Qual a diferença entre estruturas homólogas e análogas Cite exemplos?

Evolução é o processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Evidências da evolução

A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. Os tópicos mais importantes desse estudo serão apresentados de forma resumida.

Homologia e Analogia

Por homologia entende-se semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devida unicamente a uma mesma origem embriológica. As estruturas homólogas podem exercer ou não a mesma função.

O braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são estruturas homólogas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica.

Nesses casos, não há similaridade funcional. Ao analisar, entretanto, a asa do morcego e a asa da ave, verifica-se que ambas têm a mesma origem embriológica e estão, ainda associadas á mesma função.

A homologia entre estruturas de 2 organismos diferentes sugere que eles se originaram de um grupo ancestral comum, embora não indique um grau de proximidade comum, partem várias linhas evolutivas que originaram várias espécies diferentes, fala-se em irradiação adaptava.

Qual a diferença entre estruturas homólogas e análogas Cite exemplos?

Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum.

Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função. As asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São, portanto, estruturas análogas.

Qual a diferença entre estruturas homólogas e análogas Cite exemplos?

As estruturas análogas não refletem por si só qualquer grau de parentesco. Elas fornecem indícios da adaptação de estruturas de diferentes organismos a uma mesma variável ecológica. Quando organismos não intimamente aparentados apresentam estruturas semelhantes exercendo a mesma função, dizemos que eles sofreram evolução convergente.

Qual a diferença entre estruturas homólogas e análogas Cite exemplos?

Ao contrário da irradiação adaptativa (caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum dando origem a vários grupos diferentes adaptados a explorar ambientes diferentes) a evolução convergente ou convergência evolutiva é caracterizada pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual, assim, as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação. Neste caso, a semelhança não é sinal de parentesco, mas resultado da adaptação desses organismos ao ambiente aquático.

Qual a diferença entre estruturas homólogas e análogas Cite exemplos?

Qual a diferença entre estruturas homólogas e análogas Cite exemplos?

Qual a diferença entre estruturas homólogas e análogas Cite exemplos?

Qual a diferença entre estruturas homólogas e análogas Cite exemplos?

Como referenciar: "O que é evolução?" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 16/11/2022 às 11:25. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioevolucao.php

Existe na biologia, e no estudo da origem e evolução da vida, o que chamamos de evidências evolutivas. Hoje conhecemos muitas evidências (fósseis, órgão vestigiais) e uma delas diz respeito a estrutura/órgãos dos seres vivos. Dentro disso, existem dois conceitos muito famosos: Homologia e Analogia. 

Qual a diferença entre estruturas homólogas e análogas Cite exemplos?

Órgãos Homólogos: São aqueles que possuem a mesma origem embrionário e estrutura anatômica, ou seja, derivaram de um mesmo ancestral evolutivo (homo=igual, ancestral igual) e estão presentes em diferentes espécies.

Podem exercer a mesma função nessas espécies ou funções diferentes, como no caso do braço do homem, a nadadeira da baleia, a asa do morcego, etc. Nesses casos em que há distinção de funções, chamamos de Irradiação/Divergência Evolutiva, porque a característica mesmo vindo de um mesmo ancestral, se adaptou de forma diferenciada para as espécies descendentes por conta de fatores de pressão seletiva (habitat, clima, mutações, etc). A homologia é considerada uma evidência muito clara de evolução biológica e diz respeito à ancestralidade. 

Órgãos Análogos: São aqueles que possuem a mesma função em diferentes espécies, entretanto, suas origens embrionárias e anatomia são distintas, ou seja, trata-se de ancestrais diferentes.

Nesse caso, dizemos que houve uma Convergência Adaptativa, porque duas espécies com ancestrais diferentes convergiram de modo a possuir uma mesma capacidade, por exemplo: a asa da ave e a da borboleta possuem diferentes origens embrionárias, mas as duas permitem a capacidade de voar, porque elas evoluíram com pressões seletivas semelhantes. Isso significa que voar garantiu a sobrevivência dessas espécies (seleção natural) em ambientes/habitats provavelmente similares.

A analogia tem a ver com evoluções adaptativas e não ancestralidade. Ela mostra a inteligência da natureza, pois uma característica favorável além de se manter e se propagar, aparece mais de uma vez em diferentes espécies. Para mais dicas de biologia, clique aqui!

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

O que são estruturas análogas e homólogas Cite exemplos?

Por exemplo: a asa de um ancestral como o Pterodactyl, a asa de um morcego e a asa de uma ave. Ambas as estruturas são análogas enquanto asas, ou seja, embora a função seja a mesma, elas possuem origens embrionárias diferentes. Porém são homólogas enquanto membros superiores.

Qual é a diferença entre estruturas análogas e homólogas?

Resumo sobre analogia e homologia Características homólogas possuem a mesma origem embrionária e indicam uma ancestralidade comum. Nem sempre uma característica homóloga possui a mesma função nas espécies analisadas. Características análogas apresentam a mesma função, porém não possuem a mesma origem embrionária.

O que são as estruturas homólogas Cite exemplos?

Estruturas homólogas A definição mais correta para homologia seria: São estruturas de indivíduos, de espécies diferentes ou não, que foram herdadas de um ancestral comum. O braço do homem é homólogo à pata dianteira do cavalo. A asa do morcego é homóloga à nadadeira da baleia.

O que são órgãos análogos Cite um exemplo?

Estruturas análogas podem ser observadas, por exemplo, em animais que voam. As asas das aves, apesar de servirem para voo, assim como a dos insetos, não possuem mesma origem embrionária. Assim sendo, são órgãos análogos, pois possuem mesma função, mas origem e anatomia diferentes.