Quais os meios de cultura mais utilizados na prática clínica?

Descubra como funcionam os meios de cultivo de microrganismos no estudo de diversos segmentos da indústria

Os meios de cultura, são componentes essenciais para o estudo microbiológico de diversos segmentos, como: processamento de alimentos, tratamento de água, indústria farmacêutica e análise clínica.

Esse insumo, é fundamental para o monitoramento do crescimento e desenvolvimento de bactéria e fungos, fora do seu habitat natural. Isso porque, simulam as condições exatas para o amadurecimento de uma colônia.

Entretanto, é preciso definir antes da escolha do meio de cultura, os critérios para o desenvolvimento do objeto de estudo. Pois, cada microrganismo possui sua especificidade e, as suas necessidades, devem ser atendidas para assegurar o sucesso do projeto.

Dessa forma, além das condições base para este tipo de estudo, é preciso adaptar o meio de cultura e, assim, obter resultados mais rapidamente.

Esta adaptação, é realizada através da adição de nutrientes específicos para o desenvolvimento do material de estudo. Além disso, o controle do pH e oxigênio presentes na cultura, são essenciais para o processo de análise.

Quer saber mais detalhes sobre esse procedimento tão importante para o estudo de diversos segmentos? Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

O uso e importância dos meios de cultura

Como já dissemos, a aplicação dos meios de cultura, está ligada ao estudo do desenvolvimento de bactérias, fungos e vírus, em um meio artificial.

Ou seja, através da coleta e aplicação de um determinado componente, é possível analisar como ele age, e como funciona o seu crescimento. Dessa forma, definindo quais as vantagens e desvantagens da presença do material de estudo no seu produto final.

A aplicação dos meios de cultura em um estudo, auxiliam na identificação dos microrganismos que podem provocar infecções, alergias e, até mesmo, a contaminação da água ou alimentos.

Por isso, a aplicação desse estudo se faz tão necessária. Pois, é através dos procedimentos de análise microbiológica que os componentes nocivos, são identificados.

Mas, além das condições que podem ser adaptadas para o cultivo de microrganismos, ainda existe uma grande variedade de tipos de meios de cultura. Confira a seguir!

Classificação dos meios de cultivo

Como já dito, os meios de cultura são utilizados para análise do desenvolvimento de bactérias, fungos e vírus, fora do seu habitat. Ou seja, são meios de cultivo sintéticos ou artificiais. Pois, são produzidos em laboratório e não ocorrem naturalmente.

Aliás, por conta das diversas vantagens da sua aplicação em estudos, foram desenvolvidos diversos formatos para a o cultivo de microrganismos. Entre eles, podemos citar:

Quimicamente definido

Os meios de cultura quimicamente definidos, são aqueles em que todas as partes do componente, são conhecidas. Isso porque, é fabricado em laboratório com as quantidades exatas em gramas dos componentes necessários para o estudo.

Complexo

Os meios complexos, ao contrário do anterior, são aqueles em que, nem todas as partes são conhecidas. Pois, é constituído pela adição de extratos moídos de tecido animal, para suprir a necessidade de nutrientes do organismo estudado.

Além disso, os meios de cultura complexos, podem conter leveduras e tecido vegetal, que auxiliam na carga de nutrientes para o sucesso do estudo.

Sólido

Estes meios de cultura, são constituídos pela adição do Ágar, um polissacarídeo essencial para a solidificação do meio de cultura.

As bactérias, crescem no meio sólido, formado após a aplicação do Ágar e, quando colocada em tubos de ensaio ou placas de Petri.

Dessa maneira, pode-se dizer que o polissacarídeo utilizado no processo tem a função de emulsificação da mistura. Assim como, a gelatina é utilizada na culinária, o Ágar é aplicado na análise microbiológica.

Líquido

Os meios de cultura líquidos, ao contrário dos anteriores, não utilizam componentes emulsificantes na sua composição. Assim, deve ser acondicionado em tubos de ensaio e aplicado, além da análise microbiológica, para a ativação de culturas, repiques de microrganismos e provas químicas.

Um dos melhores meios de cultura líquidos, disponíveis atualmente no mercado, é a linha Nutrient Liquid Media da GVS. Esta linha, é constituída por uma ampla gama de caldos de cultura e soluções para o cultivo, detecção e contagem de leveduras de bactérias.

