Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura plena

Licenciatura é uma das modalidades de graduação em cursos superiores oferecidos pelo sistema de ensino no Brasil. São esses os cursos que habilitam o egresso a ensinar aos alunos do ensino médio, ensino fundamental e ensino infantil, além de possibilitar a atuação em diversas áreas da educação.

O curso capacita o profissional formado para ingressar na vida profissional do docente de educação básica, preparando-o para suas atividades fundamentais, desde a sala de aula até a administração escolar. O licenciado forma-se em uma disciplina específica e deve ser capaz de transmitir aos alunos o conteúdo programático, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação.

É nessa modalidade que o aluno aprende não apenas a dar aulas, mas também se espera que tenha contato com diversos aspectos do funcionamento de instituições da educação básica, inclusive se familiarizar com diferentes metodologias e teorias pedagógicas

Precisa de ajuda com o seu projeto?

Preencha o formulário para obter o apoio dos melhores especialistas!

Características da licenciatura

A especificidade do curso está num conjunto de fatores, como:

  1. Carga horária de aulas sobre metodologia e teoria pedagógicas
  2. Período de estágio na educação básica básico
  3. Avaliação e produção de relatórios da experiência profissional docente
  4. Habilitação para atuar como professor no ensino básico brasileiro

Por que fazer licenciatura

Para aqueles que estão considerando a docência como profissão, é bom saber que a licenciatura não é apenas um diferencial no mercado, mas quase sempre uma obrigatoriedade na hora da contratação.

Além disso, mesmo quando o bacharel cursou uma pós-graduação, a maioria das escolas acaba optando por profissionais licenciados na hora das seleções, seja no de uma instituição de ensino médio, fundamental ou educação infantil. Isso porque os licenciados possuem experiência direta da sala de aula durante a graduação.

Portanto, caso pense em atuar na educação básica, o ideal é optar por essa modalidade durante a escolha do curso superior. É possível, inclusive, cursar uma segunda licenciatura, caso se deseje ser professor em duas disciplinas.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura plena

Fonte: unsplash.com

Outras opções

Em algumas faculdades, é possível cursar tanto o bacharelado quanto a licenciatura com a mesma matrícula. Nesses casos, o aluno cursa créditos comuns aos dois tipos de graduação e fica por mais tempo matriculado, a fim de conseguir os dois diplomas. No período de um ano é, normalmente, suficiente para que um graduado consiga seu diploma na outra modalidade.

Existe também a possibilidade de reingresso, onde o bacharel pode reativar sua matrícula na mesma faculdade onde se formou e cursar apenas as matérias específicas, a fim de conseguir o diploma de licenciatura.

Isso varia dependendo de cada departamento e faculdade, portanto é preciso consultar o site da universidade ou entrar em contato com os diretores e chefes de departamento para checar as possibilidades.

Habilidades

Cursar uma licenciatura pode ampliar o campo de atuação na vida de qualquer profissional, porque a experiência com a atividade docente pode torná-lo mais interessante ao mercado de trabalho.

Numa licenciatura, ele desenvolve habilidades cruciais para o trabalho em grupo, além de senso de liderança, organização e coordenação de atividades.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura plena

Fonte: unsplash.com

Quem pode cursar uma licenciatura

Qualquer pessoa aprovada no processo seletivo exigido por uma instituição de ensino superior pode ingressar em uma licenciatura, seja essa instituição pública ou privada. Não é preciso nenhum tipo de conhecimento prévio ou preparação especial, a não ser em casos muito específicos, como é o caso daqueles cursos que exigem o Teste de Habilidades Específicas (THE), comum em cursos como licenciatura em Música ou Artes Cênicas.

Para verificar as exigências específicas para ingresso no curso desejado, basta entrar no site oficial da instituição desejada e consultar a seção “Ingresso” na página da faculdade ou do departamento de interesse.

Aqui você encontra um exemplo de caso especial (necessidade de THE) para ingresso em licenciatura.

Como ingressar

O aspirante a uma vaga numa licenciatura deve se inscrever no processo seletivo específico da faculdade que deseja ingressar e ser aprovado nos exames. Caso se trate de uma instituição privada, é preciso entrar no site da instituição para verificar quais são as etapas e valores do processo seletivo e então fazer sua inscrição.

Para quem deseja iniciar uma licenciatura dentro das instituições públicas de ensino superior, é preciso ser aprovado no vestibular.

No caso das universidades federais, os alunos que terminam o colégio no Brasil devem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As universidades estaduais podem ter seus próprios exames seletivos, como é o caso da UERJ no Rio de Janeiro.

