Qual é a relação entre trabalho e transformação do espaço geográfico?

Por favor, confirme que você deseja bloquear este membro.

Você não será mais capaz de:

  • Ver postagens de membros bloqueados
  • Mencionar este membro em postagens
  • Convidar este membro para grupos

Aguarde alguns minutos para que este processo seja concluído.

Atualizado: 8 de mar.

Atualmente o capitalismo tem grande relevância em nossas vidas. Saiba qual é a relação entre o espaço geográfico e o capitalismo.

Para começar vamos definir alguns conceitos importantes. Primeiro você aprender os conceitos de paisagem e de espaço geográfico, e a partir daí, vamos falar sobre o capitalismo.

Conceitos

Paisagem: é tudo aquilo que os nossos olhos conseguem ver. As paisagens podem ser naturais ou humanizadas.

Paisagens naturais: são aquelas que não sofreram ação antrópica. Como exemplo podemos citar o interior da floresta Amazônica.

Paisagens humanizadas ou culturais: são aquelas que sofreram ação antrópica (ação humana). Como exemplo podemos citar as cidades, que anteriormente eram florestas, e foram desmatadas, para dar origem as construções humanas.

Espaço geográfico

Por que falamos do conceito de paisagem? Bem, porque o espaço geográfico, nada mais é que uma paisagem humanizada, ou cultural. O espaço geográfico é onde acontece as relações humanas, o trabalho, a economia, a sua história. Assim, o espaço geográfico é construído a partir da ação antrópica.

Capitalismo e Espaço geográfico

Agora que já definimos o que é o espaço geográfico, podemos falar do capitalismo. O capitalismo é um sistema socioeconômico que tem por objetivo obter lucro, a partir da exploração do comércio, ou do trabalho.

Assim, o capitalismo se relaciona com o espaço geográfico no sentido de que o trabalho acontece no espaço geográfico. Para se obter lucro, foram criados vários métodos de trabalho e de exploração, e todos eles acontecem no espaço geográfico.

Quer saber mais sobre o capitalismo e o espaço geográfico, então assista a aula do Professor Bruno Barros, no canal Tudo Sobre Geografia

Bem agora que você assistiu ao vídeo, tente resolver as questões abaixo:

1) O que é paisagem?

2) Defina Espaço Geográfico.

3) Como o Espaço Geográfico se relaciona com o Capitalismo?

Espero que tenha gostado desta postagem. Compartilhe em suas redes sociais, e não deixe de se inscrever no nosso canal. Basta clicar no link: https://www.youtube.com/channel/UCYEXUzp-oXNccZEgJRUpWbw

Assista mais videos sobre o sistema capitalista nos vídeos abaixo:

Os links abaixos vão te mostrar outras possibilidades além do Youtube, são VANTAGENS EXCLUSIVAS para você que acompanha o canal Tudo Sobre Geografia. Vale a pena conferir!

😎 Baixe materiais exclusivos de Geografia (listas de exercícios, resumos, slides e muito mais no seguinte link: https://www.passeidireto.com/perfil/prof-bruno-barros-tudo-sobre-geografia

😎 Adquira camisas exclusivas de Geografia e Astronomia em nossa loja Virtual: https://www.lolja.com.br/creators/tudo-sobre-geografia/

😎 Curso de Geografia para o Enem e Concursos: https://hotmart.com/product/curso-tudo-sobre-geografia-com-professor-bruno-barros/S65125043N

Facebook: https://www.facebook.com/tudosobregeografia/

😎 Instagram: https://www.instagram.com/tudosobregeografia/

😎 Adquira produtos de informática, celulares e livros em nossa loja virtual: https://www.magazinevoce.com.br/magazinetudogeografia/

10- (UFTM 2013) O homem também vai impondo à natureza suas próprias formas, a que podemos chamar de formas ou objetos culturais, artificiais, históricos. Estas formas históricas não são as mesmas através dos tempos; aqueles acréscimos dos tempos primitivos são diferentes dos atuais. Hoje, as formas impostas à natureza são muito mais complexas, resultado também de uma série de heranças. A natureza conhece um processo de humanização cada vez maior, ganhando a cada passo elementos que são resultado da cultura. Torna-se cada dia mais culturalizada, mais artificializada, mais humanizada. [...]. No processo de desenvolvimento humano, não há uma separação do homem e da natureza. A natureza se socializa e o homem se naturaliza.
(Milton Santos. Metamorfoses do espaço habitado, 1997.)
De acordo com o autor, é correto afirmar que:

A) o homem e a natureza constituem elementos opostos e dissociados, já que mantêm poucas relações entre si, evoluindo, do ponto de vista da organização e funcionamento, paralelamente.

B) a natureza, hoje, subordina o homem às suas "leis" e "regras", restando às sociedades adaptar suas atividades econômicas e culturais aos ritmos e condicionamentos impostos pelos fenômenos naturais.

C) as transformações do espaço geográfico realizadas pelo homem produziram uma "nova natureza", caracterizada, cada vez mais, pela presença de formas e objetos artificiais e culturais.

D) os objetos artificiais instalados no espaço geográfico pelo homem caracterizam-se, hoje, pela sua baixa sofisticação, diferentemente daqueles acréscimos dos tempos primitivos, caracterizados pela alta complexidade.

E) a natureza, através dos tempos, mantém-se como um obstáculo intransponível a todo tipo de ação transformadora do espaço geográfico intentada pelo homem.

Qual a relação entre o trabalho e a transformação do espaço geográfico?

O trabalho humano transforma o espaço geográfico, cria paisagens e determina as diferenças na qualidade de vida das pessoas. É por meio do trabalho que as pessoas modificam a natureza e constroem o espaço geográfico.

Qual e a principal característica do trabalho na transformação do espaço geográfico?

O trabalho exige a utilização de recursos e área e assim modifica o meio. Para a função do trabalho o homem precisa modificar o meio, seja porque usamos ferramentas que quebram rochas, abrem espaço em áreas de mata e fazem com que haja os mais diversos elementos de transformação do meio no qual vivemos.

Qual e a relação entre o trabalho atividade econômica e o espaço geográfico?

As relações socioeconômicas são responsáveis pelas modificações no espaço geográfico, estruturando determinados lugares de acordo com a atividade econômica desenvolvida, alterando o meio, produzindo novos ambientes, criando espaços privilegiados, influenciando os fluxos migratórios, interferindo na geopolítica mundial, ...

O que e a transformação do espaço geográfico?

O espaço geográfico está em constante transformação, e esse fato é consequência das relações sociais nele estabelecidas. O homem, por intermédio do desenvolvimento de técnicas, modifica a organização dos elementos espaciais, sendo que uma das transformações mais significativas é a industrialização.