Além disso, cada meio de cultura líquido da linha Liquid Media GVS, é desenvolvido especialmente para o uso na análise de água, leite, sucos, alimentos e amostras farmacêuticas.

Ademais, as soluções para cultivo de microrganismos são embaladas em ampolas com a fração exata para o uso, o que facilita a utilização do produto.

Outra vantagem do investimento em soluções como essa, é a rigorosa verificação de qualidade de acordo com métodos padronizados, fato que garante uma preparação uniforme dos componentes.

Além do mais, o teste final do produto garante um meio de cultura líquido estéril e ideal para o crescimento do objeto de estudo.

Saiba mais sobre nossas soluções, clicando aqui!

Quais os meios de cultura mais utilizados na prática clínica?

Enriquecido

Já os meios de cultura enriquecidos, são essenciais para o cultivo de culturas que demandam mais nutrientes para o seu crescimento.

Sendo assim, é preciso adicionar nutrientes extras que, no geral, são proporcionados pelo Ágar-Sangue e Ágar-chocolate, que são comumente aplicados nos laboratórios de análise biológica.

Estes componentes, são essenciais para a o cultivo em meio sólido de bactérias, vírus e fungos que demandam mais nutrientes no processo de cultura.

Seletivo

Os meios de cultura seletivos, são essenciais para inibir o desenvolvimento de colônias não-interessantes ao estudo. Assim, é possível garantir que apenas o objeto de estudo estará presente no respectivo meio.

Da mesma forma que já vimos no meio de cultura anterior, existem componentes que garantem a determinadas características ao meio. Assim, com a adição de Ágar McConkey, por exemplo, é possível evitar o crescimento de bactérias Gram-Positivas.

Diferencial

Os meios de cultura diferenciais, são aqueles aplicados para distinguir os organismos presentes em uma cultura. Por exemplo, o Ágar McConkey, que revela a presença de bactérias Gram-Negativas.

Aliás, é preciso ressaltar que, os meios para cultivo classificados em: enriquecido, seletivo e diferencial, não são exclusivos para as suas funções. Por exemplo, vimos agora, que o Ágar McConkey, pode estar presente em mais de um meio de cultura.

Inoculação dos meios de cultura

Este procedimento, é aplicado, especialmente, em laboratórios de microbiologia clínica, onde os meios são rotineiramente inoculados com amostras coletadas de pacientes com suspeita de doenças infecciosas.

Dessa forma, pode haver a inoculação dessas amostras em meios de cultura líquidos e sólidos. Nos meios líquidos, apenas é feita a introdução do componente ao método de análise.

Mas, quando falamos dos meios de cultura sólidos, é preciso utilizar uma alça de inoculação estéril. Este processo, também é conhecido como: semeadura em estrias.

Gostou do tema e quer saber mais a respeito dos segmentos da microbiologia? Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Referências

https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/microbiologia/mod_4_2004.pdf

Quais os meios de cultura mais utilizados?

Veja abaixo os principais tipos de meios de cultura disponíveis..
Meio de cultura enriquecido. ... .
Meio de cultura seletivo. ... .
Meio de cultura diferencial. ... .
Meio de cultura de transporte. ... .
Meio de cultura de triagem. ... .
Meio de cultura de identificação. ... .
Meio de cultura de contagem. ... .
Meio de cultura de estocagem e manutenção..

Quais os tipos de meio de cultura podem ser usados num laboratório?

Quais são os tipo de Meios de cultura?.
Líquidos ou caldos: crescimento indiscriminado com turvação do meio;.
Sólidos: crescimento de colônias isoladas, muito utilizado para culturas puras;.
Semi-sólido: adição de menor quantidade de ágar, mobilidade bacteriana;.

Quais são os meios de cultura mais comuns utilizados em microbiologia há diferença nos meios de cultura utilizados para os diferentes tipos de microrganismos?

Diferenças entre Meios de Cultura.
Meio de Cultura Enriquecido. Um meio de cultura enriquecido corresponde a um caldo ou meio sólido contendo um grande suprimento de nutrientes que promove o crescimento dos microrganismos fastidiosos. ... .
Meio de Cultura Seletivo. ... .
Meio de Cultura Diferencial. ... .
Meio de cultura cromogênico..

Quais os tipos de meios de cultura Qual a principal diferença entre eles?

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificastes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificastes, caracterizando-se como caldo.