Qual a região do espectro da luz solar que os pigmentos vegetais absorvem a luz e realizam a fotossíntese?

Atualizado pela última vez em 31 de outubro de 2022 por

Se você está se perguntando o que é um espectro de ação, nós o cobrimos aqui. Conhecer o espectro de ação em várias plantas lhe dará uma ideia de como plantas fazem uso de luzes diferentes para o seu desenvolvimento.

As luzes que vemos consistem em vários comprimentos de onda e a luz tem uma relação abrangente com as plantas. As plantas absorvem ou refletem as diferentes cores do espectro de luz. Essa absorção ou reflexão afeta o processo de fotossíntese que determinará como suas plantas processam seus alimentos.

Agora, vamos ter uma discussão sobre o papel do espectro de absorção de luz, espectro de ação da luz e como eles estão conectados à fotossíntese. Também falaremos sobre vários pigmentos vegetais, suas funções e muito mais. Então, vamos começar.

  • Absorção e espectro de ação
  • O que é um espectro de ação?
    • Espectro de Ação da Fotossíntese
  • Espectro de Absorção
    • Pigments
    • Espectro de Absorção da Clorofila
  • Perguntas frequentes
    • O que indica o espectro de ação da fotossíntese?
    • Como o espectro de luz afeta o crescimento das plantas?
  • Opinião adicional sobre o que é um espectro de ação

Absorção e espectro de ação

Tanto o espectro de absorção quanto o espectro de ação desempenham um papel significativo no processo de fotossíntese da planta. Vamos mais longe, analisando o que esses dois implicam e discutimos mais detalhes sobre eles.

Em primeiro lugar, vamos definir o que é o espectro de ação. Um espectro de ação é uma ilustração (geralmente mostrado em um gráfico) que revela a taxa de fotossíntese em vários comprimentos de onda de luz. Assim, ilustra o comprimento de onda que impulsiona a fotossíntese.

O espectro de ação foi descoberto e intitulado pela primeira vez por TW Engelmann quando ele estava pesquisando sobre as algas Cladophora. O espectro de ação fornece uma visão sobre a natureza do fotorreceptor envolvido. Também nos ajuda a entender as diferenças entre o espectro de absorção de um pigmento conhecido. O espectro de ação ilustrará a utilidade ou eficácia da luz na fotossíntese.

A fotossíntese máxima geralmente ocorre no espectro de luz vermelha e azul. Em seguida, vamos dar uma olhada no que é o espectro de ação da fotossíntese.

Espectro de Ação da Fotossíntese

O espectro de ação da fotossíntese em qualquer planta indicará alta absorção de luz para vermelho ou violeta e espectro de cores laranja ou vermelho. Também mostrará a absorção máxima de luz na região azul. No entanto, indicará uma baixa taxa de absorção para o espectro de cores verde ou amarelo.

As cores azul e violeta no espectro de luz têm o menor comprimento de onda e a maior energia. Por outro lado, o vermelho tem o comprimento de onda mais longo e tem a menor quantidade de energia.

Espectro de Absorção

O espectro de absorção indicará todos os cores da luz absorvida por uma determinada planta. Ele descreve a faixa de radiação eletromagnética de absorção da planta. Baseia-se na estrutura celular e molecular de uma planta. Portanto, varia de acordo com a espécie de planta.

Qual a região do espectro da luz solar que os pigmentos vegetais absorvem a luz e realizam a fotossíntese?

Pigments

O pigmento é um nome comum usado para uma molécula que recebe ou absorve a luz com cor. Além disso, podemos denominar pigmento como qualquer composto químico que assimila a radiação visível entre 380 nm (que é violeta) e 760 nm (que é vermelho).

Esses pigmentos assimilam os raios de luz da parte visível do espectro eletromagnético conhecido como radiação fotossinteticamente ativa (PAR).

Agora, qualquer tipo de substância colorida gerada por uma planta é conhecida como pigmento vegetal. Existem diferentes pigmentos contidos nas plantas e resultam nas diferentes cores que vemos. Esses pigmentos vegetais dão origem à cor das folhas, flores e frutos. Agora, a função mais crucial que este pigmento oferece é o controle sobre o processo de fotossíntese com crescimento e desenvolvimento das plantas.

Os pigmentos vegetais só absorvem o comprimento de onda da luz que varia de 700 nm a 400 nm. Agora, esta é a gama PAR ideal para plantas.

Abaixo estão os 3 principais pigmentos vegetais que determinam a cor das plantas:

Clorofila

Este pigmento é um dos mais importantes nas plantas porque está diretamente envolvido na fotossíntese das plantas. Seu espectro de comprimento de onda de absorção é de 429 nm e 659 nm. Eles também são responsáveis ​​pelas cores azul-violeta e vermelho-alaranjado.

EZORKAS 9 níveis reguláveis ​​aumentam a luz com função de temporização de 3 modos para plantas de interior

Qual a região do espectro da luz solar que os pigmentos vegetais absorvem a luz e realizam a fotossíntese?

Carotenóide

São pigmentos acessórios. Envolvido indiretamente na fotossíntese. Mesmo que as plantas não possam fotossintetizar com carotenóides, esse pigmento ainda pode transferir a energia da luz que eles obtêm para a clorofila.

