Qual é a função do núcleo da célula Brainly?

O núcleo é uma estrutura importante encontrada nas células eucarióticas e ausente nas células procarióticas. Desempenha diferentes funções, sendo uma delas o controle das atividades celulares. Essa estrutura é envolta por uma dupla membrana chamada de envoltório nuclear, a qual é repleta de poros, que garantem a passagem de substâncias do citoplasma para o interior do núcleo e vice e versa. No interior do núcleo, observamos uma matriz denominada nucleoplasma e a cromatina, que, em células em divisão, está condensada, formando cromossomos.

Leia também: Diferenças entre células procariontes e eucariontes

O núcleo celular

O núcleo celular é uma estrutura bastante evidente nas células eucarióticas. Apresenta formato, geralmente, arredondado ou alongado e possui cerca de cinco µm de diâmetro. Uma célula eucarionte possui, normalmente, um núcleo, entretanto, algumas células podem apresentar vários núcleos, como é o caso das do tecido muscular estriado esquelético. Além disso, algumas células não apresentam núcleo, como é o caso das hemácias, que o perdem durante seu amadurecimento.

Componentes do núcleo celular

Qual é a função do núcleo da célula Brainly?

Observe as principais estruturas que compõem o núcleo celular.

A seguir, vamos compreender melhor algumas estruturas importantes que compõem o núcleo:

  • Envoltório nuclear: o núcleo celular é envolvido por uma dupla membrana denominada envoltório nuclear ou carioteca. Entre essas membranas, há um espaço, de 20 nm a 40 nm, chamado cisterna perinuclear. Cada uma delas apresenta uma estrutura formada por uma bicamada lipídica com proteínas associadas. A membrana mais externa está em contato com o citoplasma da célula, apresenta vários ribossomos associados e é, em vários locais, contínua com o retículo endoplasmático. A membrana mais interna, por sua vez, mantém contato com a matriz nuclear. Em associação com essa última, encontra-se a lâmina nuclear, uma rede de proteínas que atua na estabilização do envoltório nuclear.

    O envoltório nuclear é rico em poros circulares, os quais apresentam de 30 a 100 nanômetros de diâmetro e possuem suas bordas formadas pelas membranas internas e externas do envoltório nuclear. Os poros são importantes para garantir a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma celular. Entretanto, é importante deixar claro que eles não são apenas espaço de passagem de substâncias, sendo uma estrutura complexa circundada pelo chamado complexo do poro, o qual garante uma regulação do que entra e sai no núcleo.

  • Nucleoplasma: no interior do núcleo, temos o chamado nucleoplasma, uma espécie de gel proteico que possui propriedades semelhantes às do citoplasma. É no nucleoplasma que encontramos a cromatina, definida como DNA associado a proteínas histonas. Dois tipos de cromatina podem ser identificados, a heterocromatina, em que a dupla hélice de DNA está muito condensada, e a eucromatina, em que o DNA está menos condensado.

    No processo de divisão celular, essa cromatina condensa-se e forma o que chamamos de cromossomos. Quando não está em divisão, a cromatina aparenta uma massa difusa, não sendo possível diferenciar os cromossomos. É importante deixar claro que cada espécie apresenta um número próprio deles. A espécie humana, por exemplo, apresenta em suas células somáticas 46 cromossomos, enquanto a mosca-das-frutas apresenta oito cromossomos, e a Arabidopsis thaliana (uma erva daninha), 10 cromossomos.

  • Nucléolo: dentro do núcleo, quando este não está em divisão, é possível observar uma estrutura esférica chamada nucléolo. Nele se observa uma grande quantidade de RNA e proteínas, bem como algumas alças de DNA que saem dos cromossomos e são conhecidas como regiões organizadoras do nucléolo. Nessa estrutura ocorre a formação das subunidades ribossômicas, que, após formadas, saem do núcleo pelos poros e seguem para o citoplasma, onde serão responsáveis por formar um ribossomo.

  • Matriz nuclear: é uma estrutura fibrilar que se espalha pelo núcleo. Alguns pesquisadores admitem a existência dela, outros não. Aqueles que não a confirmam acreditam que se trata de uma estrutura formada durante a preparação para a observação das células.

Leia mais: Citologia ou biologia celular - área de estudos das células

Funções do núcleo celular

O núcleo armazena o material genético dos organismos eucariontes.

O núcleo celular é extremamente importante para a célula, exercendo funções como:

  • Controle das atividades celulares, estabelecendo quais e quando as proteínas serão produzidas.

  • Armazenamento da informação genética, uma vez que é no núcleo que está presente a maior parte do DNA. Dizemos especificamente que a maior parte do DNA está no núcleo, pois nas mitocôndrias e plastos observa-se também a sua presença.

  • Duplicação do DNA.

  • Síntese e processamento do RNA mensageiro, transportador e ribossomal.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Professora de Biologia

O nucléolo é uma estrutura celular que está presente no núcleo das células eucariontes. Em cada núcleo geralmente existe somente um nucléolo.

Funções

O nucléolo é uma das mais importantes organelas presentes no núcleo das células eucariontes.

No nucléolo das células são produzidos os RNA’s ribossômicos. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA.

Além disso, ele armazena esse material e coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.

Lembre-se que os ribossomos são uma organela celular que auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células.

Eles são formados por moléculas de RNA ribossômico dobrado, associado às proteínas. Feita essa observação, podemos concluir que o nucléolo atua indiretamente na síntese de proteínas.

Saiba mais sobre a Síntese Proteica.

