Qual a importância da cultura indígena na formação da cultura brasileira e nos costumes e dos africanos?

Resumo

A influência africana no Brasil ocorre através de diversos aspectos hoje comuns à nossa cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças , as músicas, algumas religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano. Os negros escravizados eram forçados a trabalhar para os senhores de engenho, obrigados a abandonar suas crenças e hábitos culturais e encaravam uma realidade dura. Na culinária, as negras preparavam a feijoada, utilizavam o azeite de dendê, e até a colher de pau foi introduzida como um instrumento. A capoeira, conhecida por alguns como dança, mas também uma luta, hoje é uma referência do Brasil. Nossa língua, também recebeu forte influência africana, como por exemplo: fubá, macaco, moleque, e tantas outras palavras. Nossa vestimenta colorida e cheia de detalhes, colares, etc. Na música uma infinidade de sons e instrumentos musicais como o berimbau, o agogô, o afoxé entre outros. Na dança, em quase todos os estados deste nosso país existe uma influência da cultura africana; percebe-se então, que ela está bem enraizada em nossos costumes, em nosso dia a dia. Faz-se necessário pensar a razão das práticas de racismo e exclusão de negros em boa parte dos espaços sociais, senão todos, afinal somos todos brasileiros. Para tanto, o presente trabalho apresenta um estudo das principais influências da cultura africana no Brasil, demonstrando que em alguns estados a incidência dos afrodescendentes é muito significativa, trazendo assim uma nova maneira de olhar para esses brasileiros.
[Texto sem Formatação]

Fonte

SOUZA, Izabel Cristina de; GUASTI, Maria Cristina Figueiredo Aguiar. Cultura africana e sua influência na cultura brasileira . In: ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 41., Rio de Janeiro, 2018. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2018. p.1-16.

A cultura indígena é muito vasta e rica e tem grande influência na sociedade brasileira, pois antes da colonização do Brasil por Portugal, a cultura indígena era a predominante em solo brasileiro. Mas você sabe quais são as principais influências?

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre a influência da cultura indígena na sociedade brasileira e vai poder identificar traços marcantes inclusive em muitas coisas que você faz ou já fez. Boa leitura!

Cultura indígena no Brasil

A cultura indígena tem muitas influencias diretas na sociedade brasileira, desde a culinária até o artesanato, passando por hábitos, ensinamentos sobre plantas medicinais e até mesmo na dança.

Antes da colonização do Brasil, a população do país era formato pelos indígenas, porém com a chegada dos colonizadores europeus o número de índios vivendo atualmente em terra brasileira é inferior a 1,0% e muitos deles ainda vivem isolados, sem nenhum tipo de contato com o restante da população.

No entanto, mesmo assim a cultura está muito presente em hábitos e crenças da sociedade, bem como em conhecimentos medicinais, música, alimentação e diversas outras práticas.

Dentro disso, você pode ver uma influência clara dessa cultura no hábito que a maioria dos brasileiros tem de deitar em redes, nem que seja para breves descansos. Ademais, crenças folclóricas são muito presentes, como o folclore da curupira e do saci Pererê.

Na música a cultura indígena também está bastante enraizada na sociedade, como em instrumentos e ritmos. Veja abaixo.

Influência na música

A música merece um tópico próprio, já que a Música Popular Brasileira conta com grandes influências da cultura indígena.

Muitos instrumentos de sopro e de percussão tiveram início nas flautas nativas dos índios e nos chocalhos que conseguiam criar ritmos percussivos. Além disso, apitos e tambores também sempre foram muito usados pelos indígenas.

Com isso, você pode notar fortemente a influência desses instrumentos na música popular do Brasil, principalmente em relação aos arranjos e ritmos que utilizam apitos e tambores.

Ademais, o canto também recebe essa influência, como com o uso de expressões “Awê” e “Heruê”. Na cultura indígena cantos com esses eram utilizados para unir o divino com a natureza para obtenção de paz e união para o povo.

Além disso, junto com essas heranças históricas que vivem na sociedade brasileira, a dança também se faz muito presente.

Considerações finais

Dessa maneira, o povo indígena sempre foi muito vasto em cultura, com diversas tradições e conhecimentos que eram passados de geração em geração. E muitas dessas coisas se mantém até hoje, sendo vistas de forma muito presente em toda sociedade atual.

Exemplos também podem ser vistos nos costumes e línguas, pois o Tupi-Guarani tem influência no Português, como o nome de um dos parques mais famosos de São Paulo, o Ibirapuera, que tem tradução para “lugar que já foi mato”.

Assim, a língua, os hábitos, a música e muitas outras partes da cultura desse povo que foi o primeiro a habitar o Brasil, tem grandes raízes e continua em expansão na sociedade brasileira como um todo.

A importância do acesso à arte nas comunidades carentes


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Qual a importância da cultura indígena na formação da cultura brasileira e nos costumes?

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

Qual a importância da influência dos indígenas para a formação do povo brasileiro?

As influências indígenas deixaram sua marca em especial na música brasileira, na culinária, nas festas populares, no artesanato e na língua, mesmo com a diminuição gradativa e preocupante de sua população desde a chegada dos europeus em 1.500.

Porque a cultura indígena é tão importante?

A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.

Quais são os costumes que herdamos dos povos indígenas?

ALGUNS HÁBITOS QUE HERDAMOS DOS ÍNDIOS: A VONTADE DE ANDAR DESCALÇO E TOMAR BANHO DIARIAMENTE; 2. O COSTUME DE DESCANSAR EM REDES; Page 2 3. A CULINÁRIA BRASILEIRA COM A UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA E SEUS DERIVADOS (FARINHA DE MANDIOCA, POLVILHO); 4. O COSTUME DE NOS ALIMENTARMOS COM PEIXE.