Teste de tolerancia a glicose

Teste de Tolerância à Glicose

Para quem está preocupado com a diabetes, um teste de tolerância à glicose pode ser uma boa solução para eliminar quaisquer dúvidas sobre o seu corpo, se ele está ou não a quebrar as moléculas de glicose e a produzir insulina suficiente.
A prova consiste em retirar uma amostra de sangue, consumir determinada quantidade de glicose e então, medir os níveis da mesma após a ingestão do açúcar. Através deste teste, dependendo da concentração de glicose encontrada no sangue, é possível determinar se o corpo do indivíduo está decompondo o açúcar da forma esperada.
O teste de tolerância à glicose é administrado para determinar se o paciente sofre de diabetes tipo 2 ou diabetes gestacional (patologia diagnosticada durante a gravidez). Os médicos costumam diagnosticar rapidamente o diabetes tipo 1 porque geralmente se desenvolve rapidamente e envolve altos níveis e sintomas de açúcar no sangue. Por outro lado, o diabetes tipo 2 se desenvolve com o passar dos anos. O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes e geralmente se desenvolve durante a idade adulta. O diabetes gestacional ocorre quando uma mulher grávida que não teve diabetes antes da gravidez apresenta altos níveis de açúcar no sangue como resultado da gravidez. O teste normalmente é administrado em torno da 24ª à 28ª semana de gravidez. Em alguns casos o médico pede a realização do exame antes das 24 semanas. Ou porque um teste de urina de rotina mostrou grandes quantidades de açúcar na urina ou quando a mulher é considerada de alto risco. A American Diabetes Association estima que a diabetes gestacional ocorra em 9,2 por cento das gestações.

Os médicos devem rastrear todas as mulheres grávidas quanto a diabetes gestacional, já que o mesmo pode causar complicações na gravidez, portanto, a detecção precoce e o tratamento imediato são importantes.
O teste inicia com a retirada de uma amostra de sangue para observar a sua taxa de glicose em repouso. Em seguida o paciente consome uma bebida concentrada em glicose, e os níveis de açúcar no sangue serão medidos a cada 30 a 60 minutos, durante 1 a 3 horas. A dose oral recomendada é de 75 g para os adultos, valor que será  ajustado de acordo com o peso em crianças. No entanto, também são utilizadas doses de 50g e 100g.

Diagnóstico do Diabetes Melitus

Condição Glicemia jejum Glicemia 2hs após GLUC-o-TEST
Saudável < 100 mg/dL < 140 mg/dL
Intolerância a glicose 100 a 125 mg/dL 140 a 199 mg/dL
Diabetes mellitus ≥ 126 mg/dL ≥ 200 mg/dL

Diagnóstico do Diabetes Melitus Gestacional (ADA, 2012)

Horário da coleta Glicose plasmática
Jejum ≥ 92 mg/dL
1 h após 75g de Glicose ≥ 180 mg/dL
2 h após 75g de Glicose ≥ 153 mg/dL

Visite nosso site e conheça a linha completa de açucares para teste de tolerância.

www.renylab.ind.br

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame. - O exame compreende duas dosagens de glicose (basal e após estímulo com 75 gramas de glicose por via oral). II - Critérios de realização Exame não realizado em pacientes que tenham feito cirurgia bariátrica. - Exame não realizado em pacientes com diagnóstico atual de diabetes. - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida). Para crianças menores de 9 anos de idade que não consigam ficar esse período sem se alimentar, o tempo de jejum deve ser orientado pelo médico que solicitou o exame. clientes em uso de insulina não devem realizar o exame III - Preparo - Manter dieta habitual, sem restrição de carboidrato (massas, açúcar e doces) nas 72 horas que antecedem o exame. - Não fazer uso de laxante na véspera do exame. - Não fazer esforço físico antes do exame (no mesmo dia do exame). Atenção: - Se forem solicitadas mais de uma prova de absorção /ou sobrecarga / curva (glicose, lactose, sacarose e/ou xilose), estas provas poderão ser agendadas em qualquer ordem, desde que sejam marcadas com, no mínimo, 2 dias de intervalo entre qualquer uma delas. Entretanto, caso haja diarréia após a realização de qualquer uma delas, deve-se cancelar as demais e remarcá-las somente após 3 dias de cessado o quadro diarréico. IV - Recomendações durante o teste - O cliente deve evitar andar e não pode fumar ao longo da prova. - A ingestão de qualquer tipo de alimento é proibida durante o exame. - Mulheres lactantes podem amamentar durante a prova.

