O que são as ilhas de calor reflita?

Ilhas de calor � o nome que se d� a um fen�meno clim�tico que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbaniza��o. Nestas cidades, a temperatura m�dia costuma ser mais elevada do que nas regi�es rurais pr�ximas.

Para entendermos melhor este fen�meno clim�tico, podemos usar como exemplo a cidade de S�o Paulo que � considerada uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentra��o de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (pr�dios, casas e outras constru��es), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da m�dia dos munic�pios da regi�o. A umidade relativa do ar tamb�m fica baixa nestas �reas.

Outros fatores que favorecem o aquecimento da temperatura em S�o Paulo s�o: pouca quantidade de verde (�rvores e plantas) e alto �ndice de polui��o atmosf�rica, que favorece a eleva��o da temperatura.

A forma��o e presen�a de ilhas de calor no mundo s�o negativas para o meio ambiente, pois favorecem a intensifica��o do fen�meno do aquecimento global.

De maneira geral, as ilhas de calor ocorrem nos centros das grandes cidades devido aos seguintes fatores:

  • Elevada capacidade de absor��o de calor de superf�cies urbanas como o asfalto, paredes de tijolo ou concreto, telhas de barro e de amianto;
  • Falta de �reas revestidas de vegeta��o, prejudicando o albedo, o poder refletor de determinada superf�cie(quanto maior a vegeta��o, maior � o poder refletor) e logo levando a uma maior absor��o de calor;
  • Impermeabiliza��o dos solos pelo cal�amento e desvio da �gua por bueiros e galerias, o que reduz o processo de evapora��o, assim n�o usando o calor, e sim absorvendo;
  • Concentra��o de edif�cios, que interfere na circula��o dos ventos;
  • Polui��o atmosf�rica que ret�m a radia��o do calor, causando o aquecimento da atmosfera (Efeito Estufa);
  • Utiliza��o de energia pelos ve�culos de combust�o interna, pelas resid�ncias e pelas ind�strias, aumentando o aquecimento da atmosfera.

Devido a esses fatores, o ar atmosf�rico na cidade � mais quente que nas �reas que circundam esta cidade. Por exemplo, num campo de cultivo que situa-se nas redondezas de uma grande cidade, h� absor��o de 75% de calor enquanto no centro dessa cidade a absor��o de calor chega a significativos 98%! O nome ilha de calor d�-se pelo fato de uma cidade apresentar em seu centro uma taxa de calor muito alta, enquanto em suas redondezas a taxa de calor � normal. Ou seja, o poder refletor de calor de suas redondezas � muito maior do que no centro dessa cidade.

Medidas para evitar a forma��o das ilhas de calor urbanas:

  • Plantio de �rvores em grande quantidade nas grandes cidades. Cria��o de parques e preserva��o de �reas verdes;
  • Medidas para diminuir a polui��o do ar: diminui��o e controle da emiss�o de gases poluentes pelos ve�culos e controle de poluentes emitidos por ind�strias.

Recomendar esta p�gina via e-mail:

As mudanças climáticas em nosso planeta em parte são naturais. Contudo, não podemos negar que as ações humanas têm contribuído negativamente para a aceleração deste processo. É comum ouvirmos pessoas reclamando que não aguentam mais a temperatura nas grandes cidades, sentindo como se até o asfalto pudesse derreter. E o engraçado é que essas mesmas pessoas muitas vezes são as que defendem ações que contribuem para a geração de ilhas de calor urbanas. 

De acordo com a Agência Espacial Americana – a NASA – e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, o ano de 2019 registrou a segunda maior temperatura global na Terra desde o início da sua medição, em 1880. Ainda mais espantoso é que o ano de 2020 ultrapassou esta marca, e a tendência é só piorar! Mas, e se pudéssemos lançar novas estratégias de engenharia e arquitetura para garantir o bem-estar e a sobrevivência da população mundial por mais tempo? Bem, é possível! Isso inclui, sem dúvidas, a diminuição das ilhas de calor! Mas você sabe o que são ilhas de calor? Continue lendo e entenderá!

O que são as ilhas de calor reflita?
Planeta em chamas – imagem de Sputnik Brasil

Ilhas de calor urbana são bolsões de ar quente gerados devido a temperaturas muito altas – comparadas às das áreas rurais próximas – concentradas dentro de uma cidade. Este é um problema que ocorre quando as superfícies da região deixam de absorver e reter adequadamente o calor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É obrigação dos projetistas e gestores das cidades localizar estes pontos de calor no mapa e propor mudanças em arquitetura, engenharia e paisagem para resolver o problema!

