O que deve ser levado em consideração ao se planejar um processo de armazenagem?

Muito se fala sobre a necessidade de empresas adotarem processos otimizados e mais estratégicos para aprimorar sua cadeia de distribuição. Afinal, a logística tem um papel de grande peso para o sucesso de um negócio.

Organizações que desejam incrementar seus lucros e expandir mercado saem na frente da concorrência se conseguirem garantir entregas mais rápidas, econômicas e com qualidade de seus produtos ou serviços.

Como sabemos, a logística é um sistema formado por muitos elos, e todos eles têm sua importância na hora de tornar o processo como um todo mais produtivo.

Nesse contexto, a organização e a forma como os materiais estão dispostos nos armazéns fazem toda a diferença no fluxo logístico. Ajustes no layout geram grandes economias de tempo e recursos, além de contribuir para a gestão de riscos.

Para ter mais excelência na sua cadeia de distribuição, veja por que o layout de armazém é tão importante e descubra como aperfeiçoar o da sua empresa neste post. Acompanhe!

Por que o layout de armazém é importante?

O objetivo primordial do armazém é proporcionar uma boa movimentação dos materiais, de forma a aproveitar ao máximo todo o espaço disponível. Assim, questões como limpeza, organização do ambiente, volume dos objetos, entrada e saída de itens e equipamentos devem ser considerados na hora do planejamento dessa área.

O layout correto do armazém contribui muito para a produtividade, uma vez que a boa disposição dos itens facilita o trabalho, a movimentação e o fluxo das atividades logísticas. Consequentemente, a empresa ganha mais flexibilidade, além de conseguir reduzir custos e o tempo gasto nas operações.

Essa mudança no ambiente do armazém colabora para a implementação de processos mais alinhados e enxutos, uma premissa básica da Metodologia Lean, que promete operações mais eficientes, rápidas e com alto valor agregado.

Um ponto importante em relação a um layout mais estratégico é tentar minimizar ao máximo o número de vezes que um item é movimentado. Além de poupar tempo e recursos, essa prática reduz os riscos de avarias, sobretudo de produtos mais frágeis.

Nesse sentido, todo o planejamento do layout de um armazém deve ser estudado a fim de otimizar os processos de picking — atividade de separação e preparação de pedidos —, evitando que um material seja manuseado muitas vezes e que sua integridade seja comprometida por conta disso.

Além disso, é importante ressaltar que a cadeia logística é composta por um fluxo de etapas interligadas. Assim, a armazenagem tem impacto direto nas demais operações, como na gestão de estoque e nos resultados de todo o processo.

Em suma, um layout de armazém bem-pensado promove benefícios como:

  • melhor aproveitamento do espaço: limpeza, organização e estocagem correta dos itens;

  • movimentação otimizada: um bom projeto permite um deslocamento mais seguro e confortável para equipamentos e pessoas;

  • processos mais produtivos: a organização do espaço contribui para que as demais atividades sejam mais lógicas, inteligentes e eficazes.

Como garantir um bom layout para minha empresa?

Para investir em um bom layout de armazém, considere estes 7 aspectos relevantes:

1. Otimização do espaço

O planejamento do espaço disponível deve levar em conta pontos como conservação dos itens, acessibilidade e limitação. Afinal, a ideia central é viabilizar uma gestão dos materiais mais eficiente, facilitando o alcance dos produtos e otimizando o tempo de trabalho.

2. Giro dos itens

Para que os profissionais não percam tempo com os processos de separação e preparação dos pedidos (picking), carga e descarga de materiais, entre outras atividades de armazenagem, uma boa prática de organização de layout é alocar itens com giro alto — ou seja, que são mais populares e têm mais saídas — em áreas de acesso mais rápido, tornando o processo mais prático.

Como esses produtos são solicitados com mais frequência, o ideal é facilitar ao máximo a identificação dos mesmos. Isso contribui para que erros e inconsistências não aconteçam.