Como funciona a licenciatura

Alguns aspectos da licenciatura como forma de graduação no nível superior:

Conteúdo comum

Normalmente, o aluno inscrito em uma licenciatura cursa créditos obrigatórios comuns aos alunos dos cursos de bacharelado, compartilhando, portanto, a grade curricular. Isso permite com que um licenciado não fique para trás em relação a um bacharel em termos de conhecimento específico.

Por exemplo, é esperado que um aluno de cursos de licenciatura em Ciências Sociais seja aprovado em todas as matérias consideradas essenciais para que esse obtenha o domínio pleno de seu campo de estudos (como Antropologia, Sociologia e Ciências Política).

A diferença do aluno de licenciatura para o do bacharelado se torna mais evidente por volta da metade do curso, quando o primeiro começa a se especializar enquanto professor e o segundo na atuação profissional e na pesquisa científica. É quando o aluno da licenciatura começa a cursar disciplinas de conhecimento específico, como Psicologia da Educação, Pedagogia, Metodologias pedagógicas e Organização Escolar.

Estágio docente

A parte mais importante de uma licenciatura é o estágio docente obrigatório. Durante esse período, o aluno atuará em uma ou mais escolas, em algum nível da educação básica como professor estagiário, supervisionado por um professor da disciplina.

Algumas faculdades exigem que o licenciado estagie em todos os níveis da educação básica, inclusive na Educação para Jovens e Adultos (EJA), outras não possuem qualquer tipo de exigência, desde que se cumpra com requisitos, tais quais apresentação de relatórios, carga horária de atividade docente definida pelo curso.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura plena

Fonte: unsplash.com

Erros e acertos sobre a licenciatura

Informações úteis na hora de escolher o curso:

Acertos Erros
  • Devo cursar uma licenciatura se quiser ser professor
  • Posso dar aulas mesmo sem possuir um diploma de licenciatura
  • O curso de licenciatura costuma exigir mais tempo do que um bacharelado
  • Bacharelados e licenciaturas duram o mesmo tempo de graduação
  • Uma licenciatura vale igualmente ao bacharelado enquanto curso superior
  • A licenciatura é mais valiosa do que um bacharelado
  • O licenciado pode atuar em qualquer área, inclusive a docência
  • Uma pessoa com diploma de licenciatura não pode atuar fora da docência

Um vídeo para entender melhor a formação do licenciado no Brasil

Aqui vai um vídeo que pode te ajudar a sua escolha:

Tipos de formação disponíveis

Atualmente, existem apenas licenciaturas plenas, cujo tempo de duração costuma ser de quatro ou cinco anos, nas modalidades presencial e à distância. As presenciais contam com atividades nos locais de trabalho tradicional do ensino, ou seja, nas salas de aula e no ambiente escolar propriamente dito. Aquelas à distância são feitas por meio da internet, quando a universidade conta com um ambiente virtual de aprendizagem, e preparam o profissional para atuação no campo EAD (educação à distância).

As licenciaturas curtas não são mais formas de graduação disponíveis no meio acadêmico.

Cursos na modalidade licenciatura

São muitos os cursos disponíveis na modalidade licenciatura. Todas as disciplinas obrigatórias do currículo base do ensino básico devem possuir um curso superior que capacite profissionais para atuar como professor naquela disciplina.

São exemplos:

  • História
  • Geografia
  • Matemática
  • Português
  • Inglês
  • Ciências Sociais
  • Artes
  • Música
  • Espanhol
  • Educação Física
  • Filosofia

Além disso, muitas outras disciplinas contam com essa modalidade de formação, como línguas estrangeiras (Alemão, Francês, Japonês etc.) ou práticas e ensinos artísticos (por exemplo, Dança e História da Arte).

Onde encontrar licenciaturas

Os cursos de graduação na modalidade licenciatura podem ser encontrados em instituições de ensino superior em todo o país, tanto públicas, quanto privadas. Caso tenha interesse numa universidade específica, procure saber no site oficial da instituição se ela possui alguma faculdade de licenciatura ativa.

É recomendável, caso esteja procurando uma licenciatura para ingressar, pesquisar o desempenho daquela universidade, assim como do curso, no ENADE para melhor julgar a qualidade da formação de professores oferecida pela instituição.

Além disso, cada universidade pode elaborar um currículo diferente, portanto pode fazer toda a diferença na hora de escolher qual universidade se matricular, assim como escolher uma licenciatura privada ou pública. É possível também optar pela licenciatura presencial ou à distância, dependendo do interesse e da disponibilidade do aluno.

