Qual a diferença entre o pacote Microsoft Office e a suíte BrOffice?

8 min

Libreoffice, BrOffice, OpenOffice, Office, aprenda a diferença entre as suítes de aplicativos de escritório mais populares cobradas em editais.

Qual a diferença entre o pacote Microsoft Office e a suíte BrOffice?

Ao nos depararmos com um novo edital de um concurso, é quase certo que teremos que incluir em nosso programa de estudos uma das suítes (Pacotes) de programas de escritório. Na esmagadora maioria das vezes é o Office, da Microsoft, o pacote de programas padrão a ser cobrado nesses casos.

Mas, em inúmeras vezes, nos deparamos com versões alternativas do nosso querido office, e o que nesses casos nos deixa um pouco confusos é que ora nos deparamos com um LibreOffice daqui, ora com um BrOffice dali, OpenOffice, Apache OpenOffice…

Mas afinal, quais são as diferenças entre eles? O que possuem em comum? Qual é a correlação entre os aplicativos dessas Suítes de escritório com os aplicativos do “irmão” mais famoso?

LibreOffice, OpenOffice, BrOffice, são a mesma coisa?

Qual a diferença entre o pacote Microsoft Office e a suíte BrOffice?

StarOffice, onde tudo começou

Qual a diferença entre o pacote Microsoft Office e a suíte BrOffice?

Comecemos pelo StarOffice, conjunto de aplicativos desenvolvido pela Star Division (desenvolvedora de softwares alemã) em 1999 e comprado posteriormente pela Sun Microsystems (originalmente fabricante de computadores, semicondutores e software – criadora da grandiosa plataforma Java), que teve seu código-fonte liberado em 2000, sob licença GNU Lesser General Public License ou Licença Pública Geral Menor GNU.

A LGPL, ao contrário da GPL (Licença Pública Geral GNU) onde todo o código do programa é aberto, permite que você desenvolva programas “semiabertos” onde parte do código do programa está disponível e o restante das funções é proporcionada por alguns binários que não possuem seu código aberto.

A intenção era criar uma comunidade de desenvolvimento do programa, onde as pessoas poderiam contribuir com correções e melhorias, mais manter alguns módulos proprietários, como por exemplo um modulo que permitia ler arquivos do Office da Microsoft, o que faria as pessoas comprarem o programa ao invés de somente baixarem. Nascia aí o projeto OpenOffice.org.

O projeto OpenOffice.org

Qual a diferença entre o pacote Microsoft Office e a suíte BrOffice?

Tendo obviamente a Sun como principal patrocinadora, tem seu site publicado ainda em 2000 e não demorou muito para empresas como Intel, Red Hat e Novel, além de ONG’s e agências governamentais apoiarem o desenvolvimento do projeto, seu site foi publicado em 13 de Outubro de 2000. A “Sun” então, tornou-se colaboradora e patrocinadora principal do recém lançado projeto.

Entretanto, várias organizações apoiaram o desenvolvimento como “Novell”, “Red Hat”, “Debian”, “Intel” e “Mandriva”. Também ONGs, agências governamentais deram seu auxílio.

E, evidentemente, como acontece com os projetos livres, houve um enorme número de contribuições independentes de voluntários pelo mundo todo. Até que em 2002, a tão esperada versão 1.0 do OpenOffice.org foi lançada, contando com os aplicativos Writer, Calc, Impress, Draw e Math.

Inicialmente atendia as plataformas MS Windows, Linux e Solaris, no ano seguinte sendo anunciada a versão para MacOS X. a partir da versão 1.1 de 2003, tinha capacidade de salvar arquivos em PDF e apresentações em flash (.SWF) e em sua versão 1.1.5 passou a adorar como padrão a extensão de arquivo OpenDocument Format (ODF).

BrOffice.org, a versão brasileira do projeto?

Qual a diferença entre o pacote Microsoft Office e a suíte BrOffice?

