Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual a massa total dos produtos

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Ouça este artigo:

“A química moderna assim explica: há uma combinação das substâncias e não uma decomposição. Contudo, esse ponto era ignorado pela Ciência de antes do século XVII, que dava maior ênfase aos aspectos qualitativos, desprezando as quantidades”1. A Lei da Conservação de Massa entre reagentes e produtos foi proposta por volta de 1775 por Antoine Laurent Lavoisier e é popularmente enunciada da seguinte maneira: na natureza, nada se perde e nada se cria, tudo se transforma.

Lavoisier formulou essa lei depois de realizar uma experiência com óxido de mercúrio (reagente), o qual, antes de ser submetido ao aquecimento, teve sua massa determinada.

Quando colocado em um sistema fechado; mediante o aquecimento desse reagente, Lavoisier obteve mercúrio e oxigênio (produtos), que, ao final da reação, também tiveram suas massas quantificadas.

Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual a massa total dos produtos

Lavoisier “repetiu a experiência muitas vezes, provocou outras reações, medindo sempre com balanças a massa das substâncias a serem testadas, e a massa dos produtos obtidos”1. Em função desta e de várias outras experiências, concluiu então que:

Num sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos

Essa foi a primeira das leis das combinações químicas ou leis ponderais e, a partir dela, outras foram surgindo para explicar as regularidades que ocorrem nas combinações químicas, como por exemplo a Lei de Proust e a Lei de Graham.

A lei da conservação de massas pode ser demonstrada laboratorialmente, sem a necessidade de maior sofisticação instrumental, conforme descrição abaixo:

1. Colocar 10 mL de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 0,20 M no interior de um erlenmeyer. Adicionar algumas gotas de fenolftaleína. Haverá formação da coloração rósea característica.

2. Introduzir 10 mL de ácido clorídrico (HCl) de concentração0,21 M em um tubo de ensaio. Depositar cuidadosamente esse tubo no interior do erlenmeyer de maneira que fique apoiado.

3. Fechar o erlenmeyer com uma rolha apropriada e levar o conjunto a uma balança. Anotar a massa inicial.

4. Inclinar cuidadosamente o erlenmeyer fechado a fim de permitir a saída do HCl contido no tubo de ensaio, que reage ao entrar em contato com o NaOH presente no erlenmeyer, alterando a coloração da solução, de acordo com a equação de neutralização abaixo:

HCl(aq)  +  NaOH(aq)  →  NaCl(s)  +  H2O(l)

5. Levar novamente o conjunto à balança. Anotar a massa final e comparar com a inicial.

O experimento descrito acima permite observação da conservação de massa entre reagentes e produtos na ocorrência de uma reação química, identificada neste caso pela mudança de coloração, conforme afirmara Lavoisier.

Referências:
1. http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htm
FELTRE, Ricardo, Química Geral, Vol. I, Ed. Moderna, 6° Ed., São Paulo/SP, 2004.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/conservacao-de-massa-experimental/

Você já deve ter ouvido aquela famosa frase: “Na natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma.” Você lembra o significado químico dessa frase de Lavoisier? Vamos relembrar?

Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma. Você lembra desta frase, com certeza. Ela é o Postulado De Antoine Lavoisier, que entrou para a história das ciências. Veja:

Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisierem homenagem ao seu criador.

Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual a massa total dos produtos
Esse cientista foi considerado o pai da química moderna. 

Os estudos experimentais realizados por Lavoisier que levaram-no a concluir que, numa reação química que se processe num sistema fechado, a massa permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos:

m(reagentes) = m(produtos)

Assim, por exemplo, quando 2 gramas de hidrogênio reagem com 16 gramas de oxigênio verifica-se a formação de 18 gramas de água; do mesmo modo, quando 12 gramas de carbono reagem com 32 gramas de oxigênio ocorre a formação de 44 gramas de gás carbônico.

Através de seus trabalhos, Lavoisier pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como lei da conservação das massas ou lei de Lavoisier:

“Numa reação química que ocorre num sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação”.

Ou ainda, filosoficamente falando:

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Resumo Gratuito da Lei de Lavoisier

Antes de ver alguns exemplos confira o resumo simples e rápido da Lei de Lavoisier e Proust com o prof. Sobis, do canal Curso Enem Gratuito

Muito bom este resumo. Conseguiu entender? Veja como funciona a Lei de Lavoisier e  fique ligado! Cai nas provas dos vestibulares e no próximo Enem.

Se colocarmos 65 g de zinco dentro de um vidro contendo 98 g de ácido sulfúrico e em seguida fecharmos o vidro, ocorrerá uma reação química entre as duas substâncias e haverá formação de sulfato de zinco e desprendimento de hidrogênio. A massa do A massa do sulfato de zinco somada com a massa do hidrogênio desprendido será de 163 g.

Repare que na reação não houve ganho nem perda de massa, o que ocorreu foi a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.

Que tal você ver um exemplo sobre a lei de Lavoisier que o blog do Enem preparou para você mandar bem na prova de química dos vestibulares e do Enem? Vamos nessa!

Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier, determine a massa do outro produto dessa reação, o cloreto de magnésio.

Resolução:

A massa formada de cloreto de magnésio é de 95 g, pois:

Ácido clorídrico + hidróxido de magnésio → cloreto de magnésio + água
73 g                         58 g                                          x                     36g

Pela Lei de Lavoisier, temos que a massa total dos produtos é igual à massa total dos reagentes. Desse modo, temos: 73 + 58 = x + 36
x = 95 g

Agora veja um desafio sobre a lei de Lavoisier para você! Vamos lá!

Duas substancias, uma com 15g de massa e outra com 13g, reagiram entre si num sistema fechado. Da reação surgiram dois produtos: um gasoso, outro sólido. Sabendo-se que o produto sólido tem massa de 10g, calcula a massa do gás que se desprendeu da reação.

Resposta: 18g

Resumo Gratuito sobre a Origem da Química

Veja agora um resumo bem legal sobre A Origem da Química. É do canal Curso Enem Gratuito.

Gostou? Muito legal, mesmo!

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html
Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem

Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual a massa total dos produtos

Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

Qual é a massa total dos reagentes?

LEI DE LAVOISIER “Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos”.

Qual é o princípio da Lei de Lavoisier?

Resumo sobre a lei de Lavoisier A lei de Lavoisier é também conhecida como a lei da conservação de massas. Segundo ela, em um sistema fechado, a massa dos reagentes de uma reação química é igual à massa dos produtos.

Como comprovar a lei de Lavoisier?

Para chegar nessas conclusões, Lavoisier utilizou balanças precisas envolvendo diversos elementos em recipientes fechados. As massas totais dos elementos não variavam antes (reagentes) e depois da reação (produtos), permanecendo constantes.

Qual é a Lei da Conservação da massa?

“Num recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”