Qual a fórmula do é que tipo de ligação tem o composto formado com os elementos BA é Br?

Fala Gás Nobre, aqui no nosso blog nós já falamos um pouco sobre a Ligação iônica, que é a ligação química presente em TODOS os compostos iônicos e hoje, falaremos sobre a fórmula química destes compostos.

A ligação iônica ocorre devido à transferência de elétrons da camada de valência de um átomo para a camada de valência de outro átomo, ou seja, ocorre entre um átomo que tende a perder elétrons (metais) e um que tende a receber elétrons (ametais).

Desta forma, nos compostos iônicos sempre teremos um cátion (carga positiva), que é a espécie química que perdeu elétrons, e um ânion (carga negativa), que é a espécie química receptora de elétrons.

Esses íons (cátions e ânions), por sua vez, são unidos por uma força denominada atração eletrostática.

Mas como podemos determinar a fórmula química destes compostos?

Primeiro, temos que conhecer a carga do cátion e do ânion presentes no composto, ou então, determiná-la através da sua configuração eletrônica.

Vamos utilizar o exemplo do sal de cozinha (cloreto de sódio).

Temos as seguintes configurações eletrônicas:

11Na: 1s22s22p63s1
17Cl: 1s22s22p63s23p5

Note que tanto o átomo de sódio (Na) quanto o átomo de cloro (Cl) não são estáveis segundo a regra do octeto. O sódio apresenta 1 elétron na camada de valência, enquanto o cloro apresenta 7, ou seja, ao perder 1 elétron, o sódio atingiria a estabilidade, pois possui 8 elétrons na camada inferior, enquanto ao receber 1 elétron, o cloro também atingiria a estabilidade.

Portanto, teríamos:
11Na+: 1s22s22p6
17Cl–: 1s22s22p63s23p6

Conforme a representação abaixo:

Qual a fórmula do é que tipo de ligação tem o composto formado com os elementos BA é Br?

Uma vez que conhecemos a carga dos íons envolvidos na composição do composto iônico, podemos determinar sua fórmula química da seguinte maneira:

1) O íon de carga positiva (cátion) fica localizado sempre na frente do ânion (carga negativa)

Por exemplo:

Na+ (cátion) + Cl– (ânion)

2) Cruzar as cargas, de forma que a carga do cátion seja o índice atômico do ânion e vice e versa.

Por exemplo:

Qual a fórmula do é que tipo de ligação tem o composto formado com os elementos BA é Br?

No caso de índice atômico igual a 1, não é necessário expor este, pois fica subentendido que temos 1 átomo de sódio e 1 de cloro formando o composto.

Vamos treinar com outros exemplos:

1 – Composto iônico formado por Alumínio (Al) e bromo (Br):

– Alumínio é um metal, portanto, possui tendência a perder elétrons (cátion), pertence a família IIIA, ou seja, possui 3 elétrons na camada de valência, ao perder esses elétrons forma o cátion Al³+;

– Bromo é um ametal, portanto, possui a tendência de receber elétrons (ânion), pertente a família VIIA, ou seja, possui 7 elétrons na camada de valência, ao receber 1 elétron forma o ânion Br–;

Qual a fórmula do é que tipo de ligação tem o composto formado com os elementos BA é Br?

2 – Composto iônico formado por Cálcio (Ca) e Flúor (F):

– Cálcio é um metal, portanto, possui a tendência de perder elétrons, pertence a família IIA, ou seja, possui 2 elétrons na camada de valência, ao perder esses 2 elétrons forma o Cátion Ca2+;

– Flúor é um ametal, portanto, possui a tendência de receber elétrons (ânion), pertence a família VIIA, a mesma do cloro e do bromo, ou seja, ao receber 1 elétron forma o ânion F–;

Qual a fórmula do é que tipo de ligação tem o composto formado com os elementos BA é Br?

3 – Composto iônico formado por Potássio (K) e Oxigênio (O):

– Potássio é um metal, portanto, possui a tendência de perder elétrons, pertence a família IA, ou seja, possui 1 elétron na camada de valência, ao perder esse elétron forma o Cátion K+;

– Oxigênio é um ametal, portanto, possui a tendência de receber elétrons (ânion), pertence a família VIA, ou seja, possui 6 elétrons na camada de valência, ao receber 2 elétrons forma o ânion O2-;

Qual a fórmula do é que tipo de ligação tem o composto formado com os elementos BA é Br?

Resumindo, de forma geral, podemos definir a fórmula dos compostos iônicos, seguindo o esquema abaixo:

Qual a fórmula do é que tipo de ligação tem o composto formado com os elementos BA é Br?

Quer saber mais sobre as propriedades destes compostos? Leia mais sobre esse assunto clicando aqui.

Gás Nobre! Você tem dificuldades para entender conteúdos de Ciência da Natureza? Não fique triste! Eu, professor Paulo Valim, quero te contar um segredinho que os melhores estudantes do Brasil já conhecem, com a minha plataforma Ciência em Ação, você vai conseguir aprender QuímicaFísica e Biologia de forma rápida e efetiva e garantir a sua aprovação ainda nesse ano.


Não importa se você tem dificuldades com as matérias ou se essa é a primeira vez que você vai estudar Química, Física ou Biologia. No Ciência em Ação, nossos cursos são completos e aprofundados. Eu e a minha equipe ensinamos todo o conteúdo do começo ao fim de forma didática.

Que foi? Você tem dúvidas de que o que eu estou falando é verdade? Então, saca só, Gás Nobre! Liberei o primeiro módulo completo da minha plataforma Ciência em Ação totalmente grátis pra você experimentar! Curtiu? Clique aqui e aproveite para conhecer a melhor plataforma de Ciência da Natureza da web!

Bora reagir e realizar os seus sonhos? 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha  página no Facebook, siga o meu Instagram, se inscreva no canal do Youtube e entre no meu canal do Telegram.

Qual a fórmula do é que tipo de ligação tem o composto formado com os elementos BA é Br?

Leia mais:

Qual e a fórmula iônica?

Alguns exemplo de ligações iônicas: Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha) Mg2+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio) Al3+O2- = Al2O3 (Óxido de Alumínio)

Como fazer a fórmula de um composto?

Para encontrar a fórmula de um composto iônico, identifique o cátion e escreva seu símbolo e carga. Identifique então o ânion e escreva seu símbolo e carga. Depois disso combine os dois íons para formar um elemento eletricamente neutro.

Qual e a fórmula de Lewis?

A fórmula eletrônica, também conhecida como fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos e os elétrons da camada de valência por meio de pontinhos circulando o letra do elemento.

Quais são os tipos de fórmulas?

Os tipos de fórmulas são: molecular, eletrônica e estrutural plana.