Não foi bem assim. No Brasil uma microempresa de comércio de equipamentos e prestação de serviços de informática do Rio de Janeiro, a BWS Informática, que havia registrado a marca “Open Office”, moveu um processo, sob a alegação de que o nome OpenOffice.org, embora não sendo exatamente igual, poderia causar confusão aos usuários. A solução foi alterar o nome do projeto brasileiro de OpenOffice.org.br para BrOffice.org.

Assim, em 25 de janeiro de 2006 o OpenOffice.org, apenas no Brasil passou a se chamar BrOffice.org. Foi anunciado oficialmente o lançamento da ONG BrOffice.org que passou a organizar as atividades da comunidade OpenOffice.org.br.

Apesar da mudança de nome, o BrOffice.org continuou representando o projeto OpenOffice.org internacional, com a garantia de todos os instrumentos jurídicos de proteção à marca BrOffice.org.

Como diferencial, O BrOffice.org 2.0.3, por exemplo, tem como destaque a inclusão das configurações dos modelos de etiquetas nacionais, os dicionários de separação silábica e de sinônimos e o dicionário de verificação ortográfica com mais de 1.400.000 palavras.

O BrOffice.org, antigo nome adotado, passou a ser conhecido apenas como BrOffice, sem o sufixo, a partir de sua versão 3.3. A mudança no nome deveu-se a bifurcação do projeto original, OpenOffice.org, que culminou na criação do LibreOffice, projeto ao qual o BrOffice alinhou-se, a partir de então.

No intuito de obter um desenvolvimento mais avançado, grande parte dos desenvolvedores do projeto original migraram exclusivamente para o LibreOffice, uma vez que se mostravam descontentes com o rumo dado pela Oracle ao projeto desde que a empresa adquiriu a Sun Microsystems, até então a principal patrocinadora.

Após a decisão da comunidade brasileira em extinguir a Associação BrOffice.org, uma ONG criada com o intuito de apoiar juridicamente a comunidade do OpenOffice.org no Brasil, concordou em adotar o nome LibreOffice, já adotado mundialmente pelo projeto, também para o projeto brasileiro.

Enfim, o LibreOffice

Qual a diferença entre o pacote Microsoft Office e a suíte BrOffice?

Em 2010, descontentes com os rumos tomados pelo projeto após a compra da Sun pela Oracle (empresa de softwares corporativos) um grupo de desenvolvedores decidiu se desvincular desta. Foi criado um “fork”, ou seja, uma ramificação independente do OpenOffice.

O novo projeto foi denominado LibreOffice. Também foi criada uma fundação independente, a The Document Foundation.

Uma outra mudança ocorrida na organização brasileira foi decisão de extinguir a ONG responsável pela manutenção do projeto até 05/2011, conforme assembleia realizada em 17/03/2011.

O que efetivamente mudou, na prática, foi apenas o nome da suíte, que manteve e melhorou as mesmas características das versões anteriores.

Apache OpenOffice

Qual a diferença entre o pacote Microsoft Office e a suíte BrOffice?

Entretanto, a Oracle, em 1° de junho de 2011, doou a suíte, as marcas e os domínios para a Incubadora de projetos Apache.

O site Apache OpenOffice (Incubating) – http://incubator.apache.org/openofficeorg/ – foi criado em 2011 para acompanhar a transição.

Finalmente, após um longo trabalho de limpeza e otimização do código, em 2012, foi anunciada a primeira versão trabalhada pela equipe: Apache OpenOffice™ 3.4.

O trabalho foi complicado pois a preocupação era garantir um código totalmente livre, que segue os fundamentos e princípios da licença Apache.

Quem leva vantagem na corrida contra o Microsoft Office?

Os dois softwares em desenvolvimento até hoje, o LibreOffice e o Apache OpenOffice são gratuitos, de código aberto, com muitas funcionalidades em comum e alguns diferenciais.

A semelhança entre os programas se deve ao fato de todos eles serem oriundos do StarOffice.

Atualmente, o OpenOffice é mantido pela The Apache Software Foundation, e o LibreOffice pela The Document Foundation. As duas suítes são bem completas e possuem um bom suporte aos formatos proprietários do Microsoft Office.

