Quais foram os principais motivos que levaram ao fim da União Soviética?

Em meados da década de 1980, União Soviética parecia um país indestrutível. Mas o sonho acabou em apenas alguns anos. Por quê?

Preços do petróleo e ineficiência econômica

“A verdadeira data do colapso da URSS é bem conhecida. Não é o dia em que foram assinados os acordos de Belaveja, nem o do golpe de agosto [de 1991]. É 13 de setembro de 1985, quando o ministro do Petróleo da Arábia Saudita, [Ahmed] Yamani, declarou que o país sairia do acordo sobre restrição da produção de petróleo e passou a aumentar sua participação no mercado”, escreveu o idealizador das radicais reformas econômicas ocorridas na Rússia pós-soviética, na década de 1990, Egor Gaidar.

“A Arábia Saudita aumentou a produção de petróleo em 5,5 vezes e, assim, os preços da commodity caíram 6,1 vezes", escreveu.

Quais foram os principais motivos que levaram ao fim da União Soviética?

Eduard Kobyak; Vyacheslav Undasin/TASS

O ex-ministro das Relações Econômicas Externas, Piotr Aven, apoia esta interpretação dos acontecimentos. “Foi um importante ponto de virada, em 1986, quando os preços do petróleo caíram e todas as possibilidades de gerar receitas desapareceram”, disse Aven.

Ele explica que as receitas do petróleo permitiam comprar grãos (a URSS importava 17% do produto). A queda dos preços do petróleo coincidiu com a desaceleração econômica que, segundo Aven, começou nos anos 1960. Esta tendência de longo prazo, junto com a queda dos preços do petróleo, levaram ao colapso do modelo econômico soviético.

Diversos historiadores, porém, acreditam que, apesar das ineficiências da economia soviética e da escassez notória dos bens de consumo mais básicos, a situação não era tão ruim.

O renomado sociólogo soviético-americano, Vladímir Shlapentokh, concorda que a desaceleração econômica afetava a população, mas afirma que ela não era o suficiente para levar ao colapso do país.

“Todas essas deficiências tinham uma natureza bastante crônica e não eram fatais - uma pessoa doente, bem como uma sociedade doente, pode viver por um longo tempo”, diz.

Segundo as estatísticas oficiais soviéticas, o PIB diminuiu pela primeira vez apenas em 1990, um ano antes do colapso.

Tensões étnicas

No final dos anos 1980, durante a época da Perestroika, crescia a violência causada pela busca de independência de determinadas repúblicas soviéticas. O primeiro exemplo de violência étnica dessas repúblicas nacionalistas ocorreu no final de 1986 na então capital do Cazaquistão, Almaty, quando os jovens cazaques, frustrados com a nomeação de um russo étnico como chefe da república, iniciaram tumultos.

Quais foram os principais motivos que levaram ao fim da União Soviética?

Além dos conflitos na cidade de Sumgait, no Azerbaijão, e dos eventos violentos em Tbilisi e Baku (na Geórgia e no Azerbaijão, respectivamente), o conflito mais sangrento ocorreu em Karabakh, entre o Azerbaijão e a Armênia - considerado “um dos principais desencadeadores políticos que iniciaram a desintegração da URSS”.

LEIA TAMBÉM: Até que ponto a Rússia continua sendo comunista?

No final dos anos 1980, centenas de pessoas foram vítimas dos conflitos étnicos no território da União Soviética.

No entanto, mesmo em 1990, a maioria das repúblicas soviéticas não queria sair da URSS e, segundo o historiador russo Aleksandr Chúbin, “a situação parecia relativamente calma, e apenas os Estados Bálticos e a Geórgia haviam escolhido firmemente o caminho separatista”.

“Apesar de todo o perigo dos movimentos nacional-separatistas para a estrutura do Estado da URSS, eles não tinham potencial suficiente para a destruição da União Soviética", argumenta o historiador.

Reformas de Gorbatchov

O fraco desempenho econômico e o nacionalismo crescente eram importantes, mas, segundo os historiadores, os erros dos líderes soviéticos e a Perestroika, que começou no início dos anos 1980, também desempenharam um papel crucial para o futuro da URSS.

Quais foram os principais motivos que levaram ao fim da União Soviética?

Gorbatchov, após tentativa de golpe, asina acordo no Parlamento proibindo Partido Comunista no território.

Getty Images

Existe uma teoria conspiratória popular na Rússia de que Gorbatchov tentou deliberadamente destruir o socialismo e a União Soviética. Os historiadores, porém, não levam isso a sério, já que não há indicações de que o primeiro presidente da URSS quisesse minar seu próprio governo.

Pelo contrário, o objetivo da Perestroika era reformar o sistema soviético, que demonstrava sinais de degradação. As primeiras reformas de Gorbatchov, chamadas de “aceleração” da economia, deveriam desencadear o potencial do “socialismo modernizado”.

No entanto, apesar das boas intenções de Gorbatchov, as reformas levaram a uma espiral descendente que enfraqueceu o Estado.

"Em busca desesperada de formas de modernizar a economia Gorbatchov iniciou um processo radical de democratização que tornou inevitável a morte do sistema soviético e do império”, disse o sociólogo Shlapentokh.

“Surgiram novos atores, como Borís Iéltsin, que queria criar uma Rússia independente. Isto significou o inevitável desaparecimento da URSS", completa.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Receba em seu e-mail as principais notícias da Rússia na newsletter:

Quais os principais motivos que levaram ao fim da União Soviética?

O autoritarismo, com a censura à imprensa e as mais diversas formas de manifestações populares; Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.

Qual foi o motivo do fim da União Soviética Brainly?

Os fatores que levaram ao fim da URSS são: Incapacidade de acompanhar os avanços sofridos pelo Ocidente, em se tratando de tecnologia, mas também de qualidade para a população em geral. Além disso, podemos citar reformas que foram completamente mal conduzidas e levaram à redução da qualidade de vida da população.

O que levou à divisão da antiga União Soviética?

Ao final da década de 1970, a União Soviética iniciou uma forte crise econômica que levou o país à recessão e a uma crise política, a qual contribuiu para a fragmentação da União Soviética e o seu fim, em 1991.

Quem acabou com a União Soviética?

Em 25 de dezembro de 1991 Gorbachev renunciou à presidência da URSS e em 31 de dezembro todas as funções administrativas do país cessaram de existir.