Qual a importância da capacidade operacional para o planejamento e controle da produção de um processo?

Já parou para analisar que a maior parte das grandes corporações buscam profissionais com habilidades voltadas para a melhoria contínua de processos?

Isso se deve ao fato da frase "Melhoria Contínua", tão comum no meio corporativo, ter por trás a fundamentação voltada para o estudo de capacidades nas organizações.

DESIGN E CAPACIDADE DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO

A capacidade da unidade de manufatura pode ser expressa em unidades produzidas (saída) por período. Em algumas situações a medição pode ser muito difícil de ser realizada quando se é produzido múltiplos produtos. Grande parte da capacidade também pode ser expressa em homem-horas ou máquina-horas.

A imagem abaixo demonstra a relação capacidade x saída e a variáveis que podem interferir durante este processo.

Capacidade de Design (Planejada)

O projeto para uma demanda mínima resultaria em alta utilização das instalações, mas resultaria em menor serviço e insatisfação dos clientes por causa da capacidade inadequada. A capacidade de projeto deve refletir a estratégia da administração para atender à demanda. A melhor abordagem é planejar algum nível intermediário de capacidade.

Capacidade Efetiva

A capacidade efetiva é a saída máxima de produto específico ou mix de produtos considerando de maneira integrada o sistema de trabalhadores e máquinas.

A capacidade do sistema é menor que a capacidade de projeto ou, no máximo, igual por causa da limitação do mix de produtos, especificação de qualidade e avarias. Dado isso, podemos então definir a ideia de eficiência e utilização:

Eficiência é a razão entre a produção real e a capacidade efetiva.

Utilização é a razão entre a produção real e a capacidade de projeto.

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE

O design do sistema de produção envolve o planejamento de entradas, processo de conversão e saídas de operação de produção. O gerenciamento eficaz da capacidade é a responsabilidade mais importante da Gerência de Produção. O objetivo do gerenciamento de capacidade (ou seja, planejamento e controle de capacidade) é combinar o nível operacional com o nível de demanda.

Processo de Planejamento de Capacidade

O planejamento de capacidade se preocupa em definir as necessidades de capacidade de longo e curto prazo de uma organização e determinar como essas necessidades serão atendidas. As decisões de planejamento são tomadas com base na demanda do consumidor e isso é mesclado com os recursos humanos, materiais e financeiros da organização.

Conforme mostrado na imagem 2, os requisitos de capacidade podem ser avaliados de duas perspectivas: estratégias de capacidade a longo prazo e estratégias de capacidade de curto prazo.

Na continuação deste artigo que estaremos postando em breve, abordaremos os fatores de longo prazo e curto prazo que afetam a capacidade das organizações, como podemos minimizar os impactos e como identificar os gargalos.

Se gostou deste artigo nos siga nas redes sociais.🤳

Um forte abraço e até a próxima!

Qual a importância da capacidade operacional para o planejamento e controle da produção de um processo?

maio 15, 2019 Atualizado em março 13, 2020

Tempo de leitura: 4 min

As empresas responsáveis por produzir os itens diversos de vestuário, que mais adiante serão vendidos, devem ter uma atenção extra com todos os processos. Nesse sentido, surge o planejamento e controle de produção.

Também conhecido como PCP, cria um fluxo de trabalho desde a compra da matéria-prima até a finalização do produto e sua consequente venda. Sem esse acompanhamento, é mais difícil encontrar boas oportunidades, resolver problemas ou se destacar da concorrência.

Já que se trata de um elemento tão essencial para o sucesso de atuação, veja como realizar o planejamento e controle de produção em uma confecção e conheça seus pontos críticos!

Como fazer um bom PCP?

Esse processo garante visualização sobre a parte operacional e produtiva da empresa. No entanto, ele só é possível quando alguns passos são obedecidos. Para colocar o PCP em prática, veja quais são as medidas que devem ser adotadas.

Projete a demanda

A produção só é necessária se existir demanda. Então, a etapa deve começar pelo reconhecimento de potencial de pedidos para o negócio. A previsão de demanda pode ser feita com a ajuda de dados anteriores, como de meses e anos passados e equivalentes.

Também é possível utilizar dados baseados na geração de oportunidades, e não se esqueça de considerar a sazonalidade e as mudanças, como uma alteração no mix de produtos.

Conheça a capacidade produtiva

Para fazer um bom planejamento, também é essencial saber o quanto a empresa pode produzir em um determinado período.

Na indústria têxtil, por exemplo, isso significa avaliar a capacidade de produção das máquinas e dos profissionais e a quantidade de peças finalizadas. Se houver uma demanda maior, será preciso adaptar o potencial produtivo.

Controle os materiais

Outro aspecto tem a ver com o controle de entrada e aproveitamento dos materiais. Conhecer o rendimento das matérias-primas ou o desempenho no processo produtivo ajuda a planejar corretamente as ações.

Na indústria têxtil, isso inclui o entendimento sobre o desperdício de tecidos e quantas modelagens são obtidas por metro, por exemplo.

Acompanhe a produção

Além de tudo isso, o planejamento e controle de produção exige um acompanhamento do que tem sido finalizado. Elabore uma programação detalhada com os fluxos de trabalho e veja se tudo tem funcionado conforme o esperado.

É o caso de cruzar os dados do volume produzido com a capacidade ou de entender se o atendimento à demanda têm se concretizado.

Quais são os gargalos mais comuns?

Os gargalos produtivos são os maiores problemas do processo produtivo. Quando o PCP executado corretamente, torna-se mais fácil identificá-los e ver quais são os mais frequentes. Confira alguns deles!

Máquinas com defeito

Quando um equipamento para de funcionar ou não atua como deveria, a capacidade produtiva é comprometida. Consequentemente, ocorre uma ruptura no fluxo de tarefas, o que atrasa diversas execuções e afeta a conquista de bons resultados.

Retrabalhos

Também não dá para ignorar os impactos negativos dos retrabalhos. Eles acontecem quando há um parâmetro produtivo incorreto ou mesmo quando uma equipe falha. A necessidade de refazer os produtos consome tempo e materiais e ainda prejudica a qualidade e o atendimento à demanda.

Problemas com fornecedores

Um dos gargalos mais graves tem a ver com os fornecedores. Quando os parceiros não entregam a matéria-prima do jeito ou no momento certo, há um atraso que se acumula em toda a cadeia produtiva. Por isso, é fundamental escolher fornecedores confiáveis.

Por que o planejamento e controle de produção é importante?

O PCP é essencial para que o negócio tenha visibilidade sobre o que acontece. Isso permite reverter gargalos, aproveitar oportunidades e tomar decisões que são embasadas em elementos concretos.

Além disso, um bom PCP é um componente voltado principalmente para a qualidade, sucesso e diferenciação do produto. Quando é executado da forma ideal, ajuda a empresa a se destacar e a se tornar mais bem-vista no mercado.

O planejamento e controle de produção é crucial para obter uma gestão profissional e direcionada para a melhoria contínua. Com a aplicação dos passos corretos, o negócio consegue atingir um novo patamar.

Compartilhe esse post nas suas redes sociais e debata os desafios do sucesso com os seus contatos!

MODELLE

Qual a importância da capacidade operacional para o planejamento e controle da produção de um processo?

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Qual a importância do planejamento e controle da produção?

O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é uma ferramenta estratégica e muito relevante para uma indústria que deseja aprimorar sua logística e aumentar sua competitividade no mercado, já que ela traz benefícios como melhores resultados, minimização de custos, redução de desperdícios, entre outras vantagens de curto ...

Qual a importância do planejamento de capacidade de produção?

Qual é a importância de um planejamento de produção? O planejamento de produção é um método de gestão usado para equalizar os suprimentos à demanda de um negócio. Sua finalidade é garantir mais previsibilidade para que uma empresa consiga adequar a sua capacidade produtivas às oscilações de cenários futuros.

Qual é a importância do planejamento e controle de operações dentro das organizações?

O Planejamento e Controle de Operações trata da conciliação dos requisitos do mercado (demanda) com os recursos da operação (suprimentos). Planejar determinando o tempo e a natureza das ações que devem ocorrer no futuro.

Qual é a função do planejamento e controle da capacidade?

Entende-se por planejamento e controle da capacidade a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda, o que quer dizer como decidir a reação da operação perante as flutuações da demanda.