Se nada for feito para conter as ilhas de calor, teremos um maior agravamento no aquecimento global, na concentração de gases tóxicos na atmosfera e, consequentemente, mais problemas respiratórios afetando a saúde de todos. Ademais, outro problema causado pelas ilhas de calor é o excesso de chuvas concentradas em uma única parcela urbana, causando severos alagamentos e desabamentos de terra. Por fim, as temperaturas altas ainda exigem um consumo excessivo de água e energia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

LEIA MAIS

O que são as ilhas de calor reflita?
Enchente Brasil – imagems de Aos Fatos
O que são as ilhas de calor reflita?
ar condicionado – imagem de Archtrends

Como surgem as ilhas de calor?

Pense assim, o mundo era perfeito até o ser humano estragou! Para vivermos do jeito como vivemos hoje, a primeira coisa que fizemos foi remover grande parte da cobertura vegetal nas zonas de cidades e substituir por enormes construções, ruas e estacionamentos, formando verdadeiros labirintos impermeáveis e refletores de radiação solar, onde o ar mal consegue circular. Resultado: muito calor e um péssimo ciclo de água corrente e evaporação – algo que até poderia resfriar as superfícies! Será que faz algum sentido?! Claro que não, por isso precisamos mudar o sentido da nossa história!

O que são as ilhas de calor reflita?
São Paulo – imagem de USP Imagens
O que são as ilhas de calor reflita?
rua asfaltada – imagem de A Voz da Cidade

O que pode evitar as ilhas de calor nas cidades?

A primeira coisa que se deve fazer para acabar com as ilhas de calor nas grandes cidades é prever mais áreas de jardins verticais, coberturas verdes e praças e parques com plantio de árvores – o mesmo pensamento que devemos ter com as grandes florestas versus o desmatamento, entende? Também seria preciso tentar diminuir o controle de emissão de gases poluentes, começando por restringir a frota de veículos circulando pelas ruas – aliás fizemos uma ótima matéria falando sobre a criação de cidades em carros na China.

Veja Também: Cidade sem carros: conheça 2 novos modelos bem diferentes de planejamento urbano

O que são as ilhas de calor reflita?
telhado verde – imagem de Ecotelhado
O que são as ilhas de calor reflita?
parque São Paulo – imagem de Parque Ibirapuera

Se não podemos diminuir o número de veículos circulando nas grandes cidades brasileiras, talvez possamos investir em materiais que consigam fazer o tratamento do ar local – como é o caso do cimento fotocatalítico. E existem também alguns materiais capazes de absorver calor de superfícies urbanas; os mesmos não podem apresentar cores escuras e devem apresentar um alto índice de refletância solar. 

O efeito “cânion urbano”

Claro que tudo isso ainda não basta! Poderíamos criar propostas que ajudassem a inibir o consumo excessivo de combustão interna em residências e indústrias – que sempre aumentam o aquecimento da atmosfera. Também investir mais em projetos de espaços abertos e de edificações que apresentam um desenho que permite uma melhor circulação do ar entre quadras, evitando o efeito tipo “cânion urbano”. E a instalação de lagos e espelhos d’água em locais estratégicos seria bastante favorável para resfriar as cidades. E você, o que acha dessas ideias? Reflita sobre isto!

O que são as ilhas de calor reflita?
cânion urbano – imagem de SciElo
O que são as ilhas de calor reflita?
espelho d’água – imagem de UOL

Sim, imaginar o que são estas ilhas de calor e como agem sobre nós é mesmo assustador! Contudo, podemos mudar esta realidade! O que imagina que pode fazer a respeito? Registe nos comentários logo abaixo!


Fontes: Viva Decora, UOL, SustentArqui, SEED-Geografia, Wikipedia, Mundo Educação, Ecycle.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que são as ilhas de calor reflita?

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

O que são ilhas de calor reflita sobre as suas consequências?

Ilha de calor urbano (ICU) é um fenômeno climático que acontece principalmente em cidades com elevado grau de urbanização. Ele surge devido à alta concentração de asfalto, ruas, avenidas e concreto (prédios, casas e outras construções). Nestas cidades, a temperatura costuma ser maior do que nas regiões rurais próximas.

O que são as ilhas de calor explique?

Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.

O que são ilhas de calor reflita sobre suas consequências no consumo de energia elétrica da cidade descreva Ao dessas consequências?

O que são ilhas de calor? Ele é gerado nas grandes cidades e consiste na dificuldade de dissipar o calor durante o horário noturno, quando as áreas não urbanas esfriam consideravelmente devido à falta de acúmulo de calor. As ilhas de calor urbanas têm consequências negativas na vida das pessoas e no meio ambiente.

Quais as principais características da ilha de calor?

Ilha de calor é caracterizada pelas maiores temperaturas nas cidades em relação à zona rural. Esse fenômeno pode ser amenizado com o aumento de áreas verdes, por exemplo. O fenômeno climático conhecido como ilha de calor é característico de áreas urbanas.