Processamento e adequação da amostra

- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção técnica em temperatura ambiente; - Plasma, volume ideal, 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL.

Interpretação e comentários

- A curva glicêmica, ou teste oral de tolerância à glicose, é considerada o padrão-ouro para diagnosticar o diabetes mellitus. Para essa finalidade, preconiza-se a administração de 75 g de glicose por via oral (ou 1,75 g/kg de peso em crianças) e as dosagens de glicose sérica em jejum e após 120 minutos da sobrecarga. Tanto um valor de glicemia entre 100 e 125 mg/dL, encontrado em jejum, quanto níveis entre 140 e 200 mg/dL, duas horas após a sobrecarga, evidenciam intolerância à glicose (pré-diabetes). Já uma glicemia superior ou igual a 200 mg/dL aos 120 minutos confirma o diagnóstico de diabetes mellitus. - A curva glicêmica também pode ser solicitada para a detecção de hipoglicemia após ingestão alimentar. Essa queda nas taxas de glicose pode ocorrer de 3 a 4 horas depois da alimentação, particularmente em pessoas que comem muito rapidamente e preferem refeições ricas em carboidratos. Além disso, costuma ser observada após o uso de álcool e em indivíduos com insulinoma ou com anticorpos antiinsulina. É possível detectar a hipoglicemia a partir dos 180 minutos. Considera-se o resultado significativo quando a glicemia se mostra inferior a 45 mg/dL. Entretanto, muitos indivíduos apresentam alguns sintomas dessa condição com glicose superior a 45 mg/dL, em geral mais decorrentes do grau de oscilação das taxas do que do valor absoluto. - A pedido médico, este exame pode ser realizado com dosagens intermediárias, feitas a cada 30 minutos, e ter duração total de até seis horas, assim como medidas concomitantes dos níveis de insulina (ver curva insulinêmica). Neste caso, como se tratam de testes não totalmente padronizados, a interpretação dos resultados deve ser feita pelo médico assistente com o auxílio dos dados clínicos.

Valor de referência

- Vide Interpretação e Comentários.

Como é feito o teste de tolerância à glicose?

Para este exame, você pode fazer um teste de glicose em jejum e, em seguida, beber uma bebida de glicose de 75 gramas (ou 1,75 gramas por quilograma de peso corporal, se você for uma criança). Outra amostra de sangue é coletada 2 horas após você começar a beber a bebida de glicose.

Qual o valor normal do teste de tolerância à glicose?

O valor de normalidade é de 70 a 99 mg/dl.

Como saber se tenho tolerância à glicose?

Quais são os sintomas?.
Aumento da frequência e volume de urina (poliúria);.
Aumento da sede (polidipsia);.
Aumento da fome (polifagia);.
Perda de peso inexplicada;.
Fraqueza e fadiga;.
Infecções de repetição (de garganta, urinária ou outras);.
Demora para cicatrização de feridas ou machucados;.
Visão borrada;.

Como é feito o exame TTGO?

O teste é feito através de 3 dosagens da glicemia. A primeira é feita em jejum. Logo após colher o sangue, a gestante ingere um xarope contendo 75 gramas de glicose e colhe mais 2 novas amostras de sangue, 1 e 2 horas depois de ter bebido o xarope.