Qual é a relação entre o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos nos organismos?

  1. Início
  2. Jornalismo
  3. Anos Finais do Fundamental

Jornalismo

Os dois muitas vezes atuam em parceria. O resultado vai de mudanças complexas, como a puberdade, até as que ocorrem durante um rápido passeio em uma montanha-russa, como mostra o infográfico

Por

01/08/2012

Em Ciências, um dos objetivos dos alunos é entender a dimensão global do organismo, e não enxergá-lo como sendo formado por partes independentes. Ensinar isso é um desafio, dada a complexidade dele. A tarefa pode ficar mais complicada se os conteúdos forem fragmentados. "Sozinho, o jovem terá de lidar com saberes múltiplos e reconstruir o corpo", diz Celina Moraes, professora de Ciências da Escola da Vila, em São Paulo. Para evitar isso, você precisa apresentar sistemas, órgãos, células e diferentes partes do corpo e propor que se estabeleçam relações entre eles.

Os sistemas nervoso e endócrino, por exemplo, comandam as modificações necessárias para que o corpo se ajuste a diferentes condições, segundo Carolina Luvizoto, formadora de professores da Sangari Brasil, em São Paulo. Em parceria, eles recebem e analisam estímulos externos (como luz, som e temperatura) e internos (dor ou carência de nutrientes, por exemplo) e elaboram uma resposta apropriada a cada situação. "Desse modo, atuam na regulação de funções como nutrição, reprodução e metabolismo", explica Carolina.

Antes de mergulhar no tema, vale esclarecer: alguns estudiosos preferem se referir a "glândulas endócrinas" (e não a sistema endócrino). Eles defendem que qualquer órgão retirado de um sistema compromete os demais, e essa regra nem sempre se aplica nesse caso. Outros justificam que a ideia de sistema é a reunião de órgãos com uma função comum - conceito aqui adotado.

O sistema endócrino é formado por várias glândulas. As principais são hipófise, tireoide, suprarrenais, pâncreas, ovários e testículos. Elas secretam os hormônios, que são transportados pelo sangue para todo o corpo, sob o comando do sistema nervoso, e atuam em células específicas. Este, por sua vez, é formado pelo sistema nervoso central (SNC), pelo sistema nervoso periférico (SNP) e pelo sistema nervoso autônomo (SNA). As unidades básicas são as células nervosas, que transmitem impulsos elétricos com precisão e rapidez.

Qual é a relação entre o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos nos organismos?

Clique para ampliar

1 O perigo é identificado

Antes do passeio, receptores superficiais do corpo captam estímulos (visuais e sonoros) e geram uma corrente de impulsos elétricos para o sistema nervoso central (sNC). ele desencadeia reações. o olhar, por exemplo, fica arregalado.

2 Reações nervosas

Ao receber os estímulos, o SNC, que é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, provoca respostas em glândulas, músculos e áreas do próprio SNC. Os músculos, por exemplo, reagem, ficando mais rígidos e tensionados.

3 Sistema endócrino

Ao mesmo tempo, as glândulas suprarrenais são estimuladas e secretam adrenalina no sangue. As pupilas e os brônquios dilatam, os batimentos cardíacos aumentam e ocorre a vasoconstrição. O corpo passa a produzir mais suor.

4 Tudo volta ao normal

Fim do passeio. Cessam os estímulos que ativam o SNC e ele para de acionar as suprarrenais. Desse modo, o organismo interpreta que pode retomar o equilíbrio. Essa recuperação leva alguns minutos e varia de pessoa para pessoa.

Consultoria Carolina Luvizoto, formadora de professores da Sangari Brasil, em São Paulo, e Joyce Muzzi, fisioterapeuta e especialista em neurologia, de São Paulo.

