folicular. Com isso os níveis de estradiol diminuem e iniciam-se as manifestações em decorrência desse decréscimo.

Entre os principais sintomas do climatério destaca-se os fogachos ou ondas de calor. A mulher começa a sentir um aumento exagerado da sua temperatura corporal, provavelmente porque os níveis de estradiol afetam o centro regulador da temperatura. Ao sentir os fogachos é comum a mulher começar a suar, sentir palpitações e dores de cabeça. Esses sintomas afetam diretamente a vida da mulher que pode ficar até mesmo impossibilitada de realizar suas atividades diárias.

Outro problema relacionado com o climatério é a vida sexual. Nesse período observa-se que a vagina começa a apresentar uma menor lubrificação e a parede vaginal se torna mais enrijecida. Isso faz com que a mulher sinta dores antes e após a relação sexual, fazendo com que muitas evitem as atividades sexuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, a osteoporose e o risco de doenças cardiovasculares aumentam em decorrência da queda hormonal apresentada no climatério. Apesar de muitas relatarem um aumento acentuado no peso, ainda não se compreende completamente o mecanismo e a relação com o hipoestrogenismo.

Todas essas modificações na qualidade de vida podem culminar em depressão e irritabilidade. Encarar o envelhecimento e todas as mudanças no corpo pode ser muito difícil para a mulher, que muitas vezes necessita até mesmo de ajuda psicológica. Outro ponto que merece destaque é a sexualidadeque está diretamente relacionada com a qualidade de vida e é uma das maiores reclamações das pacientes.

Uma das principais formas de tratamento dos sintomas do climatério é a reposição hormonal. Entretanto, vêm se observando uma redução nesse tipo de terapia, uma vez que estudos demonstraram que ela poderia estar relacionada com eventos trombóticos e câncer de mama. Sendo assim, antes de recomendar qualquer terapia, o médico deverá avaliar o risco/benefício dos hormônios para cada paciente.

Exercícios físicos podem gerar resultados positivos para mulheres climatéricas, uma vez que melhoram o humor e diminuem os sintomas desagradáveis. Além disso essas atividades regulares fortalecem a musculatura, aumentam a densidade óssea, diminuem a gordura corporal, além de diversos outros benefícios. A alimentação saudável também é um ponto importante na melhora do quadro clínico do climatério.

É importante que a mulher enfrente essa fase de sua vida com muita disposição e compreenda que o climatério não é nenhuma doença. Apesar dos incômodos gerados, é uma fase natural da vida da mulher e deve ser encarada de maneira positiva, tanto por ela como pelo parceiro e amigos.

Várias mudanças no corpo podem ser sentidas pela mulher nesse período

Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida tem origem nos folículos (células germinativas) dos ovários, já presentes no nascimento. Quando a mulher nasce, tem em média 1 a 2 milhões desses folículos, mas a cada ciclo menstrual, ela perde parte dessas células, tanto que na primeira menstruação tem cerca de 400 mil folículos, número bem menor que o presente nos momentos iniciais da vida.

Quando o número de folículos acaba, a mulher não produz mais óvulos, o que leva a uma queda hormonal e ao fim da fase reprodutiva. Isso porque na formação dos óvulos, os folículos são os principais responsáveis pela produção dos hormônios. Com o fim desse processo, eles diminuem de forma drástica. Contudo, antes da menopausa, o organismo dá dicas de que ela pode estar próxima. Essa fase que antecede a última menstruação da mulher é conhecida como climatério.

Climatério x Menopausa

Todas as mulheres devem passar pela menopausa, mas nem sempre é fácil identificar que esse momento está próximo. Para entender melhor essa fase, é importante esclarecermos que a menopausa corresponde a última menstruação da mulher e se instala após o fim definitivo dos períodos menstruais.

