Quais os países da Europa Ocidental

A Europa Ocidental é uma das regiões mais desenvolvidas do planeta e também um dos lugares com mais fluxo de turistas no mundo. Sua diversidade e beleza atraem pessoas de vários países, que tem interesse em conhecer outra cultura e costumes.

Ou mesmo aprender mais sobre a origem do mundo ocidental. Afinal há muita história pelas cidades e ruas, pelos diversos museus, antigas igrejas e construções históricas.

Por tudo isso, a Europa Ocidental é um lugar muito rico culturalmente.

Vários dos países conservam histórias de toda a humanidade, datados antes mesmo de Cristo e guardadas no interior dos seus museus. 

Boa parte do que sabemos hoje sobre o desenvolvimento humano nos foi contato a partir das relíquias encontradas e conservada nestes lugares.

Hoje, a Europa Ocidental concentra o maior desenvolvimento tecnológico, econômico e turístico do continente.

A delimitação específica dessa região, dependendo dos critérios usados para a divisão da Europa, mas geralmente fazem parte de 25 dos 50 países presentes no continente.

Planeje sua viagem => Como usar internet na Europa

Seguro viagem Europa »

Mapa da Europa Ocidental

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

O território da Europa Ocidental pode ser definido de duas formas, historicamente ou geograficamente. A definição geográfica, feita pela ONU, inclui a Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Países Baixos (Holanda) e a Suíça.

Já a separação político-histórica do continente europeu engloba toda a parte oeste da região, pois, esses foram os países capitalistas durante a Guerra Fria.

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »

Diferenças da Europa Ocidental e Oriental

As europas Ocidental e Oriental possuem diferenças culturais, políticas, sociais e econômicas presentes até hoje. O principal conflito entre as culturas foi a relação que tiveram com Estados Unidos e Rússia, depois da Segunda Guerra Mundial.

No período chamado de Guerra Fria, todo o planeta esteve dividido, assim como a Europa.

A metade oeste do continente, a chamada Europa Ocidental, esteve sob influência dos Estados Unidos – era capitalista. Já o lado leste esteve sob influência socialista, sendo liderado pela União Soviética.

Isso criou as mais marcantes diferenças entre elas. Hoje, a parte Ocidental possui uma cultura muito mais semelhante a americana enquanto o lado Oriental se aproxima mais da Ásia e das culturas orientais. As diferenças entre os territórios se expandem para outras áreas.

O clima também é diferente entre as regiões, assim como os idiomas e religião predominante. Apesar do continente inteiro ter um alto índice de desenvolvimento, os países ocidentais possuem taxas mais altas em educação, saúde, economia ou qualidade de vida.

O conjunto de países do lado oeste possui ainda uma outra larga vantagem se comparado ao leste. É que dos 28 países que integram o bloco da União Europeia, 16 fazem parte da Europa Ocidental e, com isso, usufruem das vantagens de participar do grupo.

Clima da Europa Ocidental

Quais os países da Europa Ocidental

Quais são os 24 países da Europa Ocidental?

De acordo com a divisão da Unesco, os países que fazem parte da Europa Ocidental são: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, França, Holanda, Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), Bélgica, Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Grécia, Suíça, Luxemburgo, Dinamarca, Irlanda, Malta, ...

Quantos países tem na Europa Oriental?

Europa Centro-Oriental A Europa Oriental agrupa 20 países: Polônia, Tchéquia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Albânia, Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia.

Quais são os principais países da Europa Ocidental?

A CIA classifica sete países como pertencentes à "Europa Ocidental":.
Bélgica..
França..
Irlanda..
Luxemburgo..
Mônaco..
Países Baixos..
Reino Unido..

Quais são os três países da Europa Ocidental?

Os países que fazem parte da Europa Ocidental, como o Reino Unido, Alemanha, França, Países Baixos, possuem de maneira geral economia desenvolvida.