Por que é importante separar o material orgânico do material reciclável?

Você sabe o que é lixo orgânico? Com toda certeza ele está na sua casa e faz parte da sua produção de resíduo diário. Isso porque, a produção desse tipo de material é praticamente inerente a todos os seres vivos. 

Se esse tipo de lixo é algo que está no nosso dia a dia, é importante saber como lidar com ele. Para ajudar, conversamos com um especialista em sustentabilidade que nos explica quais os tipos de lixo orgânicos, como separar esses resíduos e a importância da reciclagem. 

Afinal, o que é lixo orgânico?

Cascas de frutas, restos de comida, folhas de árvore, madeira… A lista de materiais orgânicos é extensa. 

O especialista em sustentabilidade Marcus Nakagawa, professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) explica de forma direta: “Lixo orgânico é todo o resíduo que tem origem biológica, seja de animal ou vegetal”. 

Ou seja, o que diferencia esse lixo do inorgânico é a sua origem. Enquanto o orgânico é de origem animal ou vegetal, o inorgânico é produzido por meios não-naturais. Isso quer dizer que plástico, metal, alumínio e outros materiais produzidos pelo homem entram na lista do lixo inorgânico. 

A seguir vamos detalhar como lidar com o lixo orgânico, mas o resíduos inorgânicos também merecem atenção. Eles devem ser reciclados e destinados, por exemplo, à coleta seletiva. 

Como separar lixo orgânico?

Esse lixo não deve ser misturado com outros resíduos. Segundo Nakagawa, juntar lixo orgânico que pode ser reciclado com aquele que não pode é um erro muito comum. 

Ainda é corriqueiro, de acordo com o professor, reunir resíduos do banheiro e papéis contaminados com produtos químicos nos recipientes errados, por exemplo. 

Portanto, é fundamental saber como separar lixo – seja ele orgânico ou inorgânico – em casa, antes mesmo do descarte. Uma ideia é reservar lixeiras para cada tipo de material. 

Feito isso, o lixo deve ser destinado às lixeiras de coleta seletiva com sua respectiva cor: 

  • Marrom para o lixo orgânico reciclável 
  • Cinza para o que não é possível ser reciclado. 

Mas afinal, que tipo de lixo orgânico é reciclável?

De acordo com o especialista em sustentabilidade, lixo orgânico reciclável é todo aquele que pode ser compostado. 

“Ou seja, ele é reciclado para se transformar em matéria orgânica. Desse modo pode ser utilizado em jardins, hortas e em vasos de plantas”, explica Nakagawa.

Por que é importante separar o material orgânico do material reciclável?
(iStock)

Os tipos de resíduos que podem ser compostados em casa são, principalmente: restos de frutas, verduras, folhas e outros vegetais. 

Em contrapartida, a maior parte dos resíduos vindos de animais ou dos próprios seres humanos, como o lixinho do banheiro – não são recicláveis. 

“Há algumas exceções, mas requerem muito mais cuidado e estudo para não criar problemas com contaminantes e outros insetos”, comenta o professor. Nesses casos, não é recomendado tentar fazer a reciclagem em casa. 

Como reciclar o lixo orgânico?

Depois de saber como separar lixo orgânico, é momento de descartar o que não pode ser reciclado e aproveitar o que é possível. 

E a maneira de reciclar o lixo de matéria orgânica é integrá-lo novamente ao meio ambiente. No ambiente doméstico, a melhor forma de conseguir isso é usar uma composteira doméstica. 

“Isso diminui consideravelmente os nossos resíduos e ainda podemos aproveitar para adubar as nossas plantas”, lembra Nakagawa.

A composteira mais comum é a que utiliza minhocas no processo. “Essa técnica é chamada de vermicompostagem e mantém minhocas californianas nas caixas de compostagem”, explica o especialista.

“Derivados de animais, queijo e alguns outros produtos muito fortes, como cebola e alho não podem ser colocados nela. Se fizer isso, pode matar as minhocas”, completa.

Por que reciclar o lixo orgânico?

No Brasil, são produzidas cerca de 37 milhões de toneladas de lixo orgânico por ano. Desse total, apenas 1% é reaproveitado – seja com compostagem ou na transformação de energia em escala industrial, por exemplo, com biocombustíveis. 

Os dados acima são da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos. Portanto, reciclar e integrar esses resíduos ao meio ambiente é uma prática sustentável e que visa o futuro. 

“Temos que ter cuidado com todos os nossos resíduos, pois somos responsáveis por tudo o que consumimos e descartamos. Se todos tivessem uma composteira doméstica, com certeza teríamos um volume menor de resíduos indo para aterros e locais não controlados”, lembra Nakagawa. 

Ou seja, reciclar lixo orgânico e saber também separar e reciclar o inorgânico é uma forma de cuidar da casa e, principalmente, cuidar do planeta. É uma maneira de pensar no presente e nas próximas gerações. 

Porque é importante separar o material orgânico do material reciclável?

Separar o lixo seco do lixo orgânico. Essa atitude simples e diária, que todo mundo pode adotar em casa, tem tudo para facilitar a vida de quem trabalha com a coleta seletiva. E não é só isso: a separação correta contribui também para reduzir a contaminação do meio ambiente e para evitar a disseminação de doenças.

Qual a importância de separar o lixo reciclável?

Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo ficam cada vez mais evidentes, pois entre outras coisas, aliviam os aterros sanitários e lixões, já que grande parte dos resíduos sólidos gerados podem ser reaproveitados.

Por que separar o lixo orgânico reciclável é rejeito *?

Como o próprio site do Ministério do Meio Ambiente aponta, cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem e destinação final. Com isso, ao separar o lixo antes da coleta evita que vários materiais fiquem misturados, independente do estado e especificidade.

Qual a importância da separação dos resíduos?

A separação dos resíduos de forma correta faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, pois ela evita que muitos materiais recicláveis acabem em aterros ou lixões.