Estrutura

Os nucléolos são estruturas densas, pequenas e esféricas formados por proteínas, DNA e RNA. Essa organela nuclear não é delimitada por membrana e apresenta um aspecto esponjoso.

Núcleo Celular

Os nucléolos estão presentes nas células quando estas não estão realizando a divisão celular. Sendo assim, ele desaparece no início da divisão celular e se recompõe apenas no final desse processo.

Saiba mais sobre as Organelas Celulares.

Nucléolo e Cromatina

A cromatina é formada por moléculas de DNA que estão associadas às proteínas histonas. Trata-se de uma região celular que atua como organizadora do nucléolo.

O núcleo celular é a região celular das células eucariontes onde se encontra o material genético (DNA) dos organismos tanto unicelulares como multicelulares.

Dentro dele, está presente o nucleoplasma, um tipo de substância em que está mergulhado o material genético e outras estruturas celulares.

Saiba tudo sobre as células com a leitura dos artigos:

O núcleo é a região da célula onde se encontra o material genético (DNA) dos organismos tanto unicelulares como multicelulares.

O núcleo é o que caracteriza os organismos eucariontes e os diferencia dos procariontes que não possuem núcleo.

Função

O núcleo é como o "cérebro" da célula, pois é a partir dele que partem as "decisões". É onde se localizam os cromossomos compostos de moléculas de ácido desoxirribonucleico, DNA, que carrega toda a informação sobre as características da espécie e participa dos mecanismos hereditários.

Cada região do DNA é composto por genes que codificam as informações para a síntese de proteínas, que ocorre nos ribossomos. De acordo com o gene codificado, será sintetizada um tipo de proteína, que será usada para fins específicos.

Representação do processo de síntese proteica que começa no núcleo e depois acontece no citoplasma.

Além disso, quando o organismo precisa crescer ou se reproduzir a célula passa por divisões que acontecem também no núcleo.

Componentes do Núcleo

O núcleo contém nucleoplasma, substância onde fica mergulhado o material genético e as estruturas que são importantes para que desempenhe suas funções, como os nucléolos.

E também há a carioteca ou membrana celular, que delimita o núcleo e envolve o material genético.

Representação da estrutura do núcleo e sua ligação com o retículo e os ribossomos.

Carioteca

A membrana que envolve o núcleo é chamada de carioteca, tem natureza semelhante às restante membranas celulares, ou seja, dupla camada de lipídios e proteínas.

A membrana mais externa está ligada ao retículo endoplasmático e muitas vezes possui ribossomos aderidos.

No lado interno da membrana interior há uma rede de proteínas (lâmina nuclear) que ajudam na sustentação da carioteca e participam do processo de divisão celular, contribuindo para a fragmentação e reconstituição do núcleo.
Existem poros na carioteca que são importantes para controlar a entrada e saída de substâncias.

Veja também: células procariontes e eucariontes

Cromatina

As moléculas de DNA associadas às proteínas histonas compõem a cromatina. A cromatina pode estar mais densa, mais enrolada, sendo chamada heterocromatina que se diferencia da região de consistência mais frouxa, a eucromatina.

O conjuntos dos cromossomos que constituem cada espécie é o cariótipo; no ser humano, por exemplo, são 22 pares de cromossomos autossômicos e 1 par de cromossomos sexuais.

Os cromossomos humanos, por exemplo, têm forma e tamanho típicos o que facilita a sua identificação.

Nucléolos

Os nucléolos são corpos densos e arredondados compostos de proteínas, com RNA e DNA associados.

É nessa região do núcleo onde são fabricadas as moléculas de RNA ribossômico que se associam a certas proteínas para formar as subunidades que compõem os ribossomos.

Essas subunidades ribossômicas ficam armazenadas no nucléolo e saem no momento de realização da síntese proteica.

Divisão Celular

Nos organismos unicelulares a divisão celular representa a reprodução desses seres. Já nos multicelulares a divisão é importante para o crescimento e desenvolvimento do organismo. O surgimento de uma nova célula e todo processo de divisão é chamado de ciclo celular.

Foto de mitoses que estão ocorrendo nas células de cebola observadas ao microscópio.

A divisão celular em que a célula origina duas células-filhas idênticas é denominado mitose. Os cromossomos se tornam tão condensados que podem inclusive ser vistos ao microscópio. Depois ocorrem diversas fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase até que são originadas duas novas células.

Já quando na divisão a célula origina células-filhas com a metade do número de cromossomos o processo é chamado de meiose. Na meiose acontecem dois ciclos de divisões consecutivas, chamadas de Meiose I e Meiose II.

Saiba mais sobre Citologia.

Qual é a função do núcleo da célula?

Núcleo é uma estrutura presente em todas as células eucarióticas. Ele é responsável por controlar todas as atividades celulares e armazenar informação genética. O núcleo é uma estrutura importante encontrada nas células eucarióticas e ausente nas células procarióticas.

Qual é a função do núcleo Brainly?

Resposta. Núcleo é a parte central da célula, o portador da informação genética. Sua função é controlar todas as atividades celulares, sendo elas: regular as reações químicas que ocorrem lá dentro e armazenar as informações genéticas da célula.

Quais as três funções do núcleo?

Assim, dizemos que as funções do núcleo da célula são: Armazenar informação genética. Duplicação do DNA. Síntese e processamento dos 3 RNAs.

São funções do núcleo de uma célula exceto?

São funções do Núcleo Celular, EXCETO:? Nos seres mais simples, as células encontradas são do tipo procarionte enquanto nos outros são encontradas células eucariontes. As células eucariontes apresentam o material genético envolto pela membrana nuclear ou núcleo.