Quais os grupos étnicos contribuíram para a formação do povo brasileiro?

Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)

Ouça este artigo:

O Brasil é famoso por sua grande miscigenação, nosso povo não tem uma formação étnica única, pelo contrário, é uma mistura de diversos povos. Existem brasileiros de todas as cores, de todos os jeitos.

O Brasil é formado por brancos, negros, asiáticos, índios e muitos mestiços.

Segundo o Atlas do IBGE, a população mais ao Sul e Sudeste do Brasil se auto-declaram mais como branca com considerável presença parda no Sudeste. No Centro-Oeste vemos uma distribuição bem equilibrada e no Norte e Nordeste vemos a população parda em grande destaque.

Porém, é necessário lembrar que essa classificação do IBGE é limitada, especialmente por não considerar os diversos grupos brancos e negros presentes, nem as diversas etnias indígenas presentes em nosso território.

Apanhando histórico

Não é novidade para ninguém que os habitantes mais antigos do Brasil eram os Índios. Em 1500, chegaram os brancos portugueses que aqui se instalaram para colonizar o território. Com o tempo, esses portugueses trouxeram negros africanos para o país, para trabalharem como escravos na terra colonizada. Só aí já temos: índios, brancos e negros.

Durante esse tempo já foram ocorrendo diversas mestiçagens: caboclos ou mamelucos (mestiços de brancos com índios), mulatos (mestiços de brancos com negros) e cafuzos (mestiços de índios com negros).

Posteriormente, outros grupos foram migrando para o Brasil. Germânicos, Italianos e outros grupos brancos vieram em busca de trabalho em nossa terra, sem falar nos médio-orientais árabes e nos orientais como japoneses, chineses e coreanos. Todos esses foram se misturando entre si e também com os três mestiços clássicos apresentados no parágrafo anterior.

A mestiçagem cultural

Essa mestiçagem produziu grandes marcas em toda a cultura brasileira, mesmo para aqueles que não são mestiços. Os nossos hábitos e costumes possuem influência de negros, índios e brancos. No campo religioso, o catolicismo (primeira religião trazida pelos brancos) e posteriormente o evangelicalismo (também trazido pelos brancos) começaram a, em sua forma popular, aderir a práticas e costumes dos povos negros e indígenas por vezes os modificando (vide o “Bolinho de Jesus” como versão evangélica do Acarajé ou o hábito católico de distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião). Sem falar no surgimento de religiões mestiças, com forte sincretismo entre práticas religiosas brancas, negras e indígenas: a Umbanda, a Jurema Sagrada, Santo Daime, ...

Na música vemos também a ampla variedade de músicas oriundas de diversos povos e que são consumidas pelas diversas etnias. O samba, o pagode, a bossa nova, o sertanejo, o forró, são tantos ritmos legitimamente brasileiros e que se formaram com influências dos nossos povos formadores. Sem falar na culinária, aqui no Brasil, independente de sua etnia, todos consomem pratos como acarajé, tacacá, biju e outros.

Referências:

Atlas Geográfico Escolar – IBGE (4ª Edição, 2007)

http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/formacao-etnica-da-populacao-brasileira/

Dificilmente existe uma nação com tão complexa e variada composição étnica de sua população. No caso do Brasil, a formação populacional advém de basicamente cinco distintas fontes migratórias, são elas:

- os nativos, que se encontravam no território antes da chegada dos portugueses. Esses povos eram descendentes de homens que chegaram às Américas através do Estreito de Bering;

- os portugueses, que vieram para o Brasil a fim de explorar as riquezas da colônia;

- os negros africanos, que foram trazidos pelos europeus para trabalhar nos engenhos na produção do açúcar a partir do século XVI;

- a intensa imigração europeia no Brasil, sobretudo no sul do país;

- a entrada de imigrantes oriundos de várias origens, especialmente vindos da Ásia e Oriente Médio.

Com base nessas considerações, a população brasileira ficou com a seguinte composição étnica:

Quais os grupos étnicos contribuíram para a formação do povo brasileiro?

Brancos: a grande maioria da população branca tem origem europeia (ou são descendentes desses). No período colonial vieram para o Brasil: espanhóis, holandeses, franceses, além de italianos e eslavos. A região sul abriga grande parte dos brancos da população brasileira, pois esses imigrantes ocuparam tal área.

Quais os grupos étnicos contribuíram para a formação do povo brasileiro?

Negros: essa etnia foi forçada a migrar para o Brasil, uma vez que vieram como escravos para atuar primeiramente na produção do açúcar e mais tarde na cultura do café. O Brasil é um dos países que mais utilizou a mão de obra escrava no mundo. Hoje, os negros se concentram principalmente em áreas nas quais a exploração foi mais intensa, como é o caso das regiões nordeste e sudeste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os grupos étnicos contribuíram para a formação do povo brasileiro?


Indígenas: grupo étnico que habitava o território brasileiro antes da chegada dos portugueses. Nesse período, os índios somavam cinco milhões de pessoas. Os índios foram quase disseminados, restaram somente 350 mil índios, atualmente existem 170 mil na região Norte e no Centro-Oeste 100 mil.

Pardos: etnia formada a partir da junção de três origens: brancos, negros e indígenas, formando três grupos de miscigenação.

Mulatos: correspondem à união entre brancos e negros, esse grupo representa 24% da população e ocorre com maior predominância no Nordeste e Sudeste.

Caboclos: representa a descendência entre brancos e indígenas. No país respondem por 16% da população nacional. Esse grupo se encontra nas áreas mais longínquas do país.

Cafuzos: esse grupo é oriundo da união entre negros e índios, essa etnia é restrita e corresponde a 3% da população. É encontrado com maior frequência na Amazônia, Centro-Oeste e Nordeste.

Quais grupos étnicos contribuíram para a formação do território brasileiro?

São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos. Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios.

Como os indígenas contribuíram para a formação do povo brasileiro?

As influências indígenas na cultura brasileira estão enraizadas em todos os indivíduos e vão desde objetos e ações simples – como deitar em redes e preparar pratos como tapioca e pirão de peixe – até usos medicinais com plantas nativas, crenças no folclore – saci pererê, curupira – e influências na língua portuguesa – ...

Quais são os tipos de etnias?

Entre os tipos de etnias que compõem as etnias brasileiras, estão os negros africanos, os portugueses, os holandeses, os italianos, os japoneses, os árabes, além dos nativos indígenas do nosso território. Saiba mais sobre identidade cultural e cultura indígena.

Quantas são as etnias?

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas.