Qual era o problema dos filósofos Parmênides e Heráclito?

1025 palavras 5 páginas

O PROBLEMA DO CONHECIMENTO NA ANTIGUIDADE
HERÁCLITO, PARMÊNIDES E DEMÓCRITO Desde o princípio, os filósofos perceberam que havia um problema em relação ao conhecimento humano. Como podem os seres materiais transformarem-se em ideias que são imateriais? Como é possível que algo que se apresente aos sentidos de uma determinada forma seja compreendida pelo intelecto de maneira diferente. O intelecto compreende negando ou confirmando o que é percebido pelos sentidos? O intelecto necessita dos sentidos para produzir conhecimento. O conhecimento que o intelecto produz, já está contigo nas sensações que percebemos pelos sentidos, ou o intelecto as produz por sua própria capacidade? Heráclito, Parmênides e Demócrito foram os primeiros filósofos que debateram a respeito do problema do conhecimento. O pensamento de Heráclito considera que o fogo é o princípio de todas as coisas. Heráclito percebe o movimento incessante de todas as coisas e considera que todas as coisas movem-se num fluxo ininterrupto. Esse movimento das coisas ocorre em direção a dois opostos que estão em constante guerra e que as atraem entre si. O fogo é o agente que produz essa mudança contínua. Mas a guerra que ocorre entre os contrários e pela qual as coisas movimentam-se é também a harmonia desses contrários. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Já para Parmênides, a verdade das coisas não é a constante mudança, mas a eterna imobilidade. Ele considera que o essencial em todas as mudanças percebidas é o que permanece sempre idêntico. O que permanece sempre idêntico é o Ser. Nada do que muda vai para o nada; o que aparentemente muda é um ser que se torna outro ser. O ser não pode ir para o nada e o nada não pode vir para o ser. Essa é a verdade das coisas.

Relacionados

  • HERÁCLITO, PARMÊNIDES E DEMÓCRITO.

    4048 palavras | 17 páginas

    Heráclito Pai Da Dialética Heráclito foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai Da Dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio,Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares. Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (panta rei) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. De seus escritos restaram poucos fragmentos, os quais geraram grande….

  • Heráclito, parmênides e demócrito 

    795 palavras | 4 páginas

    Heráclito, Demócrito e Parmênides “Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio.” [Heráclito]. “Na realidade, não conhecemos nada, pois a verdade está no íntimo.” [Demócrito]. "Necessário é dizer e pensar que o ser é: de fato o ser é, nada não é." [Parmênides]. Os filósofos pré-socráticos são os filósofos que viveram na Grécia Antiga e nas suas colônias. Pelo fato de virem antes de Sócrates, que era um divisor de águas na filosofia,eram chamados de pré- socráticos. Alguns filósofos dessa época:….

  • Filosofia

    1039 palavras | 5 páginas

    Heráclito de Eféso: Heráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia, de família que ainda conservava prerrogativas reais. Ele desprezava o povo, recusou intervir na política, tinha desprezo pelos antigos poetas, contra os filósofos de seu tempo e até contra a religião, sem ter sido mestre, Heráclito escreveu um livro Sobre a Natureza, em prosa, no dialeto jônico, mas de forma tão concisa que recebeu o cognome de Skoteinós, o Obscuro, Heráclito é por muitos considerados o mais eminente pensador pré-socrático….

  • Os Pr Socr Ticos Ou Fil Sofos Da Natureza

    2125 palavras | 9 páginas

    elevar as suas virtudes. Tal concepção teria enorme influência no platonismo posterior. 5. Heráclito: “o fogo e o devir”. Em outra cidade jônica – Eféso – também se desenvolveu um pensamento distinto e original, formulado por Heráclito (535 – 475 a. C.) Apesar de observar a realidade como algo dinâmico, assim como seus predecessores, Heráclito, decidiu mudar o foco de atenção sobre a existência. Para Heráclito, o que realmente importa não é mais “o que permanece”, mas sim sua atenção recai sobre “o….

  • A FILOSOFIA E A ORIGEM DO COSMOS

    3730 palavras | 15 páginas

    permanência das Leis da Natureza. A busca deste "princípio natural" permanente, eterno e imperecível é uma tarefa da razão. Este princípio é chamado de "physis". Os principais filósofos desta fase são: Tales de Mileto, Anaxímenes, Heráclito, Pitágoras, Demócrito, Parmênides, entre outros. A "physis” embora eterna e imortal não teria o mesmo sentido que os Hebreus atribuíam a Deus, como criador do Universo. O período Pré-Socrático ou Cosmológico O período pré-socrático inicia-se por volta do século….

  • Primeiros filosofos

    1231 palavras | 5 páginas

    Pesquisar sobre os primeiros filósofos e descrever cada um deles. * Manuscrito * Valor- 10 pontos * Data da entrega 06/06/12 * Capa e bibliografia Os principais pré-socráticos foram Tales, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Zenão,Demócrito e Anaxágoras. Tales de Mileto | Tales (grego θαλες Thalễs), chamado Tales de Mileto, é o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto….

  • Os Pré-Socráticos (Parte II)

    665 palavras | 3 páginas

    Os Pré-Socráticos (Parte II) Heráclito de Éfeso (540-475 a.C aproximadamente) Considerado um dos mais importantes filósofos pré-socráticos e o primeiro grande representante do pensamento dialético, Heráclito de Éfeso é concebia a realidade do mundo como algo dinâmico, em perene transformação. Em sua escola filosófica chamada de mobilista (de movimento) apresentava que a vida era um fluxo constante, impulsionado pela luta de forças contrárias: a ordem e a desordem, o bem e o mal, etc. E afirmava….

  • Pré-socráticos

    2117 palavras | 9 páginas

    Posteriormente, com a questão do princípio fundamental único entrando em crise, surge a sofística, e o foco muda do cosmo para o homem e o problema moral. A seguir, os principais deles e suas linhas gerais de pensamento: Heráclito de Éfeso Pouquíssimo se sabe sobre a vida de Heráclito. As informações que chegaram até nós se referem a seus próprios escritos e a antigas biografias, as quais nada mais são que inferências ou invenções usadas para ilustrar seu pensamento. Descendente dos reis de Éfeso….

  • pré-socráticos

    1629 palavras | 7 páginas

    INTRODUÇÃO Daqui em diante vamos estudar os primeiros filósofos gregos, entre eles: Tales, Anaximandro, Heráclito, Pitágoras, Xenófanes, Parmênides, Empédocles e Demócrito. Os filósofos pré-socráticos são os filósofos que surgiram antes de Sócrates, que deram início à primeira fase da filosofia. DESENVOLVIMENTO Tales de Mileto: Tales de Mileto foi reconhecido como o primeiro filósofo do Ocidente e apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Ele nasceu em Mileto, uma antiga….

  • thais

    1212 palavras | 5 páginas

    racional e que a podemos conhecer porque também somos racionais; nossa razão é parte da racionalidade do mundo, dela participando. Heráclito, Parmênides e Demócrito Alguns exemplos indicam a existência da preocupação dos primeiros filósofos com o conhecimento e, aqui, tomaremos três: Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eléia e Demócrito de Abdera. Heráclito de Éfeso considerava a Natureza (o mundo, a realidade) como um "fluxo perpétuo", o escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua.….

Outros Trabalhos Populares

Qual foi o conflito entre as filosofias de Heráclito e Parmênides?

O conflito se encontra nas concepções de cada um acerca das coisas, enquanto Heráclito acredita nas constantes mudanças existe no mundo, Parmênides dizia que o ser era imóvel e completo, ele não acreditava nas mutações.

Qual foi a crítica de Parmênides a filosofia de Heráclito?

A crítica que Parmênides dirige a Heráclito é que o seu modelo filosófico é incapaz de conceber nas coisas o que elas tem de essencial, focando-se na superficialidade e na transitoriedade.

Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito e de Parmênides ajudaram no aparecimento da lógica?

Resposta. É que são pensamentos antagônicos. Para Heráclito a vida é um eterno devir, um vir a ser constante, um fluxo contínuo de transformação, tanto que, para ele, não se entra duas vezes no mesmo rio, de tão constante que é a vida em devir.

Como Platão explicou o problema Heráclito e Parmênides?

Platão imaginou juntar a visão de Heráclito e Parmênides. Parmênides dizia que nada muda e que o movimento é uma ilusão. Heráclito, acreditava que tudo estava sempre em constante mudança. Com intuito de provar que ambos estavam certos, Platão deu origem a teoria dos dois mundos: Mundo das idéias e Mundo dos sentidos.