Jejum exame de sangue pode beber água

  • 42 3027-2733
  • 42 9 9912-1011
  • [email protected]

  • Jejum exame de sangue pode beber água

    Nenhum produto no carrinho.

  • Minha Conta

Jejum exame de sangue pode beber água

Alguns exames devem ser feitos em jejum para que a alimentação não altere seus resultados.

Uma medição dos níveis de gordura no sangue, por exemplo, pode ser alterada quando o paciente come fritura ou algum tipo de carne gordurosa. Neste caso, o indicado é um jejum de 12 horas. No caso da medição de glicemia, é indicado 8 horas de jejum.

Já nos níveis de TSH e PSA, 4 horas são suficientes. Nos hemogramas, ao contrário do que pensam algumas pessoas, não é preciso ficar sem comer.

Mas será que é permitido tomar água? Sim! Não há problema nenhum em matar a sede, no entanto não é indicado tomar além do necessário para suprir a necessidade. Já sucos, refrigerantes e outros tipos de bebida não podem ser ingeridos. 

Uma pergunta frequente na recepção do laboratório de análises clínicas é se o ato de beber água durante o jejum, antes da coleta de sangue para realização de exames laboratoriais, vai “tirar” ou “quebrar” o jejum, impedindo a realização dos testes solicitados. Vamos ver se tomar água está liberado ou não.

Beber água pode. A ingestão de água em quantidades normais, apenas para matar a sede, certamente não vai “quebrar” o jejum, não vai alterar os resultados dos exames que serão realizados. Tomar água está liberado.

Outras informações sobre tomar água durante o jejum para exames

Em caso de exames que o paciente tenha que tomar algum tipo de anestésico é recomendado não beber água antes do procedimento, que não é o caso dos exames laboratoriais de sangue.

No caso do exame de urina, não deve ser ingerida grande quantidade de água durante a noite e depois pela manhã realizar a coleta do material (urina), pode ocorrer uma diluição desta amostra e desta forma alterando o resultado.

Por isso, o ideal é que não tome água exageradamente na noite que antecede a coleta de urina para o exame pela manhã.

Portanto, para realizar exames laboratoriais de sangue que necessitem respeitar um jejum antes da coleta do sangue, a pessoa não precisa ficar sem tomar água, beba água normalmente, não vai quebrar o jejum.

A maior parte do nosso corpo é composta por água, você com certeza já sabe disso. A frequente consumação de água faz nosso organismo trabalhar melhor, hidratando nossos órgãos, favorecendo a eliminação de toxinas, prevenindo um leque de doenças e trazendo mais uma série de benefícios para nosso corpo. Mas e na véspera de exames médicos, podemos beber água no jejum?

O que é o jejum

Sua origem é desconhecida, mas o costume de jejuar já desempenhou um papel importante nas práticas de todos os grandes grupos religiosos.

Na ciência médica, muitos dos exames exigem uma abstenção de alimentos e líquidos em sua véspera, não por motivo religioso, mas por necessidade de precisão do laudo médico.

No dia da coleta de um exame de sangue, por exemplo, o mero ato de comer uma fruta algumas horas antes do exame pode influenciar no resultado final. Entretanto, a coisa muda de figura dependendo do exame médico. O hemograma, por exemplo, não necessita de jejum, podendo ser feito ainda que o paciente tenha se alimentado a poucos minutos.

A alimentação, de maneira geral, interfere principalmente nos resultados de colesterol e triglicérides. Para a dosagem de triglicérides, é preciso manter a dieta habitual nos três dias que antecedem os exames, pois o ideal é não mudar a alimentação. Nestes casos, é fundamental o jejum de 12 horas.

Lembre-se sempre de esclarecer o tempo de jejum do seu exame com seu médico.

E água, posso beber água em jejum?

Na maioria dos exames, beber água não interfere no resultado; excluindo-se, por exemplo, o exame de urina. Já outras bebidas, como álcool, chá e chimarrão, não podem ser ingeridas quando há necessidade de jejum antes do exame, já que podem alterar exames de triglicérides, colesterol e Gama GT.

O ideal é consumir a média recomendada de água no dia anterior ao exame: de 2 a 3 litros para um adulto. Se tiver sede, pode beber um copo d’água alguns minutos antes do exame; caso seu exame não peça restrição de líquidos, como o exame de urina.

Resumindo, você pode sim beber água em jejum, ao menos na maioria dos exames que não levam em consideração o consumo de água.

Ainda tem dúvidas sobre quais alimentos e bebidas podem ser consumidas, antes de realizar seus exames de sangue, urina ou de fezes? Entre em contato com o laboratório Carlos Chagas, temos uma equipe especializada para esclarecer e atender da melhor forma possível nossos clientes.

Outros artigos interessantes

Quais exames não pode beber água?

O consumo de água não interfere nos resultados da coleta de sangue, em exames que requerem jejum. Já o exame de urina não exige jejum, mas o excesso de água pode alterar as taxas hormonais, devido à diluição da amostra. Entretanto, se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

Faz mal tomar água antes de fazer exame de sangue?

Sim, pois a água não interfere no resultado dos exames.

Pode beber líquido no jejum para exame?

Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.

Pode beber água antes de fazer exame de glicose?

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.