Instrumentos a utilizar na tomada de medidas

Artigos

Em Qualidade, Vendas

Texto por Neville Marcelo Barbosa Fusco, Me. Eng.

Introdução

O instrumento de medição é a parte mais importante do processo de medição e a seleção de um instrumento de medição é uma tarefa que deve ser realizada cuidadosamente. Caso a seleção do instrumento seja realizada de forma inadequada, os resultados de medições obtidos podem fornecer uma informação errada, levando a tomada de decisões incorretas.

Como selecionar o instrumento adequado ao meu processo ou produto? Este artigo apresenta algumas considerações que devem ser observadas durante a seleção e aquisição de um instrumento de medição para uma determinada tarefa.

A resolução

O primeiro requisito de medição a ser observado é a resolução ou valor de uma divisão de um instrumento de medição. A resolução é a menor indicação que pode ser observada no instrumento, por exemplo, em um termômetro digital a indicação do valor medido é realizada de 1ºC em 1ºC, assim a resolução do termômetro é de 1ºC.

Instrumentos a utilizar na tomada de medidas

Para que a variabilidade do processo possa ser observada é necessário que a resolução do instrumento de medição seja adequada. Por exemplo, se tentarmos utilizar o termômetro acima para medir um processo de (20 +/- 1)ºC, poderíamos ter um sério problema de confiabilidade no resultado e um alto grau de risco em obter medições erradas.

Utilizando o termomêtro acima somente conseguimos medir os seguintes valores: 19 ºC, 20ºC e 21ºC, ou seja, apenas 3 resultados possíveis. Essa é uma informação pouco útil e que não nos permite conhecer a variação do processo. Com um termômetro com resolução de 0,1ºC podemos medir muito pontos dentro do processo: 19,1ºC, 19,2ºC, 19,3ºC, 19,4ºC,19,5ºC, etc, ou seja, mais de 20 resultados possíveis e uma informação útil para conhecermos a variação do processo.

É recomendável que a resolução do instrumento de medição seja de 1/10 da tolerância do processo. Para o exemplo acima, temos uma tolerância do processo de +/- 1 ºC e a resolução recomendada é de 1/10 = 0,1 ºC. Assim o termômetro da figura não atende o processo e não deve ser adquirido para medir o processo de (20 +/- 1)ºC. A razão mínima recomendada entre a resolução e a tolerância do processo é de 1/5.

A faixa de medição

A faixa de medição, corresponde a faixa que o instrumento é capaz de medir com um nível de precisão informado pelo fabricante. A seleção do instrumento de medição com a faixa de medição adequada é fundamental para conseguirmos medir com um nível de erro e precisão adequados.

Por exemplo, em um processo de preparação de um produto é necessário realizar a pesagem de uma matéria prima. Em acordo com esse processo é necessário apenas 10 g dessa matéria prima. Uma balança com indicação de 3 kg foi utilizada, entretanto o fabricante informa que a faixa de medição é de (0,02 a 3) kg. O fabricante garante a precisão dentro da faixa de 20 g até 3kg. Abaixo da faixa de 20g o erro relativo pode ser considerado significativo.

Instrumentos a utilizar na tomada de medidas

É recomendável que o valor a ser medido, no exemplo 10 g, esteja entre 10% a 90% da faixa de medição do instrumento. Assim, para a medição de 10 g é ideal que a balança tenha uma faixa de medição capaz de medir 10 g com precisão, por exemplo, uma faixa de medição de (0,2 a 200)g.

A precisão e o erro máximo

Uma das informações fornecida por um bom fabricante de instrumentos de medição é sua precisão ou erro máximo. A precisão, em acordo com VIM, refere-se a capacidade do instrumento de medição em repetir seus resultados. O erro máximo é a soma de todos os erros de um instrumentos de medição, como por exemplo: erro de zero, erro de linearidade, erro de histerese, precisão, etc. Infelizmente é incomum um fabricante declarar essa informação de forma completa e detalhada, assim para conhecer o erro de medição do seu instrumento é necessário enviar para calibração.

