Mundial de Clubes 2022 transmissão Portugal

Por a 7 de Fevereiro de 2022

Mundial de Clubes 2022 transmissão Portugal
As meias-finais e a final do Mundial de Clubes terão transmissão no Canal 11, projeto televisivo da FPF que adquiriu os direitos de transmissão da prova que decide o campeão do mundo de clubes. Acompanhar o percurso de dois treinadores nacionais na competição é o objetivo do canal da Federação, que dá início à transmissão esta terça-feira, com o Palmeiras de Abel Ferreira, vencedor em título da Copa dos Libertadores, a defrontar o atual campeão africano, Al-Ahly. Na quarta-feira será a vez do Al Hilal, de Leonardo Jardim, frente ao Chelsea, atual detentor do título de campeão europeu. Os vencedores de ambos os encontros discutirão o título do Mundial de Clubes no próximo sábado, numa final disputada no Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

A SPTV adquiriu os direitos de transmissão de todos os 64 jogos do Mundial 2022 no Qatar, portanto, quem pretender assistir a todos eles terá de subscrever os serviços premium do canal. No entanto, a estação televisiva negociou a venda de 36 partidas aos três canais em sinal aberto, RTP, SIC e TVI — a estação pública ficou com os direitos de transmissão de 22 jogos, enquanto cada uma das privadas ficou com sete.

Cada um destes canais vai transmitir um dos jogos de Portugal na fase de grupos: a estreia, com o Gana, às 16 horas de 24 de Novembro passa na TVI; o jogo de dia 28, às 19 horas, com o Uruguai, passa na RTP; e o duelo com a Coreia do Sul é transmitido pela SIC, às 15 horas do dia 2 de Dezembro. O jogo de Portugal contra a Suíça, nos oitavos-de-final, será transmitido também pela RTP.

Nota para o facto de todos os jogos do Brasil da fase de grupos terem sido transmitidos em sinal aberto: Brasil-Sérvia dá na RTP, às 19 horas de 24 de Novembro; Brasil-Suíça passa na TVI no dia 28 às 16 horas; e Camarões-Brasil dá na RTP, às 19 horas de 2 de Dezembro.

Em relação à fase a eliminar do Mundial, se não for subscritor da SPTV, ainda assim, poderá assistir a vários dos jogos decisivos do calendário.

Nos oitavos-de-final, seis das oito partidas passarão em sinal aberto, com a RTP a assegurar o Portugal vs Suíça. Nos quartos-de-final, três duelos passam em sinal aberto — um em cada um dos canais.

A partir deste momento, terminam as transmissões do Mundial na SIC e na TVI, sendo que a RTP1 só assegurará, depois, a transmissão de uma das meias-finais e da final, às 15 horas de 18 de Dezembro.

Texto editado por Jorge Miguel Matias

A TVI vai transmitir o primeiro jogo de Portugal no Mundial 2022, no Qatar.

A Seleção Nacional defronta o Gana a 24 de novembro, naquele que será o duelo inaugural da equipa das Quinas no Campeonato do Mundo e que terá cobertura da TVI.

Para além disso, a TVI vai transmitir jogos de Argentina e Brasil. No dia 26, os campeões sul-americanos jogam com o México e a 28 a TVI passa o Brasil-Suíça.

Na segunda fase da prova, a TVI transmite dois jogos dos oitavos de final, um dos quartos de final e uma das meias-finais (veja o calendário completo do Mundial 2022). 

Refira-se que os operadores privados de televisão chegaram a acordo com a RTP para a partilha de transmissão de jogos no Mundial 2022, que se disputa de 20 de novembro a 18 de dezembro no Qatar.

As estações vão repartir a transmissão dos jogos do Mundial 2022, que terá lugar entre 20 de novembro e 18 de dezembro. A RTP fica com 22 jogos, incluindo a final.

A TVI vai transmitir o primeiro jogo de Portugal no Mundial 2022, no Qatar. Será no dia 24 de novembro e coloca frente a frente Portugal e o Gana. A SIC, por sua vez, terá o jogo decisivo de Portugal na fase de grupos, bem como o dos quartos de final. As duas estações privadas chegaram assim, como é hábito, a acordo com a RTP para a partilha dos jogos. Cada uma vai transmitir sete jogos em sinal aberto.

A TVI vai transmitir três jogos da fase de grupos, dois jogos dos oitavos de final, um dos quartos de final e uma das meias-finais. A SIC fica com quatro jogos da fase de grupos, dois dos oitavos de final e um dos quartos de final, com direito de preferência sobre o da equipa portuguesa.

O Mundial vai também ser transmitido na íntegra pela Sport TV, que anunciou em setembro ter adquirido a totalidade dos direitos de transmissão da competição, pelo que transmitirá os 64 jogos.

O valor dos acordos não foi revelado. Em junho Nicolau Santos, presidente da RTP, recordava em entrevista à Lusa que a compra do Mundial do Qatar tinha sido uma decisão tomada em 2011 pela administração liderada por Guilherme Costa. “Esse encargo é de 12 milhões de euros, foi contratado em 2011, mas é este ano que vai ter de ser contabilizado”, dizia.

A venda do Mundial estava ainda a ser negociada com as estações privadas, dependendo as receitas da RTP dos resultados obtidos. “Algo que vai pesar aqui claramente é a nossa negociação com os canais privados, com as estações privadas que obviamente não quererão estar a dois meses no final do ano sem nenhum espetáculo desportivo e, portanto, vão seguramente negociar com a RTP para comprar parte deste pacote de 12 milhões que nós comprámos em 2011”, pelo que “valor final das contas da RTP em 2022” também decorrerá disso, acrescentava.

Entretanto, já perto do final da tarde, a RTP anunciou que “chegou a um princípio de acordo com a SIC e com a TVI para o sublicenciamento de um pacote de alguns jogos do Mundial de Futebol 2022, o qual será agora submetido à aprovação da FIFA, a quem cabe a última palavra nesta matéria”.

A estação recorda também que cedeu à Sport TV os direitos de transmissão exclusiva no cabo de 28 jogos, sendo “o operador português em sinal aberto com a transmissão do maior número de jogos do Mundial de Futebol 2022, numa extensa cobertura que tem em conta o interesse público do evento”. A RTP fica com 22 jogos, incluindo a final. No total, dependendo da progressão da equipa nacional, pode transmitir três jogos da seleção.

(notícia atualizada às 17h23 com declarações da RTP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.