O que não pode comer depois de extrair o siso?

O que não pode comer depois de extrair o siso?

04 abr Extração Dentária: O que pode e o que não pode após a cirurgia

Postado às 10:00h em Notícias

As razões que motivam a extração dentária normalmente estão relacionadas à cárie, traumas ou posicionamento incorreto dos dentes. Embora algumas pessoas tenham receios de passar por esse tipo de cirurgia, o desconforto gerado pelo procedimento é minimizado por meio da utilização de anestesias e técnicas avançadas de odontologia.

No entanto, existem certas dúvidas sobre os cuidados que devem ser tomados durante o pós-operatório. Listamos algumas recomendações. Confira:

Tabaco e bebidas alcoólicas

Tão importante como o transcorrer da cirurgia, o pós-cirúrgico deve ser seguido à risca para não haver complicações. Para os fumantes, por exemplo, deve-se evitar, a qualquer custo, o uso de tabaco antes e após o procedimento, para se obter uma cicatrização favorável, uma vez que o cigarro dificulta e tarda a recuperação da região, indica. A mesma proibição vale para bebidas alcoólicas.

Repouso

Após a extração de um dente, é imprescindível repousar e evitar calor do sol e forno/fogão por alguns dias para não estimular a circulação sanguínea no local operado e, consequentemente, acarretar problemas como sangramento e infecções.

Compressa com gelo

A compressa com gelo ou bolsa térmica gelada nas primeiras 24 horas também é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço e hematomas provenientes da extração. A baixa temperatura, provocada pela aplicação do gelo, auxilia na contração dos vasos sanguíneos, que estão dilatados devido ao processo inflamatório causado pela cirurgia.

Alimentação

Sobre a alimentação, é preciso evitar opções quentes por, pelo menos, 24 horas, pois a região estará sensível e pode voltar a sangrar. Também consuma alimentos mais liquido e pastoso. Dê preferência para alimentos frios como sorvetes de massa, picolé, sucos, açaí e leite. No dia seguinte, já é permitido o consumo alimentos mornos e macios, como purês, ovo cozido e macarrão, por exemplo. Deve tomar água à vontade e evitar fazer movimentos de sucção. A saída é sempre utilizar um copo.

Higienização e cuidados gerais

 A higienização da área operada tem que ser feita na frente do espelho, utilizando uma escova de dente com cerdas macias e com quantidade reduzida de creme dental, para que se forme pouca espuma. Utilize um cotonete embebido de água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool para auxiliar na remoção dos restos de alimentos que ficam retidos nos pontos. Além disso, o indivíduo não pode bochechar vigorosamente nos quatro primeiros dias.

A prescrição medicamentosa e os horários das medicações devem ser rigorosamente respeitados. Em caso de dor forte ou febre, é necessário entrar em contato com o cirurgião-dentista o mais rápido possível.

Não há melhor época do ano para extrair um dente do que o verão. As crianças estão de férias escolares, então não terão que perder alguns dias de aula depois de extrair o dente do siso. Mas se quem precisa extrair um dente é você, muitas vezes é mais fácil ter folga nessa temporada porque os negócios ficam mais devagar e você já está mais relaxado.

Depois de agendar a cirurgia, você pode se perguntar o que poderá comer após a extração. Como você deve imaginar, os alimentos moles são ideais durante os primeiros dias de recuperação.

Coma: Sorvete

A menos que você tenha dentes sensíveis, sorvete está no topo da lista do que você pode comer após uma extração dentária, especialmente no verão. Ele é gelado e cremoso, então você consegue ingerir sem problemas mesmo quando sua boca está sensível. Como o sorvete é frio, ele ajuda a minimizar qualquer inchaço natural que possa ocorrer na boca.

Escolha o sorvete com cuidado, no entanto. O cremoso é ideal logo após a cirurgia, uma vez que não exige tanto dos músculos da mastigação ao comer. Você também deve evitar coberturas ou confeitos sólidos em cima do sorvete. E lembre-se de tomar o sorvete em um copo, não na casquinha.

