Qual era o propósito de Deus na vida de Ester?

Qual era o propósito de Deus na vida de Ester?

O livro de Ester narra a história dos judeus que permaneceram na Média e na Pérsia em vez de voltarem para Jerusalém. No meio de uma grande crise, onde um decreto do rei trazia a decisão de que todo judeu fosse exterminado num único dia, Ester surge com uma missão, um propósito. Como qualquer um de nós, teme, se vê acuada, sem recursos, sem saída...

A pergunta de Mardoqueu para Ester é muito forte: “Quem sabe se não foi para um momento como esse que você chegou a posição de rainha?”. Um momento difícil, um momento conturbado, mas o momento do chamado de Deus se manifestar na vida de Ester.

Nós também vivemos tempos conturbados. Os sinais da volta de Jesus apontados por exemplo em Mt. 24 estão extremamente visíveis. De forma especial destaco o massacre aos cristãos, que através dos vídeos amplamente divulgados, nos trazem grande tristeza.

Sem contar o caos que vivemos no Brasil. Escândalos em cima de escândalos. Sem contar ainda o tenebroso cenário religioso, fazendo que quando pensemos que já vimos de tudo... uma nova loucura!

Mas, quem sabe não foi para um momento como esse que Deus te chamou?

O Pr. Marcelo Oliveira tem um livro tremendo chamado “A unção e o propósito profético”, nele vemos que entender o propósito de Deus para nós fará toda diferença. Ele diz: “Não nascemos por acaso e nossas vidas só acharão aquele grande senso de realização dentro do propósito do Senhor. É nesse lugar que nos satisfazemos, é ali que somos felizes e é, também, nesse território onde mais frutificamos. Aquele gostoso sentimento de se estar encaixado, em harmonia com a vida. É para isso que nascemos. Chamamos isto de Propósito Profético.”

Perceber que estamos alinhados ao propósito de Deus para nossas vidas nos faz romper com várias limitações, além de nos trazer provisão em várias áreas. vejamos:

1. O propósito nos faz vencer o medo Quando Ester entende que estava ali para uma missão, o medo da morte, o medo da atitude do Rei é vencido e ela avança no projeto. No final do verso 16, a antes apavorada Ester declara: “se eu tiver que morrer, morrerei”.

Constantemente enfrentamos situações que nos fazem sentir medo. A clareza do propósito nos encorajará. Assim como Josué e Calebe, que diante do pavor dominante dos outros espias, evocam o propósito para dizer as tribos que chegariam sim a terra prometida.

2. O propósito nos revela estratégias No verso 15 Ester traça os passos, o caminho para chegar ao Rei. Existe um caminho para vencermos os desafios que estão diante de nós. Existe uma estratégia que nos conduzirá à vitória. E essa estratégia, esse caminho nos é revelado à medida que nos alinhamos ao propósito!

3. O propósito nos traz unção Ester era uma personagem improvável para a realização dessa missão. Embora fosse formosa era de um povo “inimigo”. Mas ainda assim, virou rainha. E depois, viu-se incapaz diante do desafio, mas o realizou.

O Pr. Marcelo no livro já citado diz que unção é “uma capacitação sobrenatural para realizar aquilo que, no natural, você não consegue”. O ministério que Deus nos confiou não pode ser exercido na força do nosso braço, mas sim na unção do Espírito!

4. O propósito traz os recursos necessários para a realização do propósito No capítulo 6 de Ester lemos que numa noite, o rei perde o sono, e pede que lhe tragam o livro das crônicas do seu reinado. Ali ele encontra a história de fidelidade de Mardoqueu e a partir dali o plano vai se realizar...

A insônia do rei não foi uma mera coincidência, mas o recurso, a forma como Deus moveria para realizar o propósito. Para que o sonhos que Deus tem gerado em nós se realizem, certamente precisaremos de muitas coisas. Recursos humanos, recursos financeiros, portas que se abram, enfim...

Sobre isso, volto ao Pr, Marcelo Oliveira: “Ele só responderá às orações dentro da esfera do propósito profético para o qual o chamou. Nesse campo peça o que quiser e no contexto certo tudo virá à sua mão. Se por outro lado você pedir coisas que estão fora do projeto de Deus para a sua vida, será inútil tentar mudar a vontade deste Senhor soberano. Você não terá fé para orar por aquilo que está fora da esfera do propósito profético. Ainda que sejam coisas boas e legítimas a fé não virá, e do mesmo modo, as respostas às orações não virão. Se, entretanto, pedir a Deus que Ele lhe dê os instrumentos, as ferramentas, as pessoas, os recursos, a visão e a capacitação para realizar os Seus altos desígnios, isto tudo virá, a seu tempo, para as suas mãos. Ainda que sejam necessários milhões de dólares, eles virão. Ainda que seja necessário um grande hospital ou universidade, eles virão. Ainda que sejam obreiros maduros, cheios do Espírito, e que andam em aliança, eles virão. Ainda que seja um navio ou uma frota. Um a um virá para que você cumpra o propósito profético de Deus para a sua vida.”

A conclusão da história é que os judeus não são mortos. Nessa ocasião surge a festa de Purim, que os judeus celebram até hoje fazendo em público a leitura do Livro de Ester.

Se estivermos alinhados ao propósito de Deus, nossas histórias ministeriais terão desafios, dias difíceis, batalhas, mas terão também um final feliz, pois “Sabemos que o Senhor pode fazer todas as coisas; e que nenhum de Seus planos pode ser frustrado”. Jó. 42.2

Que Deus nos abençoe,

Abraço de seu amigo e pastor

Giovani Zainotte

#ester #propósito #Giovani #Jesus #Oportunidade #Deus #visão

Qual foi a atitude mais impressionante de Ester em toda sua história?

Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras.

Qual é o versículo chave do Livro de Ester?

15 Então disse Ester que respondessem a Mardoqueu: 16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

Qual foi a fé de Ester?

Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

O que podemos aprender com a vida de Ester?

O que mais impressiona na história de Ester é sua coragem e ousadia. Ela arriscou a própria vida para salvar seu povo. Após tomar uma decisão, ela demonstra determinação para cumprir com o propósito de Deus na sua vida. Assim como Ester, não devemos ter medo de fazer o que temos a certeza de ser a vontade de Deus.