Para que serve o simeticona

A simeticona é um remédio com ação antiflatulenta, que age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão causada pelo excesso de gases no estômago ou no intestino, e pode ser usado por bebês, crianças e adultos.

Esse remédio está disponível em farmácias e drogarias, encontrado na forma de comprimidos, solução em gotas ou cápsulas gelatinosas, administrados por via oral, com o nome comercial Luftal, ou na forma de genérico com o nome simeticona, ou com os nomes similares Flatex, Flagass ou Gastroflat, por exemplo.

Embora seja vendido sem receita médica, é importante utilizar a simeticona com orientação médica, especialmente para bebês e crianças.

Para que serve

A simeticona pode ser usada para tratamento do excesso de gases no estômago ou no intestino que causam dor ou desconforto abdominal, cólica intestinal, excesso de arrotos provocados pela má digestão ou dilatação do estômago. 

Além disso, a simeticona também pode ser usada como preparo intestinal para remoção dos gases no interior do estômago ou intestino, para exames médicos como endoscopia digestiva, colonoscopia ou radiografia do abdômen.

Como usar

A simeticona deve ser tomada por via oral, de preferência após uma refeição ou antes de dormir. Esse remédio deve ser usado somente quando a pessoa apresentar os sintomas de excesso de gases ou no preparo para exames. Desta forma, se esquecer de tomar uma dose, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

A forma de uso da simeticona varia de acordo com a apresentação e inclui:

1. Simeticona gotas 75mg/mL

A simeticona gotas pode ser usada por adultos, bebês e crianças, e a dose varia com a idade:

  • Crianças com menos de 2 anos: 3 a 5 gotas por via oral, até 3 vezes por dia, conforme orientação do pediatra;
  • Crianças de 2 a 12 anos: 5 a 10 gotas por via oral, até 3 vezes por dia, conforme orientação do pediatra;
  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 13 gotas por via oral, até 3 vezes por dia.

Para dar a dose para o bebê ou criança, pode-se misturar a simeticona com água, fórmula para bebês ou outros líquidos para facilitar a deglutição.

É importante agitar o frasco de simeticona gotas antes de utilizar e deve sempre ser usada com orientação médica, principalmente para bebês e crianças, pois o pediatra deve indicar a quantidade a ser tomada e o tempo de tratamento.

2. Simeticona comprimido 40 mg

A simeticona comprimidos deve ser usada somente por adultos sendo que a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 40 mg, por via oral até 3 vezes por dia, após as refeições, conforme orientação médica. A dose máxima não deve ultrapassar 500 mg por dia.

3. Simeticona cápsulas 125 mg

A simeticona cápsulas gelatinosas é recomendada somente para adultos e a dose é de 1 cápsula de 125 mg, por via oral, de 6 em 6 horas, tomada após uma refeição, conforme orientação médica. A dose máxima por dia é de 4 cápsulas de 125 mg de simeticona.

Possíveis efeitos colaterais

A simeticona geralmente é bem tolerada pois não é absorvida pelo corpo, agindo somente nos gases presentes no estômago ou intestino sendo totalmente eliminada pelas fezes.

No entanto, alguns efeitos colaterais podem surgir durante o uso da simeticona como urticária ou coceira, inchaço e vermelhidão na pele.

Além disso, a simeticona pode causar reação alérgica que necessita de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba mais sobre sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

A simeticona não deve ser usada por pessoas alérgicas à simeticona ou por pessoas que apresentam perfuração ou obstrução no intestino.

Esse remédio só deve ser usado na gravidez ou amamentação com recomendação e orientação médica.

A solução gotas de simeticona pode conter fenilalanina e não deve ser usada por pessoas com fenilcetonúria.

Qual a diferença entre dimeticona e simeticona?

Tanto a dimeticona como a simeticona possuem propriedades antiespumantes, e podem ser indicadas para o tratamento de gases intestinais. No entanto, a dimeticona também pode ser utilizada em algumas formulações de protetor solar ou hidratantes para o corpo, pois forma uma barreira protetora na pele, e nesses casos, não deve ser ingerida. 

O que acontece quando tomamos simeticona?

A simeticona é um remédio com ação antiflatulenta, que age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão causada pelo excesso de gases no estômago ou no intestino, e pode ser usado por bebês, crianças e adultos.

Qual é a função da simeticona?

A medicação é indicada para aliviar os seguintes sintomas: Flatulência (Gases estomacais ou intestinais) Desconforto abdominal. Inchaço abdominal.

Como usar o simeticona?

Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento. As doses podem ser modificadas à critério do médico.

Quanto tempo leva para fazer efeito o simeticona?

Simeticona atua no estômago e no intestino diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos e levando ao rompimento das bolhas. Ainda dificulta a formação destas bolhas e leva à formação de bolhas maiores, facilmente expelidas. A ação do medicamento acontece normalmente de 10 a 30 minutos após sua ingestão.