Coma: Sopa fria

Sopas cremosas, mornas ou frias também são ótimas para comer após a extração de um dente. Se for verão, no entanto, você pode preferir uma sopa fria em vez de uma tigela de caldo morno. A sopa não é apenas fácil de comer após a cirurgia, mas também contém muitos nutrientes e, em alguns casos, proteínas, para ajudar os músculos faciais a se sentirem melhor. Para evitar qualquer desconforto, certifique-se de que a sopa esteja o mais cremosa possível antes de comê-la. Alguns pequenos pedaços de legumes cozidos ou massas na sopa não devem causar problemas, mas você deve evitar qualquer coisa que exija muita mastigação.

Coma: Smoothies

Frutas frescas costumam estar no auge no verão. Uma das melhores maneiras de saboreá-las depois de extrair um dente é na forma de smoothie. Misture as frutas com um pouco de iogurte ou kefir para adicionar proteína, cálcio e probióticos à bebida. Adicionar iogurte ou um tipo semelhante de laticínio ao smoothie também ajuda a deixá-lo menos ácido e, portanto, menos propenso a irritar a gengiva sensível.

Coma: Ovos mexidos

Desde que não estejam muito quentes, os ovos mexidos são outra boa escolha após a extração dentária. Eles são leves, ricos em proteínas e não exigem muito esforço para mastigar.

O que não comer

Evite: Alimentos condimentados e ácidos

Talvez você goste de colocar um pouco de molho picante nos alimentos que come durante o dia, mas depois de extrair um dente, a melhor coisa a fazer é deixar o molho de lado e ir com calma.Se você já sentiu a ardência de uma pimenta, sabe que os alimentos condimentados podem irritar a gengiva e a boca. E como a irritação externa é a última coisa que você quer sentir durante a cicatrização da boca, é melhor esperar até que o dentista diga que está tudo bem antes de desfrutar de seus temperos favoritos. Da mesma forma que os alimentos condimentados, os alimentos ácidos podem irritar a boca após a extração dentária e também devem ser evitados.

Evite: Aperitivos crocantes

Durante a primeira semana após a extração do dente, evite lanches crocantes, mesmo aqueles que podem ser frios ou não tão duros. Além de serem difíceis de comer quando a boca está dolorida, também existe a chance de que alguns pedaços fiquem presos no alvéolo dentário. Coma apenas alimentos moles até que o dentista diga o contrário.

Canudos e outras preocupações

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, usar um canudo logo após a extração de um dente causa um movimento de sucção que pode aumentar o risco de desenvolver alveolite seca. Para minimizar o risco dessa complicação, é melhor tomar pequenos goles de bebidas frias após a cirurgia, sem canudo.

Para manter a boca saudável, geralmente é bom começar a escovar os dentes novamente na primeira noite após a extração. Mas seja o mais cuidadoso possível, use uma escova dental de cerdas macias e evite escovar muito próximo do local da extração.

O que não comer após extração do siso?

Alimentos que devem ser evitados após a remoção do dente do siso.
Bebidas quentes ou gaseificadas;.
Sucos de frutas, pois substâncias ácidas podem irritar o local de remoção ou causar desconforto;.
Sementes,.
Pimenta e outras especiarias, que podem ficar presos na ferida;.
Alimentos picantes;.

O que não pode comer depois de extrair um dente?

Sobre a alimentação, é preciso evitar opções quentes por, pelo menos, 24 horas, pois a região estará sensível e pode voltar a sangrar. Também consuma alimentos mais liquido e pastoso. Dê preferência para alimentos frios como sorvetes de massa, picolé, sucos, açaí e leite.

O que posso comer depois da extração do siso?

É importante manter uma alimentação saudável o tempo todo, a fim de evitar complicações de saúde e a deficiência de vitaminas. Porém, é extremamente importante mudar o que comer depois de tirar o siso, assim como qualquer outro tipo de cirurgia.

Quantos dias depois de extrair o siso pode comer?

Em geral, entre 7 e 14 dias após a extração, é possível seguir uma dieta alimentar sem restrições. Caso os seus sisos estejam nascendo ou incomodando, é crucial marcar um horário com o dentista.