Relacionar partes do corpo para entender como ele funciona

Certos eventos provocados pelos dois sistemas são reversíveis. Nas situações de risco em potencial - como o caso do passeio na montanha-russa, o nível de adrenalina se eleva, assim como a velocidade dos batimentos cardíacos. Porém, depois de passado o suposto perigo, ambos voltam ao normal. Existem, no entanto, aqueles que não têm volta, como o crescimento do corpo. Celina explica que, graças à atuação combinada entre as estruturas nervosas e endócrinas, o organismo se desenvolve por inteiro e a pele e os ossos, por exemplo, aumentam de tamanho de modo sincronizado. Têm também a ver com elas a puberdade e as alterações que o organismo sofre nessa fase, como o crescimento de pelos na região do púbis (leia o quadro abaixo).

Esse tipo de reflexão deve permear as aulas. Detalhes que envolvem nomes complicados de estruturas e substâncias podem ser mencionados, mas não são o foco. É complexo para os jovens compreender plenamente o funcionamento dos sistemas que regulam o organismo. "Mais que saber de cor descrições minuciosas, eles precisam compreender a existência dos mecanismos que controlam o corpo e a relação existente entre eles", diz Ana Espinoza, pesquisadora argentina da área de Didática das Ciências Naturais.

À primeira vista, essa maneira de abordar o tema pode parecer ampla e superficial. No entanto, Ana explica que ela é mais sofisticada do ponto de vista do conhecimento: "Ao trabalhar dessa maneira, o professor provoca o grupo a construir conexões entre conteúdos distintos e fazer conjecturas, inclusive com outras partes do organismo".

Um desafio para apresentar à moçada tem a ver com a sensação de fome. Quais partes do corpo estão envolvidas? Como elas atuam em conjunto? Inicialmente, os estudantes podem levar em consideração só o sistema digestório. É o estômago que comanda tudo, inclusive a vontade de comer? É necessário provocar a turma para ir além no levantamento de hipóteses e pesquisar o assunto em fontes confiáveis. Os estudantes vão aprender que o hipotálamo (que fica na região do encéfalo) é o responsável por comandar o centro da fome e da saciedade. Em parceria com o estômago, que sofre contrações nessa situação, ele nos impulsiona a buscar comida.

Mais uma prova de que o corpo, embora formado por partes, é uma estrutura integral e deve ser estudado assim.

O corpo na puberdade
As partes do organismo que são as principais responsáveis pelas mudanças que ocorrem no corpo e o que elas desencadeiam

Qual é a relação entre o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos nos organismos?

1. Hipotálamo Região que regula a atividade da hipófise. Graças a ele, nos garotos ocorrem a síntese de testosterona nos testículos, a maturação dos espermatozoides e o crescimento dos testículos e pelos ao redor do pênis. Nas meninas, se dá a síntese de estrogênio e progesterona e aparecem o botão mamário e os pelos pubianos.

2. Hipófise É a responsável pelo processo de secreção de vários hormônios que atuam sobre órgãos e outras glândulas endócrinas. ela também secreta vários hormônios que podem estimular a tireoide, as glândulas suprarrenais, os ovários e os testículos. Também responde pelo hormônio do crescimento.

3. Tireoide Glândula que regula o metabolismo do corpo. ela tem como função secretar dois hormônios importantes para esse processo: T3 e T4. entre outras tarefas, eles são responsáveis pela manutenção do peso do corpo.

4. Suprarrenais situadas sobre os rins, produzem alguns hormônios, entre eles, os androgênicos, capazes de aumentar a secreção das glândulas sebáceas, influenciando o desenvolvimento de acne, e exercer efeitos masculinizantes no corpo masculino e feminino.

continuar lendo

Veja mais sobre:

Qual é a relação que existe entre o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos?

Embora cada órgão do sentido apresente um tipo de célula sensorial diferente, elas funcionam de maneira muito semelhante. Ao serem estimuladas, ocorre uma alteração na permeabilidade da membrana plasmática da célula sensorial, gerando impulsos nervosos que chegam até o sistema nervoso central, onde serão interpretados.

Como o sistema nervoso se relaciona com os cinco sentidos?

Os sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso.