O que é denotação e conotação

O que é denotação e conotação

Qual a diferença entre conotação e denotação?

Na língua portuguesa, as palavras podem ter  sentido literal ou sentido figurado. Isso acontece, porque os vocábulos não possuem significados estanques e estáticos. Como já explicamos aqui, elas podem sofrer alterações semânticas. É aí que entra a diferença entre conotação e denotação. Vejamos!

Denotação

O sentido denotativo é também conhecido como literal ou próprio. Em outras palavras, ele representa o significado puro e bruto da palavra. ex: Usei o lápis para rabiscar o papel. Perceba que o verbo rabiscar não apresenta alteração semântica, ou seja, ele diz exatamente o que quer dizer, não acrescentando sentidos metafóricos.

Conotação

O sentido conotativo é também chamado de figurado. Nesse caso, a palavra apresenta um significado mais contextual e interpretativo. Trata-se de uma ferramenta estilística. ex: O atacante rabiscou toda a defesa antes de fazer o gol. Note que o verbo rabiscar não é utilizado no sentido literal ou denotativo. Na frase, usa-se a palavra como referência ao movimento que se faz ao rabiscar, criando uma comparação com a ação que o atacante executou. Ou seja, trata-se de uma linguagem figurada e metafórica.

Resumo

  • Denotação = sentido literal.
  • Conotação = sentido figurado.

Assista também:

* Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português. * Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.

O que é denotação e conotação

O sentido conotativo e denotativo são recursos da língua portuguesa que estão associados com os significados das palavras ou de expressões. Mensagens que possuem significados subjetivos e figurados apresentam sentido conotativo. Por sua vez, mensagens que estão em sentido literal são denotativas, o sentido denotativo é o sentido do dicionário. Continue lendo para entender melhor.

Sentido conotativo e denotativo: tudo o que você precisa saber

Conotação e denotação são manifestações da língua portuguesa que têm relação com o significado das palavras. Como já mencionamos, a conotação diz respeito ao emprego de uma palavra ou expressão em sentido figurado. Já a denotação se refere ao uso de uma palavra ou expressão em seu sentido literal. Confira exemplos para entender melhor:

Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza.

Conotação: Carlos comeu bola na prova de química.

Basicamente, na primeira frase a palavra “bola” é utilizada com o mesmo sentido que possui no dicionário, logo, está em sentido denotativo. Na segunda frase, contudo, a palavra “bola” é utilizada em um sentido figurado, o “comer bola” refere-se a cometer erros. Logo, essa é uma frase em sentido conotativo.

Conceito de denotação

Denotação consiste em sentido literal ou real de uma expressão. O sentido denotativo não deixa brechas para outros entendimentos além daquele que está apresentando. É uma forma de linguagem mais objetiva e que tem maior precisão.

Uma maneira de lembrar-se do conceito é associar que denotação começa com a letra “D” de dicionário. Basicamente, o sentido denotativo consiste no emprego de palavras e expressões em seu sentido real. O emissor tem a intenção de transmitir a mensagem com clareza para o receptor, não deixando margem para outra interpretação.

Gêneros textuais que utilizam o sentido denotativo

Como o sentido denotativo não deixa margem para outras interpretações, é utilizado em alguns gêneros textuais que dependem da clareza para alcançar seus objetivos. Podemos citar como gêneros que utilizam esse sentido em produção textual notícias e reportagens, bulas de medicamentos, textos científicos, manuais de instruções, entre outros.

Conceito de conotação

A conotação caracteriza-se pelo uso do sentido figurado, metafórico ou subjetivo da linguagem em uma mensagem. Quando a conotação é utilizada proporciona interpretações abstratas e abre a possibilidade de associar as palavras a outros significados, além daquele do dicionário. A conotação tem como base o uso de figuras e vícios de linguagem para passar uma mensagem.

Gêneros textuais que utilizam o sentido conotativo

Dentre os gêneros textuais que utilizam o sentido conotativo estão textos publicitários, histórias em quadrinhos, charges e tirinhas, além de textos literários como crônicas, poemas e novelas.

Sentido conotativo e sentido denotativo

O sentido conotativo, como já explicado, é aquele que utiliza palavras e expressões em outros sentidos que não o real. O seu uso depende do contexto, sendo bastante comum na literatura. Algumas palavras carregam em si uma grande força expressiva de sentimentos e emoções.

Por sua vez, o sentido denotativo nos apresenta as palavras e expressões em seu sentido literal e direto. Normalmente, as palavras e expressões são apresentadas em seu primeiro sentido do dicionário. Talvez você já tenha percebido que os dicionários costumam apresentar a acepção conotativa (figurada) das palavras entre parênteses ou colchetes após a designação do sentido real.

Alguns exemplos do uso do sentido conotativo e sentido denotativo

Nada melhor do que conferir alguns exemplos para entender melhor a diferença entre os dois sentidos, conotativo ou denotativo.

Palavra: cachorro

Denotativo: O cachorro da minha irmã fugiu ontem.

Conotativo: O Alfredo é um cachorro.

Palavra: Fera

Denotativo: Os domadores finalmente conseguirão domar a fera.

Conotativo: Letícia está uma fera com Rosa.

Palavra: Sol

Denotativo: O Sol é uma estrela.

Conotativo: Você é o sol da minha vida.

Palavra: Pedra

Denotativo Essa pedra vem de uma região isolada.

Conotativo Você tem um coração de pedra.

Palavra: Mar

Denotativo: Que vontade de mergulhar no mar.

Conotativo: Minha vida tem sido um verdadeiro mar de lágrimas.

Palavra: Crânio

Denotativo: Esses são os ossos do crânio.

Conotativo: Henrique é um crânio em matemática.

Uso dos sentidos conotativo e denotativo em textos

Os sentidos conotativo e denotativo podem ser empregados em diferentes tipos de textos para transmitir ideias. Aposte no uso conotativo quando desejar transmitir emoções diferentes para os seus leitores. O uso figurado de algumas palavras e expressões cria floreios interessantes nos textos. Permite que o leitor mergulhe no que está sendo escrito e pode contribuir para que haja um entendimento subjetivo mais completo.

Porém, fique atento que a compreensão do uso figurado de uma palavra também depende do conhecimento do indivíduo e de sua cultura. O escritor precisa ter certeza de que os leitores irão compreender o sentido figurado apresentado. O sentido denotativo deve ser empregado quando é essencial que haja um entendimento claro da mensagem, sem que haja a possibilidade para outro entendimento.

Tanto o sentido denotativo quando o conotativo tem importância na construção textual. Para conferir mais dicas para ter um bom desempenho na redação do Enem e do vestibular, fique ligado no blog do Hexag!

O que é denotação e conotação exemplo?

Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza. Conotação: Carlos comeu bola na prova de química. Basicamente, na primeira frase a palavra “bola” é utilizada com o mesmo sentido que possui no dicionário, logo, está em sentido denotativo.

O que é conotação é um exemplo?

Conotativo é o sentido que damos a uma palavra em função de seu contexto, que não corresponde ao seu significado literal. Quando, por exemplo, diz-se de alguém que está "morto de cansaço" sabemos que a pessoa não faleceu efetivamente.

O que é uma conotação?

Conotação é o sentido que se dá a uma palavra ou expressão a partir de seu contexto. É a linguagem figurada, um estilo de falar ou escrever muito explorado poeticamente e também informalmente. Saiba mais sobre linguagem figurada.

Quando ocorre a denotação?

Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.