Qual a diferença do oleo semi sintetico para o sintetico

Na hora de comprar seu óleo, você provavelmente deve ter reparado na variedade de opções de produtos disponíveis

Você já esbarrou com os nomes “mineral”, “sintético” e “semissintético” e ficou sem saber qual escolher?

Não se preocupe, porque estamos aqui para isso mesmo: esclarecer suas principais dúvidas sobre óleos lubrificantes. É hora de você entender as principais diferenças de cada categoria de óleo, para que na próxima compra você já esteja por dentro, podendo escolher a melhor opção para seu veículo. 

Os lubrificantes têm várias funções sendo as principais delas proteger o motor, evitar o contato entre os metais e refrigerar. Hoje, vamos entender qual a diferença entre os óleos sintéticos, semissintéticos e o mineral.

Qual a diferença do oleo semi sintetico para o sintetico

Óleo mineral x sintético x semissintético

Óleo Mineral

Este óleo é resultado do refino do petróleo bruto. Ele é muito utilizado, pois atende a demanda dos carros e motores mais antigos, tudo por um preço bem mais acessível do que os outros. A linha TotalEnergies Classic e ELF EVOLUTION 400 são de base mineral.

Para obter o óleo mineral é preciso fazer um processo de refino por solvente que envolve a separação de componentes do petróleo, trata-se de um processo mais simples de obtenção do lubrificante em sua forma semiacabada, que é chamada comercialmente de ÓLEO BÁSICO, podendo este pertencer ao Grupo I ou Grupo II.

Curiosidade: Óleos minerais que se enquadram no grupo II, são óleos de melhor qualidade quando comparado ao mineral grupo I, devido sua melhor estabilidade térmica e menor teor de enxofre. A TotalEnergies, atualmente só usa óleos minerais do Grupo II para sua linha de lubrificantes automotiva.

Óleo semissintético

Como é de imaginar, este tipo de lubrificante tem características entre o mineral e o sintético.  Ele atende melhores requisitos de performance e durabilidade em relação aos minerais, numa condição comercial intermediária. A linha TotalEnergies Quartz 7000 e ELF Evolution 700 são de base semissintética.

Os óleos semissintéticos já são uma mistura de óleos básicos de origem mineral e sintéticos, podendo ser de qualquer grupo I ou II (minerais), com grupos III, IV ou V (sintéticos), portanto que, nesta concentração de óleos básicos sintéticos, contenha um teor igual ou superior à 10%, conforme resolução da ANP. Estes “lubrificantes”, foram criados objetivando um melhor custo-benefício para o mercado.

Óleo sintético

Essa é uma opção com uma composição química muito mais elaborada do que as anteriores. O óleo sintético, devido a todos os aditivos aplicados, tem como vantagem ser mais duradouro e eficiente do que os demais. Ele é idealizado para os carros mais modernos do mercado, tendo um preço mais elevado, porém oferecendo ótimos resultados para os novos motores. A linha TotalEnergies Quartz Ineo e TotalEnergies Quartz 9000 e ELF Evolution 900 são de base 100% sintética. Bem como são homologados e aprovados em todas as montadoras.

Já os óleos sintéticos, são óleos que passam por um processo de obtenção de óleo básico muito mais complexos, como por exemplo o hidro craqueamento severo e sínteses químicas. Por se tratar de métodos que usam reações químicas complexas e resultar em óleos básicos com características bem superiores aos óleos minerais.

Óleos básicos obtidos por esses processos, ficaram classificados como sintéticos, que estão divididos entre os grupos III, IV e V. Cada um com suas propriedades específicas.

Mas, e agora? Qual eu escolho?

Se você já leu as matérias anteriores, já deve conhecer a recomendação do óleo ideal para seu veículo. Porém, sempre é bom ressaltar, que o melhor tipo de óleo para seu veículo é o recomendado pela montadora, no manual do proprietário.  A TotalEnergies Brasil tem uma linha completa de produtos que atendem  as especificações técnicas dos órgãos regulamentadores e as exigências das principais montadoras.

Crédito: 
https://totalenergies.com.br//pt-br/oleo-sintetico-semissintetico-ou-mineral-diferencas-e-qual-e-melhor
https://totalenergies.com.br/pt-br/os-tipos-de-oleos-e-suas-principais-diferencas

Qual a diferença do óleo semi sintético e sintético?

O óleo mineral foi refinado do petróleo, ainda contendo impurezas. O sintético é feito a partir de bases sintéticas e aditivos e não apresenta impurezas. O óleo sintético apresenta melhor durabilidade e desempenho, mas é mais caro do que o óleo mineral.

O que acontece se colocar óleo sintético com semi sintético?

“Pode-se afetar o funcionamento da bomba de óleo e a lubrificação dos anéis dos pistões e provocar o entupimento do filtro, a formação de borra e um desgaste maior das partes metálicas”, alerta o consultor.

Qual a vantagem do óleo semi sintético?

Sua maior vantagem é ter um preço menor do que o óleo totalmente sintético, e com um rendimento melhor do que o mineral. O principal objetivo desse lubrificante é trazer uma boa relação custo-benefício. Algumas características do óleo semissintético são: Maior estabilidade térmica.

Por que usar óleo sintético?

Livre de contaminantes, esse tipo de óleo, normalmente, apresenta um melhor desempenho na lubrificação do motor. O óleo sintético costuma responder muito bem às chamadas “condições severas de uso”. Se o carro é usado diariamente, em situações de trânsito complicado, por exemplo, o ideal é usar o óleo sintético.