O OpenOffice e LibreOffice são, basicamente, as mesmas suítes de escritório, sendo o segundo uma articulação do primeiro. A grande diferença é que o LibreOffice tem tido um desenvolvimento mais ativo e tem sido adotado por muitas distribuições Linux, enquanto que a Apache Software Foundation tem se esforçado para melhorar o OpenOffice.

Comparação entre aplicativos

Com exceção do Outlook, contido no pacote da Microsoft, praticamente todos os softwares mais populares do office tem uma versão alternativa correspondente em seus concorrentes gratuitos, com quase todas suas funcionalidades.

Segue abaixo um quadro comparativo com os programas mais utilizados de ambos os pacotes mais populares:

Qual a diferença entre o pacote Microsoft Office e a suíte BrOffice?

Vantagens e desvantagens

Podemos citar como desvantagens do LibreOffice perante o MS Office, a falta de um visual amigável para editar configurações avançadas dos documentos, como Estilos, além de menus ultrapassados, sem os ícones grandes que facilitam a localização de recursos.

Em contrapartida, para alguns isso pode ser uma vantagem, principalmente àqueles que não se acostumaram com o menu Ribbon, visual adotado pelo Office a partir da versão 2007, e preferem um visual mais clássico.

O LibreOffice não possui suporte corporativo do desenvolvedor, já o office tem suporte técnico oferecido pela Microsoft além do aplicativo não ser tão estável quanto o do concorrente.

Já como vantagens, podemos citar o fato de ser gratuito para todos, ao contrário do office que possui um preço bastante elevado, principalmente para o mundo corporativo, além de ser compatível com os arquivos do Microsoft Office. Dentre eles, os criados nos formatos DOC, XLS, PPT, DOCX, XLSX, PPTX e dezenas de outros. Já o Office não trabalha muito bem com formatos de documentos alternativos, como os do LibreOffice.

E o Google Docs, podemos considera-lo na concorrência?

Outra opção é o Google Docs, dentre os 3 pacotes, o mais limitado quanto à quantidade de recursos disponíveis e o próprio poder de edição. Isso acontece, pois suas ferramentas suportam arquivos de no máximo 2 MB; sejam eles criados pelo próprio kit ou importados a partir de outros formatos, como os utilizados pelo Microsoft Office ou LibreOffice.

Por mais que o Office domine amplamente o mercado, tendo em vista que as suas ferramentas são referências em seu ramo de atuação, e dificilmente surgirá alguma que supere as suas funcionalidades, o LibreOffice, com suas constantes melhorias e revisões, vem cada vez mais ganhando adeptos, principalmente por ser uma ferramenta completa a que se propõe e gratuita a todos.

Ficamos por aqui, dúvidas e sugestões são sempre bem vindas.

Qual a diferença entre o pacote BrOffice e Microsoft Office?

O pacote de programas BrOffice é um concorrente direto do pacote Microsoft Office. BrOffice é o nome brasileiro adotado do pacote (de programas para escritório) gratuito e de código aberto LibreOffice. Ele pode ser baixado gratuitamente na internet.

O que é Microsoft BrOffice?

É um programa destinado às tarefas de escritório, com diversos módulos, ou seja, possui editor de textos, planilha eletrônica para cálculos, gerenciador de apresentações, editor de páginas web, ferramenta para ilustrações, além de outros programas.

Quais são as diferenças entre pacotes Office?

O Office está disponível em diferentes tipos de pacotes, tais como: Home – versão mais voltada para o uso doméstico; Business – versão mais completa e voltada para uso em empresas; Professional – é como a versão business, só que com mais ferramentas e recursos.

Qual a diferença de BrOffice e LibreOffice?

O BrOffice.org, antigo nome adotado, passou a ser conhecido apenas como BrOffice, sem o sufixo, a partir de sua versão 3.3. A mudança no nome deveu-se a bifurcação do projeto original, OpenOffice.org, que culminou na criação do LibreOffice, projeto ao qual o BrOffice alinhou-se, a partir de então.