Aquivocê encontra um ranking das melhores universidades do país, divididas por cursos e faculdades.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura plena

Universidade Federal de Viçosa. Fonte: unsplash.com

Mercado de trabalho para o licenciado

O mercado para o licenciado não se restringe apenas às escolas das redes municipal, estadual e federal, mas também inclui institutos privados de educação, fundações e instituições de educação especial (no caso da licenciatura em LIBRAS, por exemplo).

Apesar de não haver obrigatoriedade pela escolha de um licenciado, a maioria das escolas, mesmo privadas, opta por contratar o profissional com diploma de licenciatura. No caso de cursos livres e escolas de idioma, a licenciatura pode não ser uma exigência, mas certamente agregará vantagens na hora da seleção dos candidatos à vaga.

Conclusão

A licenciatura aparece como uma ótima opção, não apenas para a carreira docente, mas também para atuar em qualquer área do conhecimento, como pesquisador ou analista. Apesar de exigir dedicação e esforço por parte do aluno, uma licenciatura oferece mais do que a oportunidade de trabalhar com o ensino, mas também é capaz de desenvolver habilidades úteis para a vida toda.

No site da Studybay você contrata profissionais especializados nas mais diversas áreas prontos para te ajudar com seus projetos. Aqui você encontra escrita customizada, tutorias em diversos assuntos e revisões e formatações textuais. Venha conhecer nossos serviços!

Precisa de ajuda com o seu projeto?

Preencha o formulário para obter o apoio dos melhores especialistas!

Perguntas frequentes quando o assunto é licenciatura

A licenciatura curta foi uma modalidade disponibilizada para a rápida formação de professores e tinha duração menor do que a plena (atualmente, ela não é mais aceita como forma de graduação). A licenciatura plena é aquela que inclui em sua grade curricular todas as disciplinas e atividades necessárias para a formação de professores, cujo tempo de duração varia entre quatro a cinco anos.

 

A graduação é destinada à formação de técnicos e profissionais em diversos campos e o graduado pode ser um tecnólogo (ensino técnico) ou bacharel (bacharelado). Esses atuam diretamente no mercado como advogados, dentistas, médicos, geógrafos, técnicos de informática, entre outros. A licenciatura forma docentes atuantes no ensino básico, portanto professores de ensino infantil, fundamental e médio.

 

Todas as disciplinas do ensino básico brasileiro devem contar com a opção correspondente nas universidades: Matemática, Química, Ciências Sociais, Artes, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Educação Física e Computação.

 

Apesar das duas serem formas de graduação, a diferença entre elas está no conteúdo dos cursos, na grade curricular e nos objetivos de formação dos egressos. A licenciatura está voltada para a formação de profissionais de ensino básico (Ensino Fundamental e Ensino Médio). O bacharelado forma profissionais para exercer cargos técnicos ou teóricos em todas as áreas de atuação, mas não necessariamente professores. O bacharel pode, inclusive, se tornar um pesquisador na sua área de estudos sem nunca se tornar um professor.

 

Checklist na hora de escolher a sua licenciatura


Faça uma pesquisa sobre salários, estilo de vida e condições de trabalho dos professores do ensino básico no Brasil

 

Compare as modalidades de licenciatura (curta ou plena) e identifique a mais adequada para você

 

Faça um levantamento das faculdades de licenciatura que lhe interessam e compare seus currículos, desempenho nas avaliações no ENADE e presença no mercado de trabalho

 

Inscreva-se no processo seletivo e realize as etapas necessárias para sua aprovação

Qual a diferença entre bacharel e licenciatura Plena?

Para se decidir entre o bacharelado e a licenciatura você precisa conhecer as diferenças básicas entre os dois tipos de graduação. Enquanto um bacharel é formado para atuar de forma mais ampla no mercado, a licenciatura é indicada para quem quer virar professor e dar aula para o Ensino Fundamental e Médio.

O que vale mais bacharelado ou licenciatura?

As duas graduações oferecem boas oportunidades no mercado de trabalho e têm diversas áreas de atuação. Assim, o melhor é o que tem a ver com a carreira que você quer trilhar. Começando pela licenciatura, essa graduação tem o foco principal em formar professores.

Para que serve a licenciatura plena?

Os cursos de licenciatura plena, também conhecidos por magistérios, são destinados a formar professores da Educação Básica e Infantil no Brasil. O grau de licenciatura plena pode ser ofertado por universidades, centros de ensino superior ou instituições não universitárias.

Quem se formou em bacharel pode dar aula?

Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica.