Qual a importância da tecnologia dentro da estratégia logística?

A globalização aumentou, consideravelmente, a distância física entre a localização de um determinado produto e o ambiente onde é realizado o seu consumo. Afinal, é cada vez mais comum que as pessoas importem mercadorias de diferentes cidades, países e estados, o que fez com que as organizações expandissem ainda mais as despesas com processos logísticos.

Diante deste cenário, e visando alcançar maior eficiência e competitividade, muitas companhias passaram a adotar a prática de gestão de transporte eficiente. No entanto, se esqueceram de algo fundamental: que a tecnologia pode se tornar uma peça-chave na integração destes processos, garantindo mais benefícios e, claro, eficiência.

Quer saber mais a respeito e ficou interessado em saber como a modernidade tem impacto diretamente neste fator? Acompanhe a leitura e descubra todas as vantagens que as inovações têm trazido para esta prática.

  • A importância de analisar os processos logísticos
  • A implementação da tecnologia como uma forma econômica e eficaz de integração
  • A tecnologia na gestão de estoque como fator preponderante
  • A integração dos processos logísticos graças a inovação
  • Implemente já esta prática

A importância de analisar os processos logísticos

Os processos logísticos são parte integrante de todos os negócios, mas raramente são descritos ou analisados. Isso se dá, especialmente, porque a maioria dos tomadores de decisões não se atém a este detalhe, mantendo todos seus esforços na execução de tarefas, na gestão de pessoas, nas suas estruturas e não no transporte.

Por esses motivos, se faz necessário compreender que o campo da logística é muito dinâmico e complexo. Afinal, esta cadeia é composta por uma série de processos, subprocessos e atividades que estão interconectadas.

Logo, é preciso atrelar a tecnologia para criar uma conexão básica entre estes afazeres, garantindo uma integração contínua e, mais do que isso, certificar-se de satisfazer todas as solicitações dos clientes ao entregar um determinado produto, a um custo mínimo e com um prazo assertivo.

A implementação da tecnologia como uma forma econômica e eficaz de integração

O processo de transporte envolve o movimento físico de materiais ou produtos entre dois ou mais pontos ao longo de uma determinada rota. E essa logística, naturalmente, é um componente imprescindível para diferentes companhias.

Por esta razão, além de ser extremamente desafiador manter uma gestão de transporte eficiente, esta prática também é a responsável por cerca de dois terços de todos os gastos implementados para este fim, tornando a logística algo caro e extremamente problemático quando a tecnologia não está atrelada a ela.

Em seu artigo “Best in Class Companies – Integrated Transport Management“, Ian Hobkirk chegou a apontar que apenas 15% das empresas são capazes de reduzir significativamente os custos voltados para este segmento. E mais: apenas uma em cada quatro companhias conseguiu cumprir o prazo de entrega, o que é um verdadeiro problema.

Levando isso em consideração, foi observado que é preciso incentivar as organizações a adotarem diversas tecnologias, indo desde soluções que envolvam o planejamento de rotas de entrega e o monitoramento da operação, até a implementação de um software mais complexo, que engloba também o armazenamento.

A tecnologia na gestão de estoque como fator preponderante

Você provavelmente não sabe, mas aplicar a tecnologia no estoque é uma forma direta de impactar na logística do produto e isso tem sido amplamente estudado em diferentes segmentos.

Para se ter uma ideia, o objetivo aqui é calcular esta interdependência dos processos em todas as suas camadas de abastecimento, gerando uma integralidade que vai desde o momento em que a mercadoria está no estoque até a hora em que ela chega ao endereço do comprador.

Por este motivo, são implementados softwares de gerenciamento que possam calcular as entradas e saídas, além de intensificar a cooperação com os fornecedores, criando um paralelo entre os itens armazenados e o fluxo destas mercadorias.

Assim, os efeitos da otimização da cadeia logística se manifestará por meio desta troca de informações, fornecendo um suporte que englobe desde a estocagem, embalagem até o envio para a empresa responsável pelo transporte.

A integração dos processos logísticos graças a inovação

Para ser eficaz, a logística moderna requer cooperação e comunicação em todo o seu processo. Afinal, sua integração surge para modificar as infraestruturas, introduzindo padrões que visem a sincronização de todas as atividades, com base nos novos adventos que surgem com o passar do tempo.

Diante de um cenário como este, a tecnologia aparece como o elo básico de todas as etapas, permitindo uma integração contínua que é capaz de garantir um fluxo eficiente dos produtos ou mercadorias que serão entregues.

Portanto, a partir de sua implementação, inúmeras funções básicas passariam a ser automatizadas, o que geraria um ganho operacional e ainda traria um retorno significativo do investimento.

Ademais, todos os softwares e plataformas seriam voltados para um melhor aproveitamento dos meios de transporte, gerando rotas encurtadas, um maior planejamento da malha logística e a utilização de um sistema centralizado.

E não apenas isso, como também surgiria um fator importante para a atualidade: o monitoramento em tempo real, incluindo gerenciamento de emergência para qualquer eventualidade que possa acontecer com a carga e com o colaborador responsável pela mesma.

Ao fazer isso, a tecnologia tem um papel fundamental a desempenhar na integração dos processos logísticos, realizando a troca de informações, elaborando um planejamento conjunto, gerenciando todo o deslocamento realizado pelo motorista, coordenando o fluxo e estabelecendo uma cadeia de valor.

Implemente já esta prática

Como visto durante todo o artigo, a integração dos processos logísticos é capaz de otimizar o sistema, dar origem a uma economia significativa e trazer inúmeros benefícios para todos os usuários, além de multiplicar a lucratividade.

Por isso, se você quer realizar o transporte das suas mercadorias com uma empresa que já tenha atrelado a tecnologia à sua prática, esta é a hora de conhecer a Prestex. Atuando em todo o país, a corporação é especializada em operações logísticas e conta com toda a inovação e expertise do mercado para fazer a diferença no dia a dia do seu transporte.

Não perca tempo e acesse já nosso site para conhecer todos os serviços disponíveis. Além disso, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento que se adapte perfeitamente à sua necessidade e também aos valores que deseja investir. Esta é uma chance única de ter acesso ao melhor custo-benefício do mercado!

Qual a importância da tecnologia dentro da estratégia logística de exemplos?

Pelo fato da tecnologia proporcionar o acesso a um alto volume de informações e dados precisos, é possível melhorar o planejamento do negócio e, consequentemente, seus resultados. Por exemplo: a possibilidade de elaborar o melhorar trajeto antes mesmo do veículo sair para a entrega.

Qual a relação da logística com tecnologia?

A tecnologia e logística são grandes aliadas para se otimizar a gestão e conseguir resultados aprimorados. À medida que a logística evolui e vai se tornando parte da estratégia do negócio, a tecnologia vai acompanhando e desenvolvendo soluções cada vez melhores.

Qual é o impacto da tecnologia na área da logística?

Ao aliar tecnologia nas operações logísticas, isso pode ser alcançado com maior eficiência, gerando processos menos complexos. Assim, é possível integrar processos, melhorar a comunicação entre os departamentos e manter a linearidade das etapas de “logística do futuro” da empresa.