É comum encontrarmos divergências nesses conceitos pelos fabricantes e algumas vezes também encontrarmos o termo exatidão com um valor declarado, o que pelo VIM é incompatível, pois exatidão é um termo qualitativo e não quantitativo.

Assim, ao selecionarmos um instrumento de medição devemos considerar, pelo menos, a precisão informada pelo fabricante. A precisão informada pelo fabricante deve ser coerente com a tolerância do processo para minimizar os riscos de problemas com os resultados de medição. Por exemplo, no caso de transporte de medicamentos e vacinas é comum a utilização de embalagens e câmaras frias que devem manter a temperatura na faixa de 2ºC a 8ºC, ou seja, a tolerância do processo de armazenamento ou transporte é de (5 +/- 3) ºC.

Instrumentos a utilizar na tomada de medidas

É recomendável que a precisão do instrumento de medição seja de 1/3 da tolerância do processo. Para o exemplo acima, temos uma tolerância do processo de +/- 3 ºC e a precisão recomendada é de 1 ºC. Assim o termômetro IR da figura não atende o processo e não deve ser adquirido para medir o processo de (5 +/- 3)ºC. Pode-se observar que a precisão básica declarada é de no mínimo 2ºC. C.

Conclusão

A seleção correta de um instrumento de medição reduz o risco de cometer erros nos processos de medição, possibilitando melhorar o conhecimento sobre o processo, aumentar a confiabilidade dos resultados de medição e tomar decisões mais assertivas em relação a ações de melhoria. Um instrumento de medição calibrado, mas inadequado ao processo que está sendo utilizado é um custo desnecessário e que gera outros custos desnecessários.

Resumidamente podemos definir que: a resolução deve ser 1/10 da tolerância do processo, a faixa de medição do instrumento deve estar em acordo com o valor a ser medido e a precisão do instrumento deve ser de 1/3 da tolerância do processo.

A ACC PR Engenharia de Medição pode ajudar a sua empresa a entender melhor os seus requisitos de medição e os seus processos de medição, ajudando você a adquirir e calibrar o instrumento adequado. Minimize os riscos e maximize os resultados com medições confiáveis e que forneçam a informação que você precisa.

Referências:

  • ABNT NBR ISO 10012:2004 – Sistema de gestão de medição: Requisitos para os processos de medição e equipamento de medição;
  • ABNT NBR ISO 9001:2015 – Sistema de gestão da qualidade: Requisitos;
  • Role of measurement and calibration in the manufacture of products for the global market – A guide for small and medium-sized enterprises (UNITED NATIONS INDUSTRIAL DEVELOPMENT ORGANIZATION)
  • Good Practice Guide No. 118 – A Beginner’s Guide to Measurement (National Physical Laboratory)

Quais são os instrumentos de medição?

O que são os instrumentos de medição?.
Trena. A trena é um dos instrumentos de medição mais comuns. ... .
Paquímetro. ... .
Nível a laser. ... .
Micrômetro. ... .
Multímetro..

Quais são os instrumentos elétricos de medida?

TIPOS DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO ELÉTRICA.
Alicate amperímetro digital;.
Multímetro digital;.
Micrôhmimetro digital;.
Megôhmetro digital e analógico;.
Terrometro digital;.
Voltímetro;.
Alicate Wattímetro;.
Detector de Alta tensão;.

Quais são os cinco principais instrumentos de medição elétrica?

Este artigo vai mostrar os 5 principais instrumentos de medição usados na elétrica para que você saiba qual o melhor para o seu ofício..
Multímetro. ... .
Terrômetro. ... .
Wattímetro. ... .
Frequencímetro..

O que são instrumentos de medida elétrica?

Os instrumentos elétricos de medida são largamente utilizados em laboratórios de ensino. Esses equipamentos são utilizados para obtenção de valores de várias grandezas que estão envolvidas num circuito elétrico. Com os aparelhos apropriados podemos fazer medidas de corrente elétrica, voltagem e resistência elétrica.