É um método de desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado é resolvido?

Ano: 2012

Banca: IADES

Instituição: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

  • Matéria
  • Administração Geral

  • Assuntos
  • Gestão de Pessoas

Em relação aos métodos de desenvolvimento de pessoas,

citados por Chiavenato (2010), assinale a alternativa incorreta.

  • A “rotação de cargos” permite o aumento das experiências coletivas e estimula o desenvolvimento de novas ideias

  • Os “exercícios de simulação” incluem estudos de casos, jogos de empresas, simulação de papéis (role playing) e outros.

  • O “treinamento fora da empresa”, é uma tendência recente de treinamento, muitas vezes relacionado com a busca de novos conhecimentos, atitudes e comportamentos, que não existem dentro da organização.

  • “Estudo de casos” é um método de desenvolvimento, no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional, para ser analisado e resolvido.

  • “Jogos de empresas” são técnicas de desenvolvimento nas quais, equipes de funcionários ou de gerentes, competem umas com as outras, tomando decisões computadorizadas, a respeito de situações reais ou simuladas de empresas.

Resolva mais questões de Gestão de Pessoas...

A respeito da avaliação de ações de treinamento, julgue o próximo item.

As avaliações de aprendizagem permitem reconhecer e medir a aquisição ou o aprimoramento de habilidades, sendo recomendado realizar uma dessas avaliações antes do programa de capacitação e outra após a execução do programa, o que consiste no recurso conhecido como pré e pós-teste, que pode ser realizado por meio de testes escritos, provas e simulados.

  1. Certo
  2. Errado

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

A educação é direcionada à atuação do funcionário no cargo atual, já o treinamento prepara os indivíduos para que desempenhem atividades em um futuro breve.

  1. Certo
  2. Errado

Texto associado.

No processo de capacitação de servidores de uma organização, os conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos.

O analista administrativo constitui exemplo de mecanismo.

  1. Certo
  2. Errado

Última Atualização 19 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: O método de desenvolvimento de pessoas no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido é: estudo de caso.

QUESTÃO CERTA: O desenvolvimento das pessoas pode ocorrer no cargo ou fora do cargo. A técnica ou método de desenvolvimento de pessoas que permite diagnosticar um problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão é o: estudo de casos.

Segundo Chiavenato (2004), estudo de caso é um método de treinamento e desenvolvimento no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido. Trata-se de uma técnica que permite diagnosticar um problema real e apresentar alternativas de solução, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão.

EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (IF-TO 2017)

Sobre desenvolvimento de pessoas, existem vários métodos que são utilizados. Analise os itens abaixo.

I. Rotação de cargos está relacionado com a movimentação das pessoas em várias posições na organização, no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades.

II. A rotação de cargos pode ser apenas horizontal

III. Estudo de casos é um método de desenvolvimento, no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser por consequência analisado e resolvido.

Podemos afirmar que:

A) apenas a afirmativa I é falsa.

B) apenas a afirmativa III é verdadeira .

C) apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

D) apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

E) todas as alternativas são verdadeiras.



Oi galera! Vai aí um aviso importante nesse momento que estamos vivendo.

Com tanta gente usando a internet, o número de roubos e ameaças aumentaram muito, tem muita gente perdendo dinheiro e tendo seus dados pessoais roubados.

Para evitar isso, sugiro que todos tenham uma boa proteção!

A muitos anos eu uso um antivírus muito bom que protege meu computador, tablet e celular. Aproveitei pra instalar pra minha esposa e pros meus pais também, assim é certeza que todos estão protegidos!

Eu uso o Kapersky há mais de 10 anos e posso garantir a qualidade dele.
Se adquirir, também vai estar nos ajudando no desenvolvimento do site!

Clique aqui para saber mais!