Naturalmente, itens com baixo giro podem ser armazenados em locais mais afastados ou em estantes mais altas, para aproveitar o espaço do galpão.

3. Armazenamento por semelhança

É muito mais prático para a equipe encontrar um item no galpão se ele estiver alocado próximo aos seus semelhantes. Assim, agrupar itens por afinidade ou categorias é outra estratégia que facilita os processos de movimentação, entrada e saída.

4. Volume dos materiais

O volume das mercadorias é outro ponto decisivo, uma vez que ele tem impacto direto em como o espaço será ordenado, que tipo de compartimentos serão usados e como será a disposição de todos os elementos.

Se o propósito é otimizar espaço, destinar uma grande área para diversos itens pequenos é um grande erro e um desperdício.

Assim, todo o layout deve ser projetado de acordo com o tamanho das peças que serão estocadas. Caso contrário, não é possível pensar em uma forma inteligente para aproveitar o espaço.

5. Características dos produtos

Muitos itens exigem necessidades especiais no quesito armazenagem. Alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos são exemplos de produtos que precisam ficar em condições de temperatura, ventilação, peso e umidade específicas. Caso contrário, eles podem sofrer alterações de validade e qualidade.

Dessa maneira, o layout de armazém deve respeitar essas especificidades para assegurar a segurança e a integridade dos produtos.

6. Posicionamento das portas

Um aspecto prioritário no momento de desenhar o layout do armazém é pensar no posicionamento das portas. No fim das contas, se elas ficarem em um espaço de difícil acesso ou correrem o risco de ficar bloqueadas por algum outro elemento, o sucesso do projeto é comprometido.

7. Limpeza e organização

Por fim, um espaço limpo é primordial para a conservação dos produtos. O acúmulo de poeira e sujeira podem contaminar os itens ou até mesmo atrair pragas que destroem os materiais. Por isso, é essencial pensar em um layout que facilite a higienização e a conservação da limpeza.

O layout de armazém é um componente crucial para o sucesso em logística. Para que essa realidade se torne possível em sua empresa, é preciso fazer uma análise prévia do espaço com base nas prioridades e planejar um ambiente com a estrutura correta para a estocagem de produtos.

Desse jeito, você beneficia todas as outras etapas e agrega ainda mais valor aos processos da sua cadeia de distribuição.

Se você gostou de saber sobre a importância do layout de armazém, continue sua visita em nosso blog e informe-se mais sobre os gastos da cadeia de distribuição com nosso post sobre os principais custos logísticos. Aproveite a leitura!

O que deve ser levado em consideração ao se planejar um processo de armazenagem?

Quais fatores devem ser levados em conta no planejamento de um armazém?

Para investir em um bom layout de armazém, considere estes 7 aspectos relevantes:.
Otimização do espaço. ... .
Giro dos itens. ... .
Armazenamento por semelhança. ... .
Volume dos materiais. ... .
Características dos produtos. ... .
Posicionamento das portas. ... .
Limpeza e organização..

Quais os critérios devem ser considerados em uma estratégia de armazenagem?

Mais do que racional, o uso do espaço dentro de um galpão ou depósito precisa ser estratégico. O tamanho dos itens a serem armazenados, a velocidade de giro e todas as outras particularidades do acondicionamento e manuseio desses volumes precisam ser considerados para que o correto layout seja adotado em sua empresa.

Quais os principais critérios de armazenagem?

Critérios de armazenagem: simples ou complexa?.
Preservação especial;.
Equipamentos especiais de prevenção de incêndios;.
Equipamentos de movimentação especiais;.
Meio ambiente especial;.
Estrutura de armazenagem especial;.
Manuseio especial, por intermédio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados..

O que deve ser levado em consideração na hora de armazenar uma mercadoria?

Condições ideais de armazenagem e transporte De maneira geral, o ideal é evitar umidade, locais abafados e excesso de produtos em um espaço reduzido. Entretanto, existem determinados tipos de produtos que requerem condições especiais que envolvem temperatura, iluminação, ventilação, entre outros pontos.