Quais foram as principais consequências da descolonização na Ásia?

Saiba quais foram os fatores que influenciaram na independência dos países africanos e asiáticos


Quais foram as principais consequências da descolonização na Ásia?

Resposta sobre as causas da descolonização da África e Ásia

Pergunta:

Quais foram as principais causas da descolonização da África e da Ásia?

Resposta:

Introdução

Na segunda metade do século XIX, as potências europeias colonizaram a Ásia e a África. Apoiados no imperialismo e no pretexto da difusão da cultura europeia, considerada superior pelos europeus, Reino Unido, França, Bélgica, Itália e Alemanha passaram a explorar estes dois continentes. Além de obter matérias-primas (recursos minerais e vegetais) e mão de obra barata, os europeus também utilizaram essas regiões para ampliar seus mercados consumidores.

Esse processo de colonização, conhecido como neocolonialismo, gerou diversos problemas para os povos asiáticos e africanos. Guerras, conflitos étnicos e problemas territoriais foram apenas alguns deles.

A partir de meados dos séculos XX, os países africanos e asiáticos começam a obter suas independências, colocando o neocolonialismo em crise e decadência. Esse processo histórico ficou conhecido como descolonização e teve vários fatores econômicos, políticos e sociais como causas.

Principais causas da descolonização da África e da Ásia:

- Fortalecimento do ideal nacionalista nas colônias africanas e asiáticas. Embora já existe desde o final do século XIX, o nacionalismo cresceu e ganhou forma na segunda metade do século XX. Vários movimentos nacionalistas passaram a surgir e defender a independência de seus países, motivados pelo desejo de formação de nações e reavivamento cultural. Um dos mais importantes foi o que ocorreu na Ìndia, tendo na figura de Mahatma Gandhi sua mair expressão.

- A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) resultou em muitos prejuízos na Europa. Como os países estavam mais empenhados na reconstrução, deixaram em segundo plano o controle de suas colônias africanas e asiáticas.

- Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria também foi um dos fatores que atuou como dinamizador dos processos de independência na África e Ásia. Estados Unidos e União Soviética, as duas potências do pós-guerra, contavam com a independência dos países destes dois continentes para poderem ampliar suas áreas de influência política, ideológica e militar.

- Com base no princípio da autodeterminação dos povos, a ONU (Organização das Nações Unidas), apoiou direta e indiretamente a descolonização dos continentes africano e asiático.


Quais foram as principais consequências da descolonização na Ásia?

Mahatma Gandhi (1869-1948): importante líder nacionalista e anticolonialista indiano, que teve grande influência na independência da Índia.

_____________________________

  Pergunta respondida pelo professor de História:

Jefferson Evandro Machado Ramos em 07/07/2020.




Você também pode gostar de:

Causas da Descolonização da África e da Ásia Temas Relacionados
  • • Imperialismo na África e consequências
  • • Principais Características do Imperialismo
Bibliografia Indicada

- SCHNNEBERGER, Carlos Alberto. Manual Compacto de História Geral. São Paulo: Editora Rideel, 2011.

- ARAÚJO, Daniel de. História Geral – Coleção Diplomata. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.


Índice:

  1. O que foi o processo de descolonização da Ásia?
  2. Quais as consequências da descolonização na Ásia?
  3. O que foi a descolonização africana e asiática?
  4. O que aconteceu com o Japão no processo de descolonização?
  5. O que é um processo de descolonização?
  6. Como ocorreu o processo de descolonização da África e da Ásia?
  7. Quais as consequências da descolonização?
  8. Quais foram as consequências da descolonização da Ásia e da África?
  9. O que foi o processo de descolonização da África?
  10. Por que o Japão se rendeu?
  11. Quais os tipos de descolonização?
  12. Qual foi a consequência do processo de descolonização da África e da Ásia?
  13. Quais os principais fatores que influenciaram a descolonização da África e da Ásia?
  14. Como foi o processo de descolonização da África e suas consequências?
  15. Quais foram as principais consequências geradas pelo processo de descolonização do continente africano?
  16. Quais as consequências do processo de colonização da África?
  17. Quais foram as consequências do processo de colonização da África *?

A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência. O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético.

Quais as consequências da descolonização na Ásia?

Entre as principais consequências da descolonização afro-asiática podemos destacar o agrupamento dos países recém-libertados e sua luta comum contra o subdesenvolvimento, a dependência e o neocolonialismo.

O que foi a descolonização africana e asiática?

Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de exploração. ... O processo de independência das colônias em relação às metrópoles européias é denominado historicamente como descolonização.

O que aconteceu com o Japão no processo de descolonização?

O Japão rendeu-se aos Aliados em 14 de agosto de 1945, quando o governo japonês notificou-os de que havia aceitado os termos da Declaração de Potsdam. No dia seguinte, o Imperador Hirohito anunciou a rendição incondicional do Japão pelo rádio.

O que é um processo de descolonização?

Quando uma colônia consegue recuperar sua independência ocorre o processo de descolonização. Isto pode acontecer devido a um acordo entre a terra colonizada e um partido político ou por uma luta organizada para livrar a colônia de seus exploradores.

