Quais organelas encontramos somente nas células vegetais e somente nas células animais?

As células vegetais são células eucariontes presentes nas plantas. Elas se assemelham às células animais em alguns aspectos, porém possuem algumas particularidades, como a presença de cloroplastos, uma organela ausente na célula animal.

Leia mais: Estruturas secretoras das plantas

Características da célula vegetal

A célula vegetal é uma célula eucarionte, ou seja, que apresenta núcleo delimitado e organelas membranosas. Essa célula consiste basicamente em parede celular, membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Quais organelas encontramos somente nas células vegetais e somente nas células animais?
A célula vegetal forma os tecidos vegetais.

  • Parede celular: é uma estrutura importante na diferenciação das células animal e vegetal. Ausente em células animais, a parede celular está localizada externamente à membrana plasmática e possui como principal componente a celulose. As funções atribuídas à parede celular são: limitar a expansão da célula e sua consequente ruptura, determinar o tamanho e formato da célula, determinar a textura do tecido vegetal do qual a célula faz parte, apresentar papel ativo na defesa da célula contra patógenos, entre várias outras funções.

  • Membrana plasmática: está situada internamente à parede celular, envolvendo, portanto, o citoplasma. Como a membrana plasmática de outros tipos celulares, a membrana da célula vegetal é composta por uma bicamada lipídica, em que proteínas estão inseridas. A membrana plasmática desempenha diferentes funções, merecendo destaque o controle da entrada e saída de substâncias da célula.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Citoplasma: está localizado entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Na matriz citoplasmática (citosol) estão imersas várias organelas celulares. No citoplasma ocorrem diferentes reações químicas e muitas substâncias do metabolismo da planta são acumuladas. Além disso, ele facilita a troca de substâncias dentro da célula e entre as células adjacentes. No citosol está presente o citoesqueleto, o qual é formado, em células vegetais, por dois elementos: microtúbulos e microfilamentos. O citoesqueleto é uma rede de filamentos proteicos que atuam em diferentes processos, tais como movimento de organelas e divisão, crescimento e diferenciação da célula.

  • Núcleo: nele está a maior parte do material genético. O núcleo atua controlando a atividade celular e armazenando a informação genética que será passada para as células-filhas. O núcleo é circundado pelo envoltório nuclear, o qual se caracteriza por ser uma dupla membrana que apresenta uma grande quantidade de poros.

Leia também: Células procarióticas e eucarióticas

Organelas presentes na célula vegetal

A célula vegetal apresenta algumas organelas típicas de uma célula eucarionte, entretanto, algumas das organelas presentes nesse tipo celular são exclusivas. Veja, a seguir, algumas das organelas presentes na célula vegetal e suas respectivas funções:

Quais organelas encontramos somente nas células vegetais e somente nas células animais?
Observe algumas das principais partes de uma célula vegetal.

  • Mitocôndrias: são organelas envolvidas por duas membranas, sendo a membrana interna formada por várias invaginações chamadas de cristas. Essa organela é responsável pela respiração celular.

  • Plastídios: são componentes típicos da célula vegetal com a parede celular e os vacúolos. Os plastídios são envoltos por duas membranas e, internamente, apresentam um sistema de membranas. Os principais tipos de plastídios são os cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos.

    • Cloroplastos: são organelas celulares nas quais ocorrem o processo de fotossíntese. Possuem carotenoides e clorofilas, sendo as clorofilas os pigmentos responsáveis pela coloração verde típica dessas estruturas. São encontrados em todas as partes verdes da planta, porém são mais numerosos nas folhas.

    • Cromoplastos: assim como os cloroplastos, são plastídios que contêm pigmentos. Entretanto, os cromoplastos usualmente não possuem clorofila, sendo portadores de pigmentos carotenoides.

    • Leucoplastos: são plastídios que não possuem pigmentos, estando relacionados com o armazenamento de substâncias. Os leucoplastos que armazenam amido são chamados de amiloplastos. Aqueles que armazenam proteína são chamados de proteinoplastos.

  • Vacúolos: também chamados de vacúolo de suco celular e vacúolo central, são estruturas típicas da célula vegetal. São organelas envolvidas por uma única membrana, chamada de tonoplasto. Muitos vacúolos são preenchidos pelo suco celular, o qual apresenta como principal componente a água. Outros componentes presentes nele são íons inorgânicos, açúcares, aminoácidos, ácidos orgânicos, entre outros. Os vacúolos atuam como compartimentos de armazenamento, removem substâncias tóxicas, estão envolvidos na quebra de macromoléculas e na reciclagem de componentes celulares, e participam da manutenção do pH celular. O vacúolo ocupa grande parte da célula, representando até 90% do espaço celular em células parenquimáticas.

  • Retículo endoplasmático: constitui um complexo sistema de membranas. Pode ser dividido em dois tipos: retículo endoplasmático liso e rugoso. O retículo endoplasmático liso ou agranular não está associado a ribossomos, enquanto o retículo endoplasmático rugoso ou granular está associado a ribossomos. O retículo endoplasmático rugoso está relacionado com a síntese de proteínas de exportação, enquanto o retículo endoplasmático liso está relacionado com a síntese lipídica.

  • Complexo golgiense: organela formada por um conjunto de sacos discoides e achatados chamados de cisternas. O complexo golgiense está relacionado com a modificação, armazenamento e secreção de substâncias.

  • Peroxissomo: organela esférica envolvida por uma única membrana. Alguns peroxissomos apresentam papel fundamental na fotorrespiração, sendo importantes para o metabolismo da planta. Alguns deles são denominados glioxissomos e apresentam enzimas que promovem a conversão de lipídios em sacarose durante o processo de germinação de determinadas sementes.

Os ribossomos também estão presentes na célula vegetal, entretanto, devido à ausência de membranas, não são considerados uma organela. Os ribossomos são estruturas que atuam garantindo a síntese de proteínas para a célula.

Leia também: Biologia celular no Enem: como esse tema é cobrado?

Diferença entre célula animal e vegetal

Quais organelas encontramos somente nas células vegetais e somente nas células animais?
Apesar de ambas serem eucariontes, as células animal e vegetal apresentam algumas diferenças.

Apesar de serem células eucariontes, as células vegetal e animal apresentam algumas características que permitem diferenciá-las. A célula vegetal, por exemplo, apresenta parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular, três estruturas ausentes na célula animal. Esta, por sua vez, apresenta lisossomos, os quais estão ausentes em células vegetais.

Quais são as organelas presentes na célula animal e vegetal?

Entre as organelas presentes em células animais e vegetais, podemos citar os ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, peroxissomos e mitocôndrias.

Quais organelas há nas células vegetais e não há nas animais?

As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.

Quais as organelas que são encontradas somente nas células vegetais?

A parede celular, os plastos e vacúolos são estruturas exclusivas da célula vegetal. Já os lisossomos e centríolos são organelas encontradas apenas na célula animal. Alternativa “e”. As duas organelas que possuem DNA próprio são os plastos e a mitocôndria.

Quais são as organelas que só tem na célula animal?

Lisossomos são organelas encontradas apenas na célula animal.