O que são fatores bióticos e abióticos quais fatores bióticos e abióticos podem se relacionar com as populações e comunidades biológicas?

Quais fatores bióticos e abióticos podem se relacionar com as populações e comunidades biológicas?

São eles:.
Fatores bióticos: seres produtores (plantas e algas), seres consumidores (herbívoros e carnívoros) e seres decompositores (fungos e bactérias)..
Fatores abióticos: água, luz (energia luminosa), calor (energia térmica) e nutrientes (substâncias químicas)..
Leia também sobre ecossistema aquático..

O que são fatores bióticos e abióticos de uma comunidade?

Todos os ecossistemas possuem componentes bióticos e componentes abióticos. Os componentes bióticos são todos os seres vivos que vivem em um determinado local, enquanto os componentes abióticos são todos os fatores físicos, químicos e geológicos do ambiente, como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc.

Que tipo de interação pode ocorrer entre os fatores bióticos e abióticos?

As relações abióticas e bióticas podem ser as relações intraespecíficas, ou seja, relações entre organismos de mesma espécie, ou interespecíficas, quando são entre espécies diferentes.

O que são fatores bióticos e dê exemplos?

Esta parcela formada pelos seres vivos e suas interações é descrita como o fator biótico que compõe um ecossistema. Os fatores bióticos incluem plantas, animais, bactérias, fungos e microrganismos que interagem através das mais variadas relações ecológicas.