Como ocorreu o processo de descolonização da África e da Ásia?

A descolonização da África ocorreu durante no século XX quando as populações dos territórios africanos ocupados conseguiram expulsar o invasor europeu e assim, conquistar a independência. O primeiro país africano a ser independente foi a Libéria, em 1847; e o último, a Eritreia, em 1993.

Quais as consequências da descolonização?

Resposta: Consequências de descolonização: Esquecimento da Africa pelo restante do mundo, devido ao capitalismo. Conflitos e guerras de tribos rivais, unidas no mesmo território pelo colonizador europeu. Miséria ocasionada pela extração de recursos naturais do continente.

Quais foram as consequências da descolonização da Ásia e da África?

As consequências da descolonização As economias dos países africanos e asiáticos dependiam fortemente dos capitais e investimentos externos, não consolidando um processo autônomo de desenvolvimento interno. Na maioria dos casos, a situação econômica deteriorou-se progressivamente.

O que foi o processo de descolonização da África?

O processo de descolonização da África começou a ganhar força após a Segunda Guerra Mundial. O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 19.

Por que o Japão se rendeu?

Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Quais os tipos de descolonização?

Os três tipos de descolonização são: pacífico, como ocorreu na Índia; violento, como é o caso da Indochina e tardio, como ocorreu no território de Angola.

Qual foi a consequência do processo de descolonização da África e da Ásia?

As consequências da descolonização As economias dos países africanos e asiáticos dependiam fortemente dos capitais e investimentos externos, não consolidando um processo autônomo de desenvolvimento interno. Na maioria dos casos, a situação econômica deteriorou-se progressivamente.

Quais os principais fatores que influenciaram a descolonização da África e da Ásia?

O crescimento do Nacionalismo Pan-Africanista e o desenvolvimento do Capitalismo Globalizado foram os dois principais fatores que contribuíram para a descolonização da África.

Como foi o processo de descolonização da África e suas consequências?

O processo de descolonização da África começou a ganhar força após a Segunda Guerra Mundial. O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 19.

Quais foram as principais consequências geradas pelo processo de descolonização do continente africano?

As consequências da descolonização Na maioria dos casos, a situação econômica deteriorou-se progressivamente. A maior parte dos países, sobretudo os africanos, sofre de instabilidade política devido a frequentes guerras civis, golpes de Estado e ditaduras militares.

Quais as consequências do processo de colonização da África?

Resposta: Consequências de descolonização: Esquecimento da Africa pelo restante do mundo, devido ao capitalismo. Conflitos e guerras de tribos rivais, unidas no mesmo território pelo colonizador europeu. Miséria ocasionada pela extração de recursos naturais do continente.

Quais foram as consequências do processo de colonização da África *?

Esse processo foi marcado por muita violência e intensa exploração das riquezas dos países africanos que, após conquistarem a independência, ficaram instáveis politicamente e economicamente, visto que os colonizadores simplesmente abandonaram a região em meio a diversos conflitos étnicos e separatistas.

Leia também

  • Will there be a season 2 of The Irregular at Magic High School?
  • Por que só no Brasil chamamos a fórmula de Bhaskara por este nome?
  • Como é a forma correta para executar o lateral no handebol?
  • Qual era o contexto da Revolução Francesa?
  • Qual a diferença entre cubismo e surrealismo?
  • Porque Ronaldinho usava 80 no Milan?
  • Qual é o ponto cego do Morte Rubra?
  • Qual o episódio da guerra de One Piece?
  • Quem rebaixou o Vasco em 2013?
  • O que é predicado numa frase?

Tópicos populares

  • Qual a linhagem do Luffy?
  • Qual a relação existente entre uma equação E a balança estar em equilíbrio?
  • Quem é o salsichão?
  • Como se pergunta qual é o seu nome em espanhol?
  • Como se faz a separação da palavra mais?
  • O que cai na prova do Detran sobre mecânica?
  • Is infiltrating the airship free?
  • O que são PRRs Imunologia?
  • Quais assuntos mais caem no Enem de Biologia?
  • Qual são as letras sílabas?

Quais as consequências da descolonização na Ásia?

As consequências da descolonização As economias dos países africanos e asiáticos dependiam fortemente dos capitais e investimentos externos, não consolidando um processo autônomo de desenvolvimento interno. Na maioria dos casos, a situação econômica deteriorou-se progressivamente.

Quais foram as causas da descolonização da Ásia?

A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência. O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético.

Quais as principais causas da descolonização da África e da Ásia?

Guerras, conflitos étnicos e problemas territoriais foram apenas alguns deles. A partir de meados dos séculos XX, os países africanos e asiáticos começam a obter suas independências, colocando o neocolonialismo em crise e decadência.

Quais as consequências deixadas pelo processo de descolonização da Ásia e da África?

Aliado à questão da guerra, surgiram grupos e movimentos que lutavam em busca da independência política, essa onde libertaria se dispersou por todo o continente e perdurou por vários anos. Posteriormente, o resultado foi a restituição dos territórios e surgimento de pelo menos 49 novas nações africanas.