Pode beber água antes de tirar sangue

Levantar bem cedo, preparar um chimarrão e se juntar com os amigos para ficar conversando. Muitas pessoas têm esse costume, mas lamentos informar que fazer isso no dia do seu exame de sangue não é recomendado.

Separamos esta e outras falas que você provavelmente já deve ter ouvido e hoje nós te dizemos que: são verdadeiras.

- Tomar chimarrão interfere nos resultados.
A erva-mate contém açúcares que interrompem o jejum, e também alcalóides que costumam alterar os resultados, portanto, recomenda-se evitá-la.

- Chá ou café sem açúcar interrompem o jejum.
Estas bebidas, mesmo que sem a adição de açúcar podem interferir nos resultados de determinados exames, alterando algumas dosagens bioquímicas.

- Não tem problema estar menstruada ao realizar o exame.
A menstruação não costuma ser um empecilho na realização de exames de sangue. Pede-se apenas, que o médico seja informado sobre em que período do ciclo o exame foi realizado pois diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam neste intervalo.

- É contraindicado fazer uso de medicamento de rotina antes de fazer os exames.
O tratamento não deve ser interrompido, o profissional deve solicitar ao paciente que tome o medicamento após a coleta.

- Bebidas alcoólicas devem ser suspensas até 72 horas antes do exame.
Resultados como do colesterol e glicose podem ser alterados devido ao consumo de álcool por suas substâncias interferirem no metabolismo dos açúcares.

Pode tomar água antes de fazer exame de sangue?

Os exames de sangue são extremamente importantes para garantir uma saúde qualidade, por isso é bom saber o que pode interferir nos seus resultados.


Ingerir água pode mudar o resultado do exame de sangue?

Pode tomar água antes do exame de sangue? Pois é, essa com certeza é uma pergunta bem recorrente em relação a esse procedimento.

Essa dúvida surge, pois, grande parte dos exames de sangue necessitam que o paciente esteja em jejum.

E muitas pessoas imaginam que a ingestão de água pode quebrar o jejum, e assim interferir no resultado final do exame.

Mas antes de saber se pode tomar água antes de fazer exame de sangue, veja quais os exames de sangue que o paciente precisa estar em jejum.

Exame Tempo em jejum
Sódio 3 Horas
Potássio 3 Horas
Ureia 3 Horas
TGO 3 Horas
TGP 3 Horas
Glicemia 8 Horas
Curvas Glicêmicas e insulínicas 8 Horas
Ferro 4 Horas
LH 4 Horas
T3 4 Horas
FSH 4 Horas
Coagulograma 4 Horas

 Esses exames o paciente precisa ficar um tempo em jejum, mas cada um tem seu tempo certo, não é mais igual antigamente onde para qualquer exame o paciente precisava ficar 12 horas de jejum.

Afinal, pode tomar água antes de fazer exame de sangue?

Sim. Na realidade, não é necessário cortar a água para fazer qualquer tipo de exame.

Mas claro que deve ser consumo normal, nada em exagero.

A única contra indicação é em exame de urina, pois o consumo excessivo pode sim alterar no resultado final, mas fora esse caso em específicopode tomar água antes de fazer exame de sangue.

Cuidados antes do exame

Antes de fazer o exame, existem alguns outros detalhes que devem ser considerados, além da ingestão de água.

No caso de exames de sangue para glicemia ou colesterol, existe uma outra exceção, além do jejum determinado pelo médico.

Atividades físicas rigorosas devem ser evitadas por 24 horas antes de realizar o exame.

Outro caso é o de exame de sangue para dosagem de PSA, que exige que o paciente evite relações sexuais.

Esse período deve durar pelo menos 3 dias antes da realização do exame.

Além disso, é importante evitar andar de bicicleta ou tomar alguns medicamentos que elevam a dosagem de PSA (Antígeno prostático específico).

E em todos os casos, até mesmo o de PSA, é sempre importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Além do consumo de bebidas alcoólicas, também é necessário ficar sem fumar por pelo menos um dia.

Alguns medicamentos também alteram o resultado do exame de sangue, são eles: Antibióticos, anti-inflamatórios e aspirina.

Portanto, você deve sempre indicar ao médico quais remédios você utiliza para que ele te oriente corretamente.

Tomar água “quebra” o jejum para exames?

Se for para matar a sede, ou seja, consumo de água em quantidades normais, com certeza não vai interferir no jejum do paciente, e não irá mudar os resultados dos exames.

Entretanto, se o exame que o paciente for fazer tem a necessidade de algum tipo de anestésico, é recomendado não ingerir água antes do procedimento.

Mas estamos falando de água pura, se for qualquer outro tipo de líquido que não seja água, pode sim interferir no jejum e consequentemente no resultado do exame.

Ou seja, o paciente terá que passar por todo procedimento novamente para obter o valor real do exame.

Portanto, se você ainda tem alguma dúvida sobre qualquer procedimento de saúde, acesse o blog do Cartão Pop Saúde, lá você terá acesso a diversos conteúdos informativos com relação a área da saúde.

Enfim, o que achou do conteúdo? Deixe um comentário aqui embaixo e não esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais!

Porque não pode beber água antes de fazer exame de sangue?

Além disso, alguns exames necessitam de uma dieta específica e outros da suspensão de determinados alimentos que podem interferir no resultado. Pode beber água? Quem estiver fazendo jejum para exame de sangue pode beber água pura. Isso porque a água não vai interferir nos resultados dos exames.

Quando estou de jejum Pode beber água?

Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.

Qual exame de sangue que não pode beber água?

A água deve ser tomada normalmente. Só existe um exame, que é muito raro de se fazer, para a avaliação de um hormônio, que a pessoa não pode beber água. Nos exames de rotina, água normal, sem nenhum problema.

O que não pode fazer antes de fazer exame de sangue?

O mais recomendado é evitar fumar e tomar bebidas alcoólicas, refrigerantes e chás, porque eles podem provocar alterações nos componentes do sangue. Além dos cuidados com a alimentação, também é orientado a suspensão de atividades físicas durante um determinado período para alguns exames.