Os pigmentos carotenóides são agentes foto-receptivos que previnem reações prejudiciais. Eles também são responsáveis ​​pelas cores laranja, amarelo brilhante e vermelho em várias plantas, vegetais e frutas.

Antocianinas

Este pigmento desempenha um papel crucial na reprodução das plantas. Também ajuda a atrair polinizadores e dispersar sementes. No entanto, eles não estão diretamente envolvidos no processo de fotossíntese. Mas, assim como os carotenóides, eles também ajudam a proteger as plantas dos raios nocivos.

Espectro de Absorção da Clorofila

A clorofila é um tipo de pigmento e na natureza, temos 6 tipos de clorofila. No entanto, nas plantas, existem 2 tipos principais de clorofila que são a clorofila A e a clorofila B. A região do espectro que a clorofila da planta absorve difere para ambas as clorofilas A e B.

A clorofila A e B têm diferentes papéis que desempenham na fotossíntese. A clorofila A é o principal pigmento envolvido na fotossíntese. Por outro lado, a clorofila B é um pigmento suplementar que recebe energia luminosa que passará para a clorofila a.

Qual a região do espectro da luz solar que os pigmentos vegetais absorvem a luz e realizam a fotossíntese?

O espectro de cores que a clorofila A absorve é violeta e laranja. Por outro lado, o espectro de cores que a clorofila B absorve é azul e amarelo. Tanto a clorofila a quanto a b dificilmente absorvem o espectro verde. A luz verde é refletida em vez de ser absorvida. Então, isso resulta na cor verde da maioria das plantas.

Perguntas frequentes

O que indica o espectro de ação da fotossíntese?

A fotossíntese é o processo que fornece a energia necessária para o crescimento e desenvolvimento de plantas e algas. O papel principal da fotossíntese é fixar o CO2 atmosférico em moléculas orgânicas, como açúcar ou amido. O carbono é armazenado nos tecidos vegetais durante o dia e é liberado à noite para alimentar a respiração. A fotossíntese usa energia solar (na forma de fótons) para criar energia química a partir de água e dióxido de carbono.

Os organismos fotossintéticos absorvem a energia luminosa do ambiente para convertê-la em energia química. Nas plantas, isso é realizado pelo complexo coletor de luz (LHC) II e pelo centro de reação (RC). O RC é a parte do LHCII que contém o aceptor primário de elétrons da quinona Q~A~.

O espectro de ação é a distribuição de fótons que excitam uma reação ou processo biológico. O espectro da luz que atinge a superfície da Terra é chamado de espectro solar, e sua forma é modificada pela absorção e espalhamento na atmosfera e na superfície da Terra.

O que o espectro de ação indica é a taxa de fotossíntese.

Como o espectro de luz afeta o crescimento das plantas?

As plantas precisam de uma certa quantidade de energia para crescer e prosperar. Essa energia é fornecida pelo sol. A energia que as plantas recebem do sol varia de acordo com o espectro de luz. Isso significa que as plantas cultivadas sob diferentes espectros de luz terão diferentes taxas de crescimento. A luz solar é composta de diferentes comprimentos de onda de luz. O espectro da luz solar pode ser dividido em três categorias principais: vermelho, verde e azul. Esses comprimentos de onda estão todos presentes na luz solar, mas são mais ou menos proeminentes, dependendo da hora do dia e da estação. Em geral, quanto mais intenso o comprimento de onda, maior a energia da luz. O espectro da luz solar tem um efeito sobre a taxa de crescimento das plantas de várias maneiras. Por exemplo, plantas cultivadas sob um espectro vermelho de luz solar crescem mais rápido do que aquelas cultivadas sob um espectro azul. A luz vermelha faz com que os pigmentos fotossintéticos da planta absorvam mais luz, o que leva ao aumento do crescimento da planta. O oposto é verdadeiro para a luz azul. A luz azul inibe os pigmentos fotossintéticos das plantas, o que diminui o crescimento das plantas.

Opinião adicional sobre o que é um espectro de ação

Esperamos que agora você tenha sido esclarecido sobre o que é um espectro de ação e possa ver o papel que eles desempenham no processo e desenvolvimento fotossintético de uma planta.

Lembre-se, o espectro de absorção da clorofila que determina a fotossíntese está nas regiões azul e vermelha. Também, comprimentos de onda de luz dentro da faixa de 400 nm a 700 nm são utilizados pelas plantas para fotossíntese e esta é a faixa PAR ideal.

Que parte das plantas é responsável pela absorção da luz solar?

A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal.

Onde ocorre a absorção de luz na fotossíntese?

Nas células, a fotossíntese ocorre em organelas chamadas de cloroplastos, a qual contém pigmentos responsáveis pela absorção da energia luminosa.

Qual a parte da planta capta a energia do sol para realizar o processo de fotossíntese?

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, organelas presentes em todas as partes da planta. Pigmentos são substâncias que captam a luz, como as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas, sendo a principal delas a clorofila a. Diferentemente da maioria das demais organelas, os cloroplastos apresentam DNA próprio.

Como os pigmentos absorvem luz?

A luz utilizada nessa formação é absorvida por uma série de pigmentos. Cada pigmento absorve determinados comprimentos de ondas, refletindo os que não absorve. A cor do pigmento é dada pelo comprimento de onda refletido, podendo-se determinar o espectro de absorção de cada pigmento através de um espectrofotômetro.