Qual a importância do planejamento físico funcional para uma Unidade de Alimentação e nutrição?

Página 1 de 43 - Cerca de 422 ensaios

  • relatorio

    1753 palavras | 8 páginas

    Desenvolvimento Metodológico Avaliação 06/02/13 CD Apresentação da disciplina Mostrar a importância da disciplina Aula expositiva e dialogada Questões na AV1 07/02/13 ABC Caracterização de UANs Reconhecer as principais características de UANs Aula expositiva e dialogada. Exercício prático Questões na AV1 Identificar os princípios de administração aplicados as unidades de alimentação e nutrição (UAN’s) Aula expositiva e dialogada Questões na AV1 Aula expositiva e dialogada Exercício Questões na AV1 Análise de artigos Participação em aula Aula expositiva e dialogada Questões na AV1 13/02/13 CD Introdução a administração 14/02/13 ABC Atribuições do Nutricionista em Alimentação Coletiva 20/02/13 CD Artigos Científicos 21/02/13 ABC Estrutura Organizacional de UANs Identificar as atribuições do profissional segundo a RDC 380 Reconhecer assuntos abordados, bem como os itens que compõem os artigos Caracterizar os diferentes tipos de estrutura organizacional para que as empresas possam atingir seus objetivos. 27/02/13 CD Estrutura Organizacional de UANs Caracterizar os diferentes tipos de estrutura organizacional para que as empresas possam atingir seus objetivos. 28/02/13 ABC Projeto físico de UAN Elaborar projeto físico de UAN 06/03/13 CD Gestão de Pessoas 07/03/13 ABC Gestão de pessoas 13/03/13 CD …

  • Asa- adm de alimentacao

    2767 palavras | 12 páginas

    UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO NUTRICIONAL Recursos Físicos O planejamento físico-funcional de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) tem como objetivo principal garantir instalações adequadas e funcionais, assegurando a operacionalização dentro das mais rígidas normas técnicas e de higiene, bem como a qualidade da produção do serviço prestado aos comensais. Este planejamento envolve uma abordagem adequada de uma série de aspectos fundamentais, como: localização e configuração…

  • Nutri

    477 palavras | 2 páginas

    (1) UAN Santa Monica Observar os seguintes itens:  Utilizar jaleco, touca ou rede, sapato fechado e calça comprida,  Higienização das mãos assim que chegar na UPR,  Atender a todas as solicitações do Nutricionista responsável pelo local,  Fotografe as áreas somente com o consentimento do nutricionista. Considere os pontos: 1. Descreva o funcionamento diário da UAN em termos de serviços prestados e rotinas dos colaboradores. 2. Observe e avalie a caracterização do cliente e…

  • 138840490507

    732 palavras | 3 páginas

    Administração de UAN UAN é uma unidade de trabalho ou órgão de uma empresa que tem por finalidade desempenhar atividades relacionadas à alimentação e nutrição. As instalações são consideradas todas as redes que proporcionam uma infraestrutura à UAN: localização, piso, paredes, forros e tetos, portas e janelas, iluminação, ventilação, instalações sanitárias, vestiários, lixo, esgotamento sanitário. O planejamento físico de uma UAN é importante tanto na questão econômica, como na…

  • Estrutura física da área de produção de uma unidade de alimentação e nutrição (uan) localizada em fortaleza-ce

    2442 palavras | 10 páginas

    ESTRUTURA FÍSICA DA ÁREA DE PRODUÇÃO DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) LOCALIZADA EM FORTALEZA-CE Karla Braga Lobo Liberato1 Maria Consuelo Landim2 Eveline de Alencar Costa3 RESUMO A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é o local de trabalho ou órgão de uma empresa, que tem como finalidade o desempenho de atividades relacionadas à alimentação e nutrição, independente da situação na escala hierárquica ocupada na empresa. O presente trabalho tem como objetivo…

  • DIAGNÓSTICO DA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO HOSPITAL HUMBERTO CASTRO LIMA

    11239 palavras | 45 páginas

    INTRODUÇÃO O setor de alimentação coletiva vem cada vez mais adquirindo espaço na economia mundial. Os estabelecimentos que trabalham com produção e distribuição de alimentação para coletividades são denominados Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). A UAN é considerada, portanto, unidade ou órgão de uma empresa que desempenha atividades relacionadas à alimentação e nutrição, independente da situação hierárquica da entidade (PROENÇA, 2000; SANTOS, 2010; TEIXEIRA et al, 2003). O…

  • OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

    4306 palavras | 18 páginas

    OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) CONSIDERANDO AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO SEGMENTO DE EQUIPAMENTOS FOOD SERVICE LAYOUT TECHNOLOGICAL ADVANCES OPTIMIZATION CONSIDERING EQUIPMENT José Ramos Campos1 Vivian Ikeda1 Mônica Glória Neumann Spinelli2 RESUMO: De acordo com a estimativa da Associação Brasileira das Indústrias dos Alimentos (ABIA, 2009), cerca de 25% das pessoas no Brasil tomam refeições fora de casa. O mercado de alimentação demonstra…

  • nutrição

    3753 palavras | 16 páginas

    4 4.3.5 4.3.6 4.4 4.5 4.6 4.7 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATENDIMENTO.............................................................................................. AVALIAÇÃO TÉCNICA DA ESTRUTURA FÍSICO-FUNCIONAL DA UAN ... FUNCIONAMENTO DA UAN ........................................................................ Aquisição e gestão da matéria-prima ............................................................ Recepção e armazenamento de alimentos, descartáveis e material de…

  • A uan e as atribuições do nutricionista

    688 palavras | 3 páginas

    A atuação dos nutricionistas em UAN deve se basear na formação de profissional da área da saúde, fortalecendo a tríade refeição-comensal-saúde, privilegiando a promoção da saúde nas ações de gerenciamento da unidade. Isso abrange também as preocupações com as próprias condições de trabalho e de seus funcionários. A Unidade de Alimentação e Nutrição está longe de ser entendida somente como local apropriado para que se tenha a manipulação adequada de alimentos. O…

Quais são os benefícios de um bom planejamento físico de uma Unidade de Alimentação e nutrição?

Melhora a qualidade do ar; ▪ Conforto térmico e acústico; ▪ Estética natural, retenção de água; ▪ Desenvolvimento da Biodiversidade. CAMPOS, J.R; IKEDA, V; SPINELLI, M.G.N. Otimização de espaço físico em unidade de alimentação e nutrição (UAN) considerando avanços tecnológicos no segmento de equipamentos.

Qual o papel do profissional nutricionista no planejamento físico funcional de uma Unidade de Alimentação e nutrição UAN?

Em uma UAN, o nutricionista é o profissional que visa à garantia do controle de qualidade do alimento e de realizar planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação do local (ABREU, et al, 2016).

Qual a importância do layout no planejamento físico funcional de UAN?

O arranjo físico adequado (layout) de uma UAN é fator de fundamental importância na eficiência dos processos produtivos e na otimização das condições de trabalho, garantindo melhor adaptação dos manipuladores de alimentos ao ambiente laboral, assegurando economia de tempo e esforço despendido nas operações de produção ...

Qual seria a sua contribuição para o planejamento físico estrutural da UAN?

O planejamento físico de uma UAN é essencial tanto na questão econômica, como na funcionalidade da cozinha, evita cruzamentos desnecessários de gêneros alimentícios e funcionários; má utilização de equipamentos; localização desapropriada e falta de ventilação (TEIXEIRA; OLIVEIRA, REGO, 2004).