Antes do fim desse estágio, o momento é chamado de climatério, ou seja, é caracterizado pela transição fisiológica que separa a fase reprodutiva e não reprodutiva da mulher.  Assim, o climatério abrange toda essa transição do período produtivo para o não produtivo, indo até a última menstruação. Nesse tempo (que pode levar anos) a mulher começa a sentir mudanças no seu corpo, indicando a chegada da menopausa.

1. Menstruação irregular

O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês. Isso porque a baixa hormonal impede que o útero se prepare regularmente para uma possível gravidez, fato que interfere diretamente na menstruação. Contudo, há exceções e algumas mulheres apresentam um ciclo regular até a menopausa.

2. Ondas de calor

Esse sintoma é um dos mais relatados pelas mulheres. As ondas surgem de forma inesperada e causam crises de calor, atingindo especialmente a parte superior do tronco, o pescoço e o rosto. Por vezes, a pele da face fica avermelhada e a mulher começa a suar excessivamente, devido a intensidade de calor. Geralmente a sensação dura entre meio e cinco minutos e pode ocorrer com frequência durante mais de um ano, em algumas mulheres, por mais de cinco anos.

É normal sentir muito calor na menstruação

3. Oscilações de humor

Nesta fase também pode ser observado algumas mudanças de humor repentinas. O motivo é que os hormônios responsáveis pelo funcionamento do sistema nervoso central são exatamente o estrógeno e a progesterona, que fica em baixa na menopausa. Sensação de irritabilidade, melancolia, ansiedade e choro são outros sintomas que podem se manifestar nessa fase.

4. Mudanças urogenitais

Há diversas alterações urogenitais na mulher, essas incluem dificuldade em esvaziar a bexiga, incontinência urinária e infecções que atingem a bexiga e a uretra com frequência. Além disso, ela pode sentir diminuição na libido, ressecamento vaginal e dor na relação sexual.

5. Alterações do sono

O estrogênio também está relacionado à regulação do sono da mulher. Por isso, é possível que ela sinta dificuldade para dormir como antes. As ondas de calor também interferem, já que podem ocorrer durante a noite e atrapalhar o momento de descanso. Se a mulher perceber que seu sono já não é o mesmo, é importante buscar cuidar do problema, já que se a insônia eventual persistir pode se tornar crônica.

Tratamento

Para aliviar os sintomas, a mulher pode recorrer a terapia de reposição hormonal. Mas  a indicação deve ser feita por um médico, o qual irá avaliar a paciente, levando em conta quais são as alterações de comportamento, o momento de vida em que se encontra, entre outros fatores.

Uma rotina saudável que inclui boa alimentação, atividade física regular, bem como hábitos de não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também pode ajudar a minimizar os sintomas desconfortáveis.

Você está passando por essa fase? Conte aqui como lida com os sintomas.

Leia também: Endometriose: como identificar a doença?

É normal sentir calor na menstruação?

Sim, a temperatura corporal basal normalmente tem um aumento discreto no dia da ovulação, que coincide com o meio do ciclo e com o período que geralmente se iniciam os sintomas da TPM.

O que pode causar o excesso de calor?

O calor alto dilata as artérias, o que deixa mais espaço para a circulação do sangue diminuindo a pressão. A pressão muito baixa pode impedir que o sangue chegue a todos os órgãos. Mas, as temperaturas elevadas também podem aumentar a espessura do sangue, elevando a pressão e a frequência cardíaca.

Porque a temperatura aumenta na menstruação?

Quando um óvulo é liberado, o corpo começa a produzir progesterona, que aumenta a sua temperatura corporal. Assim, sua temperatura corporal basal (TCB) aumenta depois que você ovula, e monitorar esse fenômeno pode ser uma forma de constatar a ovulação.

É normal sentir frio e calor na menstruação?

Em geral, os fogachos aparecem de repente, provocando um calor grande na região da cabeça, pescoço e peito, mesmo em ambientes frios. Os fogachos são causados pela dilatação abrupta dos vasos sanguíneos. Com isso, logo após o calor, a mulher pode sentir frio ou suar intensamente.