Qual a ferramenta bastante utilizada para o autoconhecimento profissional e desenvolvimento de liderança?

autoconhecimentodesenvolvimentodelidereslideranca

Estar em uma posição de liderança exige um processo de evolução constante. O caminho de aprendizado de um líder nunca termina, não é mesmo?

Porém, consumir todo o tipo de informação e adquirir novos conhecimentos nem sempre vai garantir que você esteja no caminho certo para o seu desenvolvimento. Essa jornada de aprendizado precisa ser direcionada às suas necessidades. Mas aí vem a dúvida: você sabe em quais pontos precisa se desenvolver? Sabe quais são seus pontos fortes?

É por esse motivo que tanto tem se falado em AUTOCONHECIMENTO! É a partir de uma percepção correta sobre nós mesmos, que podemos partir para um processo real de desenvolvimento.
Te convido a refletir um pouco sobre esse tema e conhecer algumas ferramentas que podem te ajudar no seu processo de autoconhecimento :)

Se autoconhecer é um ato de coragem. Isso mesmo! Muitas vezes nos deixamos levar para uma zona de conforto, que consiste em olhar para fora ou para o outro, pois olhar para nós mesmos pode trazer incômodos. Perceber as nossas falhas e os pontos em que precisamos melhorar exige amadurecimento e, como diz o ditado: crescer dói. Mas também compensa! Esse processo também vai mostrar os seus pontos fortes, que elevam sua confiança e autoestima.

Existem diversas formas de praticar o autoconhecimento, todas tem em comum que você pare em alguns momentos e se perceba, perceba suas atitudes como líder. Essa pausa vai, aos poucos, te tirando do modo automático e trazendo insights para mudanças de comportamento e nas suas relações.

Para ser um líder, as relações são fundamentais. Um dos principais desafios de um líder é influenciar pessoas e quanto mais você se conhece, mais fácil será a construção desses relacionamentos.

Mas como conhecer a si mesmo vai ajudar no relacionamento com o outro?
Ao percebermos as nossas vulnerabilidades e nossa força, podemos reconhecer nas outras pessoas características semelhantes gerando empatia. É isso que vai consolidar uma relação de confiança e abertura entre você e os membros da sua equipe.

E como iniciar a prática do autoconhecimento? Aqui vão algumas maneiras que podem te ajudar nesse processo:

1.       Feedback da equipe: ter uma escuta ativa e ouvir o que a sua equipe pensa sobre a sua forma de liderar é uma ferramenta poderosa para te ajudar a perceber seus comportamentos como líder. Caso não seja possível fazer dentro da equipe, pode ser com alguém que te conheça bem e se sinta confortável em ser sincero.

2.       Coaching: um bom processo de coaching pode te ajudar muito com a questão do autoconhecimento. É feito com o apoio de um especialista para direcionar a sua evolução e vem acompanhado de um programa de desenvolvimento a partir das suas necessidades.

3.       Ferramentas de Asssessment: existem algumas ferramentas que vão te ajudar na prática do autoconhecimento, algumas você pode realizar sem ajuda e, em outros casos, é necessário um profissional credenciado na aplicação do teste.  Cada uma delas tem um foco: algumas são mais voltadas para comportamento, outras para identificação de tipo de personalidades ou competências. Elas são importantes para iniciar um plano de desenvolvimento. Conheça algumas aqui:

DISC:

 é teste psicométrico que examina o comportamento de indivíduos em um determinado ambiente. Verifica, dentro de quatro perfis de comportamento: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (E), Conformidade (C), quais são os que se sobressaem. E a partir dessa informação é possível traçar um plano de desenvolvimento. 

MBTI: é um teste de personalidade utilizado para identificar o tipo psicológico de uma pessoa. Os tipos psicológicos se dividem em quatro características que combinadas, classificam os indivíduos em 16 personalidades. O teste foi criado por duas psicólogas que se basearam na teoria de Carl Gustav Jung.

EQ-I: é um teste psicométrico que mede o seu nível de Inteligência Emocional. Aqui, entende-se c Inteligência Emocional como o conjunto de competências emocionais e sociais que, em equilíbrio, nos ajudam a lidar com os desafios do dia a dia.

Se conhecer é estar preparado para as situações adversas, que o líder enfrenta a todo momento, e agir de forma assertiva para minimizar impactos negativos.
O importante é entender esse processo como um cuidado com você, com seus objetivos e com a suas realizações.

Que tal começar agora mesmo a praticar? O seu primeiro passo pode ser descobrir qual é o seu perfil de líder. Clique aqui para fazer a sua autoavaliação gratuita no site do Polo de Liderança.

Conta pra gente aqui nos comentários, qual é a sua forma de praticar autoconhecimento?

autoconhecimentodesenvolvimentodelidereslideranca

Qual é a ferramenta mais importante para o desenvolvimento de um líder?

Comunicação: a ferramenta mais importante da liderança.

Quais ferramentas podem ser utilizadas para desenvolver o autoconhecimento?

5 ferramentas voltadas para o autoconhecimento.
Pense Grande Digital. ... .
Mandala Ikigai. ... .
SWOT Pessoal. ... .
Linha da Vida. ... .
Cíngulo..

O que são ferramentas de liderança?

Ferramentas de liderança de Produto são frameworks que podem ser aplicados pelos gestores para otimizar os resultados da estratégia de produto, melhorar a produtividade do time e a gestão de pessoas, aprofundar o conhecimento sobre o negócio e resolver problemas e muito mais.

Quais as 5 ferramentas do líder?

5 ferramentas de liderança para desenvolver equipes.
Onboarding. A primeira das ferramentas de liderança da nossa lista é o onboarding que começa no momento em que um colaborador entra na empresa. ... .
Feedback e feedforward. ... .
Análise SWOT da equipe. ... .
